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Marketing digital para academia: saiba como aplicar.

Atualizado: 1 de Ago de 2019


A procura pelo marketing de conteúdo ou inbound marketing está cada vez maior, ainda mais em um setor em crescimento como o de academia e produtos fitness. A seguir você poderá ver como:

  • Aplicar o marketing digital para sua academia

  • Ferramentas certas para ter sucesso nas redes sociais

  • Identificar o seu cliente ideal e aprender a criar uma persona

  • Produzir conteúdos relevantes

  • Ter sucesso do seu negócio e alavancar o número de matrículas e alunos

Super rapidinho, podemos te ensinar a como alavancar o seu negócio e decolar na internet. O que me diz, vamos nessa?


Minha academia precisa de marketing de conteúdo? SIM!

A procura por produtos e soluções que proporcionam uma vida mais saudável, vem chamando a atenção do público em geral nos últimos anos. O exercício físico parou de ser considerado vaidade e passou a ser considerado algo essencial para qualidade de vida e saúde, ou seja, as pessoas estão buscando uma vida saudável, tornando assim, um ótimo momento para aplicar o marketing digital em academias e produtos relacionados ao universo fitness.


Estamos falando de um setor em constante crescimento e sem projeções negativas. Por isso, para atender a demanda, é comum vermos novos negócios abrindo a todo o momento. Nos dias de hoje sabemos que o bate boca não é mais o suficiente e para sobreviver no mercado, leva a melhor quem é mais inteligente. Sendo assim, como se diferenciar no meio de tantas opções?


Nesse cenário não é muito comum se deparar propagandas e divulgações de marketing de academias, a não ser que você seja uma grande rede multinacional. Por outro lado, as pequenas e médias academias funcionam na famosa “boca a boca”, mas será que nesse caso ele é algo tão eficiente quanto dizem ser?


Vamos imaginar o processo, ou seja, a jornada de compra que esse indivíduo percorre, daremos um exemplo utilizando o André, um personagem fictício para exemplificarmos uma simulação: André irá chamar um de seus amigos, que também malha em outro lugar, para a sua academia. Qual o seu diferencial para chamar a atenção dele? Isso será o bastante para que o amigo do André troque sua academia de costume?

Bom, deixarei essas respostas ao seu critério. Vamos imaginar uma segunda situação: André não malha e nem pratica nenhum tipo de esporte. Ele sabe que precisa e que isso pode trazer diversos benefícios, mas mesmo assim, nunca procurou uma academia. Como você irá se comunicar com o André? Talvez o boca a boca não chegue até ele e você acabe perdendo mais um dos diversos potenciais clientes que acabam passando diretamente pelos seus dedos.


Então, que tal deixarmos de contar com a sorte e procurar por algo que realmente possa trazer a sua academia resultados positivos? Isso é possível aplicando o marketing digital para a sua academia.


O que é o marketing digital e como ele pode ser aplicado em sua academia?


O marketing digital é um modo que veio para suprir os meios tradicionais de divulgar uma marca. Hoje temos diversas opções para compra e venda na palma de nossas mãos. Uma simples indicação de um vendedor ou de um amigo não é o suficiente para convencer o consumidor. Por isso, nos últimos anos estamos vendo todo mundo falar de marketing digital ou marketing de conteúdo.


Você já deve ter ouvido falar dos influenciadores digitais, que são pessoas famosas que possuem determinada influência nas redes sociais. Não é difícil ver famosos falando sobre qualidade de vida, apresentando dicas de alimentação, exercícios e dicas para emagrecer por exemplo.


Em uma pesquisa realizada pelo instituto Qualibest, foi identificado que os influenciadores digitais já são responsáveis pela segunda fonte mais influente na tomada de decisão do consumidor.


É importante ressaltar, que todas as ferramentas que o marketing digital oferece devem ser executadas com muita cautela e sabedoria. Caso o cliente não saiba alguns fundamentos básicos, não importa o influenciador ou a verba investida se ela não trouxer o resultado esperado.


Podemos ver nitidamente um caso que tem grandes chances de te decepcionar caso você não saiba ou não tenha como medir o seu ROI (Retorno sobre o investimento), você estará investindo em uma ação de marketing de marketing digital que pode não estar surtindo efeito, e no final terá efeito contrário e proporcionar um baita prejuízo.

Por isso, é recomendável que você sempre procure uma agência de marketing digital especializada, pois ela possui o conhecimento e sabedoria para te auxiliar, onde ela poderá direcionar as melhores táticas e ferramentas para alavancar o seu negócio.


Como utilizar as ferramentas que o marketing digital oferece com inteligência?

Primeiramente em uma estratégia de marketing digital você tem que entender qual é o seu público, assim, evita desperdiçar o seu tempo e dinheiro com aquela pessoa que não está muito interessado no seu produto.


Deste modo, você tem a possibilidade de pesquisar e segmentar as suas campanhas se baseando nas dores e aspirações das pessoas que se relacionam com academia e o universo fitness, isso aumenta consideravelmente suas chances de sucesso.

Iremos ver algumas etapas do processo de planejamento que podem trazer resultados significativos para o seu negócio.


O que é uma “Persona” e porque ela é importante para o seu negócio?

A persona é uma projeção fictícia do seu cliente ideal. Ela é construída levando em conta as maiores dores e aspirações do seu público perfeito.


Desta forma o relacionamento da sua academia com o seu público alvo se torna muito mais intima, certeira e eficaz. Afinal, você estará falando a mesma língua das pessoas interessadas pelo seu negócio.


Nós fizemos um post explicando passo a passo de como fazer a sua persona.


As redes sociais e o marketing de conteúdo para academias

Como abordamos anteriormente, o marketing digital para academia e produtos voltados ao bem-estar e qualidade de vida é algo que está em constante movimento.


Hoje é bem comum vermos famosos com milhões de seguidores interessados em dicas para emagrecer, como fortalecer e definir a musculatura rapidamente ou até como consumir ou fazer alimentos saudáveis e saborosos.

Antes de iniciar qualquer ação nas redes sociais é importante saber em qual rede social o seu público se encontra. Há diversas opções como o Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIn e até o Whatsapp.


Um erro muito comum é utilizar o Facebook como sua principal rede de divulgação e apostar um grande investimento com a intenção de impulsionar uma publicação. O processo ideal é bem mais complexo do que parece. Pensando nisso, separamos um e-book com 20 dicas para otimizar os seus resultados no Facebook Ads.


Além das redes sociais, um site é de extrema importancia caso você queira reforçar a autoridade da sua marca na web. Aparecer nos primeiros lugares na busca do Google é possível por meio de um trabalho de SEO, que explicamos um pouco mais sobre em nosso blog e como a PWR Marketing Digital chegou na primeira pagina do Google em apenas 10 meses


Criação e produção de conteúdo. Como aplicar isso ao seu negócio?

Uma etapa importante para iniciar o processo de divulgação do seu negócio no universo digital é o conteúdo. Hoje não basta dar a ordem de compra e para que o aluno se matricule em sua academia, é necessário mostrar para o consumidor porque a sua academia é a melhor opção para a necessidade dele.


Isso é feito oferecendo ao consumidor, conteúdos relevantes para ele. Na tomada da decisão, esse é um método muito mais abrangente que o marketing de boca a boca, pois assim você não estará alcançando um público especifico, mas sim todas as pessoas que estão procurando por uma academia ideal.


Em médica 47% das pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma compra e 38% buscam detalhes e características daquilo que pretendem adquirir. Esses dados foram obtidos por uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil.


Que tal deixar o duvidoso e escolher o certo?


Uma coisa é fato: opções é o que não falta no mercado. Uma missão é explorar e fazer com que sua academia crie autoridade e se destaque entre os concorrentes.

Com esses simples processos de marketing digital para academias é possível aumentar consideravelmente o número de matriculas realizadas em sua academia. É uma ótima escolha caso você esteja abrindo um novo negócio ou esteja planejando abrir outra unidade.


Investir em marketing digital hoje em dia não é gasto desnecessário como costumam dizer, é ter a sabedoria de ampliar o seu negócio e assim ampliar o número de clientes da sua academia e faturar bem mais com a ajuda do marketing digital.

É uma tática em alta no mercado no momento, pois está compromissada a realmente trazer resultados consideráveis para as empresas.


Com a frequência certa em postagens e qualidade no Facebook ou Instagram da sua academia. Com o bom rankeamento do seu site nas pesquisas do Google e o planejamento e inteligência de uma agência como a PWR Marketing Digital, que tem o compromisso e responsabilidade de otimizar e alavancar o negócio dos nossos parceiros.



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Depois de tudo isso que nós te explicamos, que tal fazer um diagnóstico na sua empresa e ver como ela está? Clique aqui e solicite um diagnóstico GRÁTIS de marketing digital de sua empresa.





Caso tenha alguma dúvida fale conosco, nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo(a).


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