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Por que o mercado imobiliário está saindo na frente na era digital?

Atualizado: 9 de set. de 2021

Confira os detalhes sobre o potencial do uso da estratégia de marketing imobiliário na hora de anunciar imóveis



Marketing Digital - Mercado Imobiliário
Imagem: Pixabay

Com a revolução cibernética, o acúmulo de conhecimento possibilitou um grande avanço à tecnologia, principalmente nas duas últimas décadas. A grande velocidade na troca de informações alteraram gradativamente o modo de vida das pessoas, principalmente as relações de consumo.


Tal fato é possível graças ao surgimento de diversos aparelhos tecnológicos, como o satélite, o telefone, a radiodifusão, a fotografia, a TV e, por fim, a internet - que hoje nos permite acompanhar em tempo real os acontecimentos em outras partes do mundo. Essa revolução toda intensificou a democratização de informações e serviços, também transformando o modo de atuação das empresas e prestadores de serviços.


Assim como nos demais segmentos existentes no mundo, o mercado imobiliário teve de se reinventar para manter sua dinâmica de crescimento junto à tecnologia e o marketing digital, de modo a acompanhar o impulso do desenvolvimento das pequenas e das grandes cidades, para conseguir acompanhar a evolução das novas tecnologias existentes no mercado global.


Obviamente, o caminho a percorrer tem sido bastante rigoroso, especialmente para incorporadoras, empresas de anúncio de imóveis, corretores – e imobiliárias em geral – que desejam se manter num ritmo de crescimento e de relacionamento adequado para atender às necessidades e exigências dos seus clientes em potencial.


Um pouco de história, antes do advento da internet

Até antes do surgimento da internet, o formato de anúncio de imóveis era utilizado de maneira bastante rudimentar, se pensarmos nas proporções que ele hoje têm atingido. De maneira extremamente simples, os jornais e revistas eram a principal fonte de divulgação e de informação para quem buscava vender imóveis em Ribeirão Preto ou qualquer outra cidade do país – ou, ainda, encontrar alguma casa ou apartamento para compra ou locação.


Ficando limitadas a poucas e caras linhas nos espaços destinados aos classificados, as descrições dos anúncios de imóveis continham poucas informações sobre o imóvel anunciado, tendo sempre um número de telefone para contatar o anunciante.

Esse sistema perdurou por décadas, nas quais os jornais mantiveram um status de prestígio e potencial financeiro, uma vez que mantinham cadernos de anúncios com centenas de ofertas de imóveis de todos os tipos. Assim, até o final dos anos 90, os cadernos de domingo eram repletos de anúncios, uma vez que possuíam maior tiragem e possibilidade de alcance.



Foco na experiência e na facilidade




Para os clientes que desejavam informações mais precisas sobre um imóvel, era necessário ter muita paciência e contar com a sorte, para por ventura encontrar um bom corretor que fosse capaz de descrever o imóvel de maneira precisa e levá-lo para uma visita em um local adequado às suas necessidades. Caso contrário, o jeito era aguardar mais uma semana, na expectativa de encontrar algo nos jornais do domingo seguinte.

Com o avanço da internet e do marketing de conteúdo, esse cenário todo mudou, alinhando-se por meio da tecnologia e da facilidade. Hoje, um usuário tem ao alcance dos dedos a possibilidade de pesquisar portais de anúncios para inserir seu imóvel.

Além do mais, podem ser inseridos descritivos, fotos, e até mesmo vídeos do local em poucos segundos, permitindo a quem busca por um imóvel saber detalhadamente sobre o mesmo antes de fazer contato para ir conhecê-lo pessoalmente e de pensar em fechar negócio.


Se antes, para saber informações sobre determinado imóvel era preciso esperar dias e só ver imagens em uma possível visita (o que poderia ser frustrante e também muito caro), com os desenvolvimento dos portais foi possível ao cliente receber respostas imediatas a sua busca.


Para os corretores, passou a ser possível atender clientes em qualquer parte do mundo, que poderiam manifestar interesse por um anúncio durante uma viagem ou na volta do trabalho. Um ganho e tanto se comparado à capacidade que a mídia impressa dos jornais e revistas eram capazes de produzir.


Importância da tecnologia e do marketing digital imobiliário


Hoje é praticamente impossível imaginar um anunciante publicando uma oferta sem fotos ou ocultando o endereço, por exemplo. E os canais de conteúdo ajudaram muito nisso, compartilhando informações e promovendo cases de sucesso no setor.

Para o futuro, a tendência é que a internet se consolide como o único meio de divulgação de imóveis. E a internet é o cenário ideal para corretores curiosos, que buscam a atualização constante sempre criando anúncios inovadores, que se destacam da concorrência. Neste sentido, vale a pena contar com a expertise de uma agência de marketing digital para ampliar seus resultados.


Consumidores anseiam por soluções digitais


Se por um lado as empresas em geral buscam se conectar por meio de soluções tecnológicas, é possível também dizer que existe demanda para essa oferta toda. Afinal, os consumidores estão cada vez mais voltados a visualizar, acessar informações e comprar produtos cada vez mais de forma on-line.


Assim, podemos entender que o fato do mercado imobiliário estar saindo na frente na era digital se justifica pelo simples fato de que ela facilitou de maneira enorme a vida de anunciantes e também de quem procurava por um imóvel. Em segundo lugar, porque tornou o setor ainda mais lucrativo, com potencial de impactar de uma maneira muito mais veloz e eficiente seu público-alvo.


A expansão digital para além dos grandes centros e numa fase de profissionalização do mercado imobiliário só faz o setor ser um bom investimento a longo prazo. Nunca as redes sociais ou os portais verticais tiveram um papel tão eficaz no que diz respeito à rapidez de resposta para estes novos compradores. Reconhecer que estamos num momento de oportunidades é ideal para investir em tecnologia e melhorar as interfaces digitais, o que tem sido e poderá continuar sendo um diferencial no setor imobiliário.


Agora que você conheceu alguns dos motivos que tornam o mercado imobiliário um dos principais protagonistas no cenário tecnológico mundial, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais. Certamente, esta informação pode ajudar muitas pessoas que estão pesquisando sobre o tema, especialmente quem, neste exato momento, busca por soluções digitais para sua empresa ou atuação profissional!


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