• PWR Marketing Digital

Por que os cookies são tão importantes no marketing digital?


Neste post vamos falar de cookies, mas não esses de comer!

Os cookies do navegador de internet não têm nada a ver com a sua tradução, mas podem trazer resultados muito agradáveis para sua marca. Entenda o que são esses arquivos, porque eles se relacionam tanto com marketing digital e como seu uso deverá ser adequado à LGPD.


Sabe quando você volta em um site que acessou e seus dados estão gravados? Pois então, isso só é possível por causa dos cookies. De fato, esses mecanismos facilitam a navegação de usuários e permitem que as marcam conheçam mais os consumidores, por isso os anúncios baseados em cookies ocupam um papel cada vez mais importante nas estratégias de marketing.

Mas como eles funcionam? Será que oferecem segurança? E agora com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), como será que ficam as coisas? Vamos dar um panorama sobre o assunto, continue com a gente.

O que são cookies e como eles funcionam


Pra início de conversa vamos à definição de cookies: eles são pequenos arquivos de texto armazenados no dispositivo do usuário. Na primeira vez que ele visita o site, o arquivo é enviado ao navegador para que o site seja configurado da melhor forma para o visitante. Então, ele não precisa preencher com seus dados toda vez que retornar.


Existem vários tipos de cookies e outras maneiras de armazená-los em uma página, nem sempre estão atrelados ao login. Sem entrar muito em questões técnicas, o que é importante a saber é que eles armazenam as preferências do usuário.

Conheça alguns dos Cookies que utilizamos:


Propaganda

Google Adsense

DoubleClick

LinkedIn Marketing Solutions

LinkedIn Ads

Facebook Pixel

Google Dynamic Remarketing

Google AdWords Conversion

Mídias Sociais

Facebook Connect

Facebook Social Plugins

Facebook Social Graph

LinkedIn Widgets

Análises

New Relic

Google Analytics

Interação com cliente

JivoSite

A importância dos cookies para o marketing digital

Como vimos, os cookies de navegação servem para identificar o usuários nos sites e serviços que ele utiliza. Isso permite construir um perfil do usuário conforme ele vai navegando na Internet, capturando dados valiosíssimo para a marca. Com o trabalho estratégico de uma agência de marketing digital, a empresa consegue conhecer melhor o seu público, seus hábitos e que caminho percorreu até chegar ao seu site. Assim, é possível criar anúncios baseadas nos comportamentos que se alinham a esse público para acertar em cheio na segmentação. Bom uso de cookies e adequação à LGPD

Está claro que os anúncios baseados em cookies são muito eficientes para segmentar públicos. No entanto, é preciso fazer bom uso desse instrumento para que o usuário não sinta que sua privacidade foi invadida. E isso prejudica muito sua marca. Com a eminente chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estes cuidados precisam ser redobrados, sob a pena inclusive de multas rigorosas para as empresas que não se adaptarem.

Pode-se dizer que a principal adequação por conta da nova lei brasileira é a forma de ter o consentimento do usuário. Isso deverá ser feito de maneira mais explícita e objetiva antes de partir para qualquer tipo de coleta de dados, contando com uma base legal adequada. Afinal, o titular dos dados que der o consentimento poderá solicitar que eles sejam excluídos a qualquer momento. Viu como é importante fazer bom uso dos cookies? Eles podem ajudar sua empresa a gerar leads extremamente qualificados e ao mesmo podem te trazer problemas com o uso de dados. É por isso que é essencial contar com uma agência de marketing digital especialista em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A PWR Marketing Digital está aqui justamente para te dar este suporte. Entre em contato, vamos trabalhar para o sucesso dos seus negócios.

Política de Privacidade

© 2020 - PWR Marketing Digital - CNPJ 30.087.582/0001-56

 Todos os direitos reservados