• PWR Marketing Digital

Como o marketing digital fomenta a indústria 4.0

Atualizado: Mar 17



Você já parou pra pensar que a indústria 4.0 depende diretamente do marketing para se sustentar? Afinal, de nada adianta otimizar processos se a demanda de compra não aumentar proporcionalmente. Por isso, o marketing digital assume uma importância ainda maior para as marcas. Vamos falar um pouco mais sobre o peso e as estratégias do marketing digital no cenário inovador da indústria 4.0.

Antes de abordarmos a relação do marketing digital com a indústria 4.0, vale a pena citarmos conceitos importantes.


Marketing Digital e as suas estratégias


Chamamos de marketing digital a soma de estratégias realizadas em ambiente digital com a finalidade de atrair clientes até uma marca. Mas que estratégias são essas?


Veja algumas:


- SEO (Search Engine Optimization): técnicas que proporcionam o melhor posicionamento orgânico de um site nas pesquisas do Google ou outras plataformas de busca na internet


- SEM (Search Engine Marketing): técnicas que colocam em evidência os anúncios pagos para as buscas relacionadas


- Redes Sociais: ambientes virtuais em que a marca pode promover posts e anúncios, além de se comunicar diretamente com seu público


- Inbound Marketing (Marketing de Atração): conjunto de ações que acompanham o cliente até a sua conversão, promovendo autoridade da marca e o seu melhor posicionamento nas pesquisas


A indústria 4.0 e o marketing digital


Chamada também de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 caracteriza-se pelo conjunto de inovações aplicadas aos processos, fazendo o uso de operações baseadas em inteligência artificial. Tudo isso possibilita a automação de tarefas e o controle de informações, reduzindo tempo e custos, além de minimizar erros.

Em épocas de indústria 4.0, o marketing digital ganha ainda mais destaque. Sabe por quê? Porque para efetivamente crescer no mercado, a empresa também precisa escoar toda esta produção com mais velocidade. Sem a presença maciça das grandes marcas nos meios digitais os produtos simplesmente ficariam parados no estoque.


Além disso, é preciso mudar a forma de sua marca se comunicar com os clientes, mostrando a eles que o seu negócio está conectado com os novos modos de produção da Indústria 4.0. Eles devem se sentir atraídos pelas novidades. E e aí que entra em campo o marketing digital.


Os pilares do marketing digital 4.0


Vamos entender melhor como o marketing digital foi impactado e se reinventou nesta nova realidade.


O inbound marketing é a ideia central do marketing 4.0. Com foco no desenvolvimento de conteúdo relevante para o público a ser atingido, a comunicação fica cada vez mais segmentada, entendendo melhor as necessidades e acompanhando cada cliente em todas as fases até que a venda seja concluída. Veja a seguir alguns pilares do marketing digital na indústria 4.0.


- Internet das Coisas (Internet of Things) De maneira bem geral é o monitoramento de equipamentos por meio de computadores e celulares no dia a dia.


- Big Data Analytcs (análise de extenso banco de dados) A possibilidade de analisar a fundo os dados de produção, aprimorando o processo de produção e atendimento.


- Análise de métricas mais precisa Os mecanismos para medir os resultados em campanhas digitais ficam cada vez mais incrementados, possibilitando uma avaliação precisa do retorno sobre o investimento (ROI) em mídias digitais como blogs, sites e redes sociais.


- Aprimoramento do CRM Ainda mais complexo que a análise de métricas, o conceito de customer relationship management (ou gestão do relacionamento com o cliente) também será ampliado. Os dados dos clientes deverão ser usados de forma muito pertinente para entender o seu comportamento e balizar as ações de marketing. Neste item, entram os programas de fidelidade, que tendem a se intensificarem e a se aprimorarem.


- Mais poder para o e-commerce


Seguindo a tendência da automatização de processos, as lojas virtuais tendem a crescer cada vez mais, comunicando-se com os clientes pelas mais diversas plataformas. Os aplicativos de smartphone devem implementar as vendas online criando um canal de comunicação extremamente ativo para um público bastante qualificado, mantendo-se sempre presente na vida dos clientes.


- Segurança da informação

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um dos assuntos que mais vem ganhando espaço especialmente no Brasil, pois neste ano ela entrará em vigor no país e o mercado precisará se adaptar a estas mudanças até mesmo para evitar grandes prejuízos, incluindo multas enormes. Por isso vale a pena ter um suporte na área de segurança da informação para garantir adequação da sua empresa à nova lei. Uma das maiores polêmicas na atualidade é o vazamento e exposição de dados.


A LGPD chega então com o propósito de garantir a segurança das informações de empresas e usuários comuns, zelando pela privacidade e reduzindo riscos de os dados serem corrompidos.


Viu como o Indústria 4.0 pode mudar totalmente o futuro de sua empresa? Então vale conhecer ainda mais sobre as novas tecnologias e aplicar todas essas estratégias no planejamento de comunicação da sua empresa.


A PWR Marketing Digital está totalmente inserida neste mercado e sabe como te ajudar nisso. Somos uma agência de Ribeirão Preto especialista em inbound marketing, oferecendo uma gama de serviços integrados, como e-mail marketing estratégicos, criação de ebooks, gerenciamento de RD Station e tudo o que estiver relacionado a marketing de conteúdo e SEO.


Entre em contato para entender melhor como trabalhamos e fazermos um planejamento personalizado para a sua marca.


Nós queremos trabalhar junto com você, aproveitando o impulso da indústria 4.0 para alavancar seus negócios.

Política de Privacidade

© 2020 - PWR Marketing Digital - CNPJ 30.087.582/0001-56

 Todos os direitos reservados