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Automação de marketing: como ela faz diferença no seu negócio!

Atualizado: 17 de jun. de 2019


Quem já ouviu falar sobre Marketing Digital, logo em seguida escutou sobre automação de marketing. E não é à toa! (Toda empresa precisa de marketing digital, clique aqui e saiba mais!)


O público na internet é gigante e as estratégias de marketing digital que podem te ajudar a atraí-los são inúmeras. Porém, realizar todas elas são um belo desafio tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes corporações.

E é aí que entra a automação de marketing!


Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente sejam ações de automação de marketing, mas essas são apenas ações simples e estão muito abaixo de serem consideradas uma automação de marketing efetiva.


Mas afinal, o que é automação de marketing?


Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Por meio da automação é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.


Por exemplo, pense na rotina de uma equipe de marketing digital: toda a criação de conteúdo, divulgação, geração de leads e vendas, mensuração de resultados das ações e campanhas, além de avaliar junto com a equipe de vendas, se eles estão atraindo os clientes corretos para a empresa. Resumindo: o volume de atividades e processos necessários para fazer a agência funcionar é gigante.


É por isso que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual.


Mas afinal, quais os benefícios dessas automações?


Independentemente do tamanho da sua empresa, se ela é grande ou pequena saiba que a automação tem muito a oferecer, como:


Maior geração de leads

Para começar você precisa desenhar a sua persona. Criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa.


Após a criação da persona, é importante criar a Jornada de compra, que é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. A jornada geralmente possui 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.


Se por acaso você não está entendo muito bem sobre o que eu estou falando, clique aqui e fala conosco.


No caso, se a sua empresa já tem a jornada dos clientes bem mapeada, a ferramenta de automação, pode conquistar 2 vezes mais contatos.


Melhor geração de oportunidades de venda

Uma pessoa pode não ter interesse no seu produto hoje, mas isso pode mudar com o tempo. Com a automação de marketing é possível fazer esse acompanhamento de forma personalizada, o que aumenta a geração de oportunidade de negócio para a sua equipe de venda.


Comunicação Personalizada

Com as campanhas de automação, é possível segmentar os Leads por muitos critérios, como cargo, empresa, segmento, momento de compra etc.


Você pode criar algumas automações pelo Instagram, mensenger do Facebook ou até mesmo pelo chat do seu site.


A partir dessas possibilidades de segmentação, sua empresa pode personalizar muito melhor a comunicação, fazendo com que as diferentes personas percorram seus próprios trajetos, e não um caminho genérico.


Maior produtividade para as vendas

Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação, os vendedores se sentem mais à vontade para focar naqueles Leads que estão mais prontos e confiam que os Leads que ainda não estão no momento adequado voltarão a ele após algum tempo.


Reduz o CAC

CAC é o Custo de Aquisição do Cliente, ou seja, ele indica quanto dinheiro você precisou gastar para conseguir um novo cliente para a sua empresa e é por isso que com uma ferramenta de automação, as tarefas maçantes e processuais são otimizadas, e as informações melhor processadas. Desta forma, sua equipe tem tempo de sobra para ampliar os esforços da campanha, atingir mais pessoas e, consequentemente, atrair mais clientes com o mesmo investimento. Resumindo, você reduz o seu CAC.


Agora que eu te contei um pouco mais sobre o a automação de marketing, que tal você baixar o nosso e-book e descobrir como iniciar uma automação de marketing para o seu negócio e como ele pode ganhar através dessa ferramenta.


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