PWR Marketing Digital
14 de mai de 20212 min
Atualizado: 15 de mai de 2021
O Growth Hacking, também conhecido como marketing orientado a experimentos, busca encontrar oportunidades para gerar rápidos resultados no que diz respeito ao crescimento da empresa.
O método pode ser considerado uma forma inovadora para aderir estratégias. Para isso, equipes elaboram hipóteses, fazem testes e descobrem quais as melhores oportunidades para o negócio.
Desenvolvido por Sean Ellis, o Growth Hacking tem como principal objetivo acelerar startups e torná-las visíveis no mercado, como Dropbox e Eventbrite. Para medir o sucesso do empreendimento, as empresas utilizam os KPIs para medir o sucesso, tráfego, leads e vendas.
No caso de sites, por exemplo, o Growth Hacking analisa os KPIs e transforma os resultados em potenciais experimentos com potencial para atrair visitantes, pois o que mais importa, neste caso, é o tráfego.
Ao contrário do que muitos imaginam, a palavra “Hacker” não está associada às pessoas que procuram falhas de segurança em sistemas. Para esclarecer algumas dúvidas, o Growth Hacker é uma prática ética e legal.
O trabalho do Growth Hacker consiste em buscar passagens e/ou brechas que permitam o crescimento acelerado dos negócios. Isso exige muita tecnologia, programação e às vezes até matemática.
Para a surpresa de muitos, os profissionais que atuam como Growth Hackers nem sempre são da área de TI. Muitas vezes especialistas em marketing encaram esse desafio, desde que possuam um perfil criativo, ágil e analítico.
Com o avanço do Growth Hacking, as técnicas convencionais do marketing digital vem sendo questionadas. Normalmente, o profissional encontra o público desejado através de anúncios e contato direto, mas não há garantia de que todas as pessoas necessárias serão atingidas.
Por este e outros motivos, as empresas começaram a buscar técnicas de Growth Hacking como uma solução mais segura baseada em pré-análises e hipóteses confirmadas.
Criar produtos de acordo com o que o público deseja. Para isso, é necessário alinhar o produto e mercado, para satisfazer as necessidades do cliente.
Etapa onde hipóteses são formuladas para identificar quais estratégias podem gerar resultados.
Economizar recursos e induzir os consumidores a serem os próprios divulgadores do produto/marca e, claro, essas pessoas receberam algum benefício a longo prazo.
Atrair os consumidores para consolidar a base de clientes fixos. Se todas as fases forem cumpridas com sucesso, o experimento foi finalizado e aprovado.
As principais estratégias que podem ser utilizadas no Growth Hacking são: marketing de referência, de conteúdo, utilize gatilhos mentais e testes constantes com tráfego pago e tráfego orgânico.
Esperamos que essa publicação te inspire a ir além do basicão. Conte sempre com a equipe da PWR Marketing Digital para enriquecer a produção de conteúdo de sua marca.
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