top of page
  • Foto do escritorPWR Marketing Digital

Marketing digital educacional, descubra como usar essa estratégia para captar mais alunos.


Marketing Digital Educacional

Conseguir alunos ao longo do ano, fora do período de processos seletivos não é tarefa fácil para as instituições de ensino. No entanto, a captação de alunos é essencial para o crescimento de toda instituição.


Enquanto no marketing tradicional a comunicação é voltada para um público mais abrangente dificultando o diálogo entre consumidor e marca, assim como a mensuração possível dos resultados com precisão.


No Inbound marketing é o oposto, tudo é medido e avaliado permitindo dimensionar o alcance de cada veículo usado na comunicação, direcionar os investimentos e fazer ajustes para atingir aqueles que realmente se interessam pelo seu negócio.


Por isso, é a estratégia perfeita para engajar os potenciais alunos e os conduzir através do funil de vendas até a realização da matrícula.


O que é Inbound Marketing


O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que utiliza SEO, marketing de conteúdo e redes sociais com tráfego pago para atrair, converter e encantar clientes. Com o inbound marketing é possível medir e avaliar cada estratégia, segmentar o público para atingir apenas aqueles com grande potencial de se tornar aluno.


O Inbound marketing tem por objetivo:


Atrair tráfego para seu blog, canal do youtube e redes sociais;

Aumentar a taxa de prospects;

Converter visitantes em alunos;

Fidelizar e encantar os alunos, transformando-os em clientes.


Inbound Marketing Educacional


O Marketing de Conteúdo é a base do Inbound Marketing, está em todas as etapas do funil de vendas. Consiste na criação de conteúdos relevantes com diferentes formatos como artigos para blogs, ebooks, vídeos, podcasts, slides entre outros.


Portanto é a metodologia ideal para atrair, converter e fidelizar seus alunos de maneira menos invasiva e mais atrativa, afinal um dos objetivos da estratégia é responder as dúvidas da sua persona, e todo estudante carrega um monte delas não é?


Embora apresente ótimos resultados, o marketing de conteúdo requer paciência e dedicação. É uma estratégia que deve ser trabalhada pensando em atingir resultados a médio e longo prazo já que não é possível construir uma audiência da noite para o dia.


Planejamento: definindo seu cliente ideal ou persona


Toda campanha de marketing de sucesso certamente teve um bom planejamento. É nessa fase que escolhemos quando, como e onde os recursos serão investidos e para quem a campanha se destina.


Definir a persona, te ajudará a estabelecer os demais aspectos da campanha facilmente. A persona representa o seu cliente ideal. Se tratando de uma instituição de ensino, logo pensamos que o cliente ideal é o estudante, certo?


Não necessariamente. Ao criar a persona o foco deve estar no tomador de decisões. Por exemplo, se for uma instituição de ensino infantil, sua persona, ou seja, o tomador de decisões nesse caso serão os pais das crianças.


Se a instituição oferece ensino médio, a tomada de decisão será compartilhada entre o estudante e os pais, portanto o melhor aqui seria a criação de duas personas. Já no ensino superior é o próprio aluno quem decide, portanto, é a ele que a campanha deve se dirigir.


Após definir a(s) persona(s) é hora de criar o planejamento, traçar metas e objetivos, escolher os canais de comunicação, a linguagem que será usada, os principais KPIs a serem monitorados e começar a criação de conteúdo usando o funil de vendas.


O funil de vendas na captação de alunos


O funil de vendas é a jornada que um cliente faz até realizar uma compra, no caso de uma Instituição de ensino, até realizar a matrícula. Conheça abaixo as 3 etapas que compõem o funil de vendas e como criar conteúdo para cada uma delas.


1- Atração

Nessa etapa o objetivo é chamar a atenção do máximo de pessoas possível. Geralmente é produzido uma grande quantidade de conteúdo focado em responder as dúvidas da sua persona, que ainda está longe da decisão de efetuar a matrícula. Os conteúdos mais indicados para essa etapa são: blog posts, vídeos e conteúdo voltado para redes sociais.

2- Conversão

Aqui você já terá o email do seu potencial aluno e usará o fluxo de nutrição para criar um diálogo com ele. O email marketing ganha destaque, mas é importante usar outros formatos de conteúdo como: infográficos, planilhas e calendários de estudo, vídeo aulas, etc. Você poderá pedir outras informações em troca, aumentando sua base de dados.


3 - Decisão

Momento da decisão, quando o aluno escolhe sua escola para realizar a matrícula. Nessa etapa é interessante criar conteúdos como blog posts descrevendo a escola e os cursos, cases de sucesso mostrando os alunos que passaram por ali entraram em boas universidades ou conquistaram boas posições no mercado de trabalho, entre outros.


Não basta apenas produzir uma grande quantidade de conteúdo, o conteúdo precisa resolver um problema da sua persona e claro, ser encontrado no Google. Conquistar a primeira página nos motores de busca de forma orgânica é mais difícil do que parece.


Por isso, escolha palavras-chave que são relevantes para o seu negócio, trabalhe técnicas de SEO e não se esqueça de incluir o CTA ao final de cada texto, guiando sua persona para a próxima etapa do funil. Escolha palavras que incluam o nome da sua cidade ou bairro em que a escola está localizada, isso fará com que as pessoas da região encontrem sua escola facilmente no Google.


Use estratégias offline, participar de palestras e eventos estudantis, por exemplo, é uma boa maneira de conquistar leads. Usar as redes sociais para engajar seu público, participar ou criar grupos no facebook e whatsapp ajudam a aumentar a visibilidade e o engajamento com a sua marca.


Use ferramentas de automação para simplificar todo o processo, essas ferramentas permitem o disparo de emails, realizar testes A/B, agendar publicações nas redes sociais e muito mais.


E não se esqueça de avaliar os resultados e tomar decisões mais assertivas com base neles. As próprias redes sociais disponibilizam uma série de métricas que são úteis na tomada de decisão diária.


O Inbound Marketing é a estratégia perfeita para escolas e instituições de ensino aumentarem sua taxa de conversão e captar novos alunos usando sua principal ferramenta o conhecimento, produzindo conteúdo para responder às dúvidas dos potenciais alunos, provendo a educação, conhecimento e agregando valor à marca.

 

A PWR Marketing Digital é especialista em marketing digital educacional, com uma expertise única construímos cases nacionais e internacionais com faturamento superior a 35 milhões de reais em vendas nos últimos 12 meses.


E se você quiser fazer um diagnóstico de sua escola ou faculdade no mundo digital, nós temos a a solução ideal para você entender como funciona por dentro dos cases de sucesso. A PWR, agência de marketing digital com resultados reais, localizada em Alphaville-SP, Ribeirão Preto e Portugal.


Fale com um de nossos consultores.













bottom of page