Sabe aqueles chats inteligentes que dão as respostas que os usuários precisam em um click?
São os chamados chat bots. Eles estão evoluindo rapidamente e são uma excelente ferramenta utilizada nos mais diversos aplicativos de mensagens, do Messenger ao WhatsApp. Por isso, é preciso entender melhor como funcionam e as principais vantagens dos chat bots no atendimento ao cliente.
Em outras publicações aqui em nosso blog, já falamos que a automação de marketing é uma tendência que veio pra ficar. Tudo está mudando rapidamente, mas existe um campo em que houve uma verdadeira revolução: o relacionamento com o cliente. E os chats online têm um peso enorme nesta conversão de visitantes em clientes durante todos os estágios do funil de vendas.
O que é e como funciona um chat bot
Como o próprio nome diz, os bots (robots) são robôs desenvolvidos para otimizar a comunicação à distância (chat) entre uma marca e seus usuários. Basicamente, são softwares que respondem mensagens de usuários de maneira automatizada. Porém, os bots mais avançados possuem inteligência artificial (IA), o que permite que “aprendam” em cada conversa. Ou seja, a sua base de dados vai crescendo conforme são colocados em prática e o programa vai interagindo cada vez melhor com o usuário.
Quanto mais desenvolvido for o chat bot, melhor irá simular um atendimento humano. Isso significa que, além de esclarecer as dúvidas simples para as quais foi programado, o software cria um relacionamento com o usuário, o acompanhando ao longo de todo o processo de compra de um produto ou serviço com um tom de comunicação mais pessoal, que se aproxima da conversa com uma atendente real.
Onde usar o chat bot
Hoje, esta ferramenta está disponível nos principais aplicativos de mensagens: Messenger, Skype, Telegram e no WhatsApp, o mais usado no Brasil. Então, o cliente não precisa instalar outro aplicativo, ele já usa em seu dia a dia.
Os chatbots são cada vez mais usados pelas empresas para realizar o atendimento e fechar negócios.
Principais vantagens dos chat bots
- É um canal 24 horas
Com os chat bots, ninguém fica aguardando atendimento por muito tempo! O usuário tem respostas na hora e começa a construir uma imagem positiva da marca. - Otimiza a comunicação Em muitos casos, o chat bot não irá conseguir solucionar a demanda do usuário e será necessário encaminhá-lo a um atendente. De toda forma, o software proporciona um grande filtro.
- Agilidade de resposta Usando um chat bot, o usuário não irá precisar instalar um aplicativo. É só abrir uma conversa e começar a interagir. - Eficiência no atendimento
Um bot pode realizar milhares de contatos simultaneamente e resolver problemas de forma rápida, otimizando o trabalho da equipe de atendimento. Tudo isso sem um grande aumento de custos.
- Personalização Como os chat bots com inteligência artificial recolhem uma série de informações sobre o cliente em sua primeira interação, nas próximas poderá oferecer um atendimento personalizado de acordo com suas demandas.
- Oferece conteúdo relevante Os chat bot é um ótimo aliado do marketing de conteúdo, criando oportunidades para oferecer conteúdos do interesse do usuário, que ajudam a estreitar o relacionamento com a marca e a concretizar vendas.
- Mais recursos para a equipe
A comunicação entre uma equipe de trabalho também pode ser beneficiada com chat bots de acesso restrito, permitindo o compartilhamento de informações e a integração com softwares próprios.
Como pudermos ver, os chat bots representam uma grande revolução no atendimento ao cliente.
Agora, é hora de colocar em prática e comprovar os resultados. Existem diversas soluções no mercado ou então a empresa pode optar por desenvolver seu próprio bot. De toda forma, é importante contar com a consultoria de uma empresa especializada neste processo.
A PWR Marketing Digital pode te dar este suporte para implantar este diferencial com sucesso e oferecer a melhor experiência ao usuário.
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