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Como Revolucionar o Atendimento ao Cliente com Chat Bots?


Chat Bot

Sabe aqueles chats inteligentes que dão as respostas que os usuários precisam em um click?

São os chamados chat bots. Eles estão evoluindo rapidamente e são uma excelente ferramenta utilizada nos mais diversos aplicativos de mensagens, do Messenger ao WhatsApp. Por isso, é preciso entender melhor como funcionam e as principais vantagens dos chat bots no atendimento ao cliente.


Em outras publicações aqui em nosso blog, já falamos que a automação de marketing é uma tendência que veio pra ficar. Tudo está mudando rapidamente, mas existe um campo em que houve uma verdadeira revolução: o relacionamento com o cliente. E os chats online têm um peso enorme nesta conversão de visitantes em clientes durante todos os estágios do funil de vendas.


O que é e como funciona um chat bot

Chat bot

Como o próprio nome diz, os bots (robots) são robôs desenvolvidos para otimizar a comunicação à distância (chat) entre uma marca e seus usuários. Basicamente, são softwares que respondem mensagens de usuários de maneira automatizada. Porém, os bots mais avançados possuem inteligência artificial (IA), o que permite que “aprendam” em cada conversa. Ou seja, a sua base de dados vai crescendo conforme são colocados em prática e o programa vai interagindo cada vez melhor com o usuário.


Quanto mais desenvolvido for o chat bot, melhor irá simular um atendimento humano. Isso significa que, além de esclarecer as dúvidas simples para as quais foi programado, o software cria um relacionamento com o usuário, o acompanhando ao longo de todo o processo de compra de um produto ou serviço com um tom de comunicação mais pessoal, que se aproxima da conversa com uma atendente real.


Onde usar o chat bot

Hoje, esta ferramenta está disponível nos principais aplicativos de mensagens: Messenger, Skype, Telegram e no WhatsApp, o mais usado no Brasil. Então, o cliente não precisa instalar outro aplicativo, ele já usa em seu dia a dia.

Os chatbots são cada vez mais usados pelas empresas para realizar o atendimento e fechar negócios.


Principais vantagens dos chat bots


- É um canal 24 horas

Com os chat bots, ninguém fica aguardando atendimento por muito tempo! O usuário tem respostas na hora e começa a construir uma imagem positiva da marca. - Otimiza a comunicação Em muitos casos, o chat bot não irá conseguir solucionar a demanda do usuário e será necessário encaminhá-lo a um atendente. De toda forma, o software proporciona um grande filtro.


- Agilidade de resposta Usando um chat bot, o usuário não irá precisar instalar um aplicativo. É só abrir uma conversa e começar a interagir. - Eficiência no atendimento

Um bot pode realizar milhares de contatos simultaneamente e resolver problemas de forma rápida, otimizando o trabalho da equipe de atendimento. Tudo isso sem um grande aumento de custos.


- Personalização Como os chat bots com inteligência artificial recolhem uma série de informações sobre o cliente em sua primeira interação, nas próximas poderá oferecer um atendimento personalizado de acordo com suas demandas.

- Oferece conteúdo relevante Os chat bot é um ótimo aliado do marketing de conteúdo, criando oportunidades para oferecer conteúdos do interesse do usuário, que ajudam a estreitar o relacionamento com a marca e a concretizar vendas.


- Mais recursos para a equipe A comunicação entre uma equipe de trabalho também pode ser beneficiada com chat bots de acesso restrito, permitindo o compartilhamento de informações e a integração com softwares próprios.

Como pudermos ver, os chat bots representam uma grande revolução no atendimento ao cliente.

Agora, é hora de colocar em prática e comprovar os resultados. Existem diversas soluções no mercado ou então a empresa pode optar por desenvolver seu próprio bot. De toda forma, é importante contar com a consultoria de uma empresa especializada neste processo.

A PWR Marketing Digital pode te dar este suporte para implantar este diferencial com sucesso e oferecer a melhor experiência ao usuário.


Entre em contato, vamos conversar.

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