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Marketing educacional: Case Unifafibe, geramos mais de 30.000 conversões e 9.000 leads

Sem dúvidas, a pandemia afetou diversos setores do mercado  e o educacional não ficou de fora desses. 
 
Com a redução do ano letivo e queda na renda dos brasileiros, muitos estudantes resolveram deixar para realizar sua matrícula depois. Sendo assim, diversas instituições de ensino viram seus resultados reduzirem entre 2020 e 2022. 
 
A Unifafibe, um centro universitário localizado em Bebedouro (SP), foi uma dessas. Contudo, a instituição de ensino resolveu utilizar uma estratégia para driblar esse cenário: o marketing digital. 
 
E escolheu a PWR Marketing Digital, agência de performance e marketing digital especializada no setor de marketing educacional, para ajudar a implementar as melhores estratégias de marketing e alcançar os resultados desejados!
 
Quer saber o que fizemos para conseguir mais de 30.000 novas conversões para essa instituição? Continue lendo!


 
Um pouco sobre a Unifafibe

A Unifafibe é um centro universitário com mais de 52 anos de tradição que oferece dezenas de cursos de formação em Bebedouro no Estado de São Paulo
 
Atualmente, a universidade conta com mais de 33 mil m² de área construída, 100 salas de aula e 70 laboratórios, sendo uma das principais instituições de ensino da região. 
 
Entre os principais cursos de graduação oferecidos, podemos citar: 

  • Administração

  • Arquitetura e Urbanismo

  • Ciências Contábeis

  • Fisioterapia

  • Direito

  • Educação Física

  • Enfermagem

  • Nutrição

  • Engenharia Civil

 
Ademais, a Unifafibe também oferece pós-graduações e cursos de extensão!

Objetivo da Unifafibe com o Marketing Digital

O propósito da Unifafibe era conseguir captar novos alunos utilizando estratégias de marketing digital. 
 
Anteriormente, a instituição de ensino já utilizava a internet para atrair novos estudantes, mas o número de leads começou a cair nos dois últimos vestibulares — em parte, por causa da pandemia que ocorreu entre 2020 e 2021 e impactou fortemente as universidades. 
 
Quando encontrou a nossa a PWR Marketing Digital, a empresa estava buscando assim uma agência especializada em estratégias de marketing para instituições educacionais, como é o nosso caso, para bater a sua meta de matrículas no vestibular de 2022. 
 
Será que conseguimos? 

Estratégias da PWR Marketing Digital para gerar mais de 9.000 leads e um aumento de 125,53% no número de novos usuários

Para atingir o objetivo, nossa agência de marketing digital implementou uma série de medidas para bater e até superar a meta da Unifafibe. 

 

O trabalho contou com a parceria da agência Phábrica de Ideias, eles foram responsáveis por toda parte de conteúdos, que por sinal ficou sensacional a campanha do vestibular 2022.

Funil de vendas
Primeiro, criamos um funil de vendas estratégico para aumentar o número de conversões da empresa. 
 
Se você não conhece, o funil de vendas é a representação da jornada de um cliente até a realização de uma conversão. Nesse caso, desenhamos o percurso do estudante desde o primeiro contato dele com a faculdade até a matrícula. 
 
Esse funil tem três etapas: 

  • Atração: é a fase de descoberta da empresa.

  • Relacionamento: é a etapa do reconhecimento do problema e a consideração de solução. 

  • Conversão: é a fase da decisão de compra — no nosso caso, decisão de matrícula em um curso da faculdade. 

 
Definir o funil de vendas ajuda a desenhar uma estratégia de comunicação mais assertiva com a audiência e a prever melhor os resultados da campanha.

Tráfego pago 
O tráfego pago é a estratégia de utilizar os anúncios online para chamar a atenção de possíveis clientes e estimular a conversão. 
 
Essa foi a nossa principal estratégia para gerar resultados e o investimento em plataformas de anúncios ultrapassou meio milhão de reais durante o período. 



Aumento de 125,53% no número de novos usuários

Entre  fevereiro e setembro de 2021, a Unifafibe recebeu 67.497 usuários novos. Durante a atuação da nossa agência de marketing digital em São Paulo e Ribeirão Preto entre  setembro de 2021 e abril de 2022, esse número aumentou para 152.229.

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(Dashboard do Google Analytics mostrando quantidade de usuários, sessões, visualizações da página e outras informações)

E quando falamos de origem do acesso dos usuários e novos usuários o crescimento geral foi de1040% e por origem específica em alguns casos como o anúncios de display o percentual de crescimento superou a 1.000%. Confira abaixo!

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Formas de aquisição de novos usuários

Nesse caso, utilizamos três plataformas para anunciar: 

Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Por ser o maior buscador do mundo, o Google é uma das melhores plataformas de anúncio para conseguir novos leads. 
 
Uma característica fundamental dessa ferramenta é a possibilidade de conseguir um público mais qualificado (e propício para venda). Isso ocorre porque quando, por exemplo, uma pessoa busca “vestibular 2021” no Google, ela possui um interesse prévio em ingressar em uma universidade e realizar a prova, então, é o perfil do cliente ideal para a empresa. 
 
Pensando nisso, nossa agência de marketing digital utilizou essa plataforma para captar alunos interessados em efetuar o vestibular da Unifafibe, aparecendo como uma das primeiras opções ao buscarem por “vestibular 2021” ou “vestibular online” no Google. 

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Facebook Ads

Atualmente, o Facebook e o Instagram são duas das redes sociais mais utilizadas do mundo. Desse modo, sua plataforma, o Facebook Ads, oferece uma excelente oportunidade de alcançar novos estudantes.  Nessa ferramenta, é possível segmentar o público para atingir as pessoas com o maior potencial de conversão. Você pode, por exemplo, limitar a idade, gênero, hábitos de consumo, interesses, dentre outros.  Além disso, o Facebook Ads possibilita anunciar em diversos formatos, sendo a segunda plataforma que escolhemos para investir. 

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Campanha no Facebook Ads

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Tik Tok Ads

O Tik Tok virou uma febre entre o público mais jovem, alcançando mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em setembro de 2021. 
 
Quando estudamos o perfil dos estudantes que prestam o vestibular, percebemos que boa parte deles tem uma faixa etária em comum com o Tik Tok, sendo assim uma excelente rede social para atrair novos alunos. 
 
Desse modo, investimos também na plataforma de anúncios dessa rede social e alcançamos um excelente resultado. 

 

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Gestão RD Station
 
Essa é uma ferramenta para automação de Marketing Digital que conta com os principais recursos para desenhar uma estratégia de marketing eficiente. 
 
Nossa agência utiliza o RD Station para diversas funções, como:

  • Planejar a estratégia;

  • Desenvolver uma relação com os leads;

  • Analisar os canais de vendas. 

 
E usamos essa ferramenta para administrar a campanha da Unifafibe! Confira um pouco do nosso dashboard:

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(Dashboard da RD Station)

Resultados concretos da Unifafibe

Vamos mostrar agora como essas estratégias trouxeram resultados na prática! Confira:

Excelente número de efetivação de matrícula
Nossa meta era superar o vestibular de 2021 e conseguimos alcançar esse objetivo com sucesso!
 
O vestibular de 2020, foi um dos maiores períodos de duração (215 dias de campanhas), enquanto o vestibular de 2022 contou apenas com 175 dias (sendo 40 dias a menos), então, conseguimos alcançar 77%. 
 
Ou seja, caso o período fosse o mesmo, conseguiríamos atingir também o ano de 2020 com base na média de inscritos diariamente.

Quase 10.000 leads
Nossas estratégias de divulgação geraram quase 10 mil leads (pessoas com interesse em prestar o vestibular) — um resultado excelente. 
 
O bom de conseguir uma boa captação de leads é que essas pessoas ficam na base de dados da instituição e podem se matricular posteriormente. 

CTR acima da média 
O CTR (Taxa de Cliques – Click Through Rate) dos nossos anúncios foi surpreendente. Conseguimos uma taxa de 16%, ou seja, a cada 100 pessoas que visualizaram o anúncio, 16 pessoas clicaram e acessaram a página. 
 
Isso se deu, principalmente, pela exibição do anúncio para o público certo, seleção correta de palavras-chave e copy atrativa!

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CTR acima da média em campanha no Google

Conheça a PWR — uma agência de marketing digital especializada no setor de educação
 
O que você achou dos resultados da Unifafibe? Esse é apenas um dos nossos cases de sucesso no setor de educação. Como somos especializados nesse nicho, conhecemos as melhores estratégias para alcançar novos alunos para sua instituição. 
 
A PWR é uma agência de marketing digital localizada em São Paulo (Alphaville), Ribeirão Preto e Portugal que ajudou seus clientes a faturarem mais de 35 milhões de reais em vendas nos últimos 12 meses. 
 
Por aqui, oferecemos um serviço completo para seu negócio alcançar os melhores resultados na internet. Realizamos desde a elaboração até a execução das suas campanhas! Conheça um pouco mais nossos serviços:

Serviços
 
Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Email Marketing
  • Criação de e-books
  • Gerenciamento de RD Station
 
Gestão de redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Twitter
  • Automação de WhatsApp
  • Chatbots
 
SEO 
  • Consultoria de SEO
  • Auditoria de SEO
  • Conteúdo para Blogs e Sites
  • Migração de SEO
  • Remoção de Penalização
 
Desenvolvimento
  • Criação de sites
  • Criação de WordPress
  • Conteúdo de Landing Pages
  • Criação de Infográficos
 
Mídia paga
  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Linkedin Ads
  • Tik Tok Ads
  • Pinterest ads
 
E-commerce
  • SEO para e-commerce
  • Inbound Commerce
  • Mídia de Performance
  • Conteúdo para e-commerce
  • Monitoramento de e-commerce

Você ainda continua achando que não vale a pena investir em uma agência de marketing digital especialista em marketing educacional?

Se você quer que sua instituição de educação alcance os melhores resultados na internet, conte com uma agência de marketing digital especializada no nicho de educação para trazer os melhores resultados! 

E ai, quer alcançar resultados incríveis como esses?
Fale com um de nossos especialistas!

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