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Marketing digital para moda: descubra como impulsionar as suas venda

Atualizado: 15 de Ago de 2019

Em um mercado cada vez mais competitivo, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Até porque ele possui diversas opções na palma da mão. Para ser diferente hoje está mais difícil do que nunca. Leva a melhor aquele que conseguir chamar atenção do consumidor. Quais são suas expectativas na aplicação do marketing digital para moda?


Bom, por ser em um segmento onde grande parte do conteúdo é constituído por imagens, conceitos e padrões, o Marketing digital para a moda é superimportante para ressaltar e valorizar o trabalho desenvolvido. Isso vai desde um pequeno revendedor de roupas locais até uma grife de roupa.


Por isso, esse artigo é ideal para você que está no setor de moda e acessórios e quer alavancar suas vendas ou aumentar a autoridade da sua marca.

Marketing no mundo da moda.

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Hoje em dia estamos cada vez mais conectados. Buscamos informações em um tempo nunca visto anteriormente. O jeito de propagar um produto mudou, assim como o processo de compra do consumidor.


Vemos os consumidores cada vez mais exigentes e conscientes daquilo que querem. Em uma sociedade cada vez mais conectada, as informações e tendências não demoram meses para sair de um continente para o outro, elas acontecem do dia para a noite. Em um artigo publicado pelo Instituto Rio Moda, ele aponta os principais aspectos em que a tecnologia pode influenciar a moda.


Tendências são lançadas e se tornam febres em questão de horas, bem quando você menos espera, todo mundo já está usando a mesma roupa, sapato, bolsa ou acessório. Diz um ditado que: Quem não se adaptada, acaba sendo fadado a desaparecer.


Fiz essa citação porque não podemos ignorar as drásticas mudanças de consumo nos dias de hoje, ainda mais quando você fala de estética e moda, uma das principais fontes de conteúdo de todo o universo digital.


Grande influência vem das redes sociais que hoje possuem um papel super importante para os consumidores. Vemos as pessoas cada vez mais dependentes da opinião de influenciadores. Se algum influenciador usa determinada roupa e isso chamar a atenção, é muito provável que você veja na semana seguinte dezenas de pessoas usando a mesma peça de roupa.


Mas como usar isso ao seu favor e até alavancar o seu negócio e vender muito mais? Já adianto que não é tão difícil quanto parece ser, vamos continuar que eu vou te explicar como conciliar o marketing digital e a moda.


Como fazer marketing digital para moda e o seu negócio decolar?


Hoje em dia é comum vermos diversas lojas na internet (e-commerce) oferecendo os mais variáveis produtos. Porém tem algumas perguntas que temos que fazer primeiro antes de iniciar qualquer projeto de planejamento de marketing digital para moda ou qualquer produto do universo fashion.


  • O que você oferece ao mercado que outras empresas não possuem?

  • Porque o consumidor irá optar pela sua marca e não pela do concorrente?

  • Você entrega uma boa experiencia para o seu cliente?

  • Como está sendo utilizada as redes sociais da sua marca?

  • Preciso ter um site ou não?

  • Qual a diferença entre um site ou rede social para fazer marketing digital?

  • O seu cliente está satisfeito com seus serviços?

Se você tem a respostas para essas perguntas, o marketing digital eficiente está mais próximo do que você imagina. Mas se você não souber a resposta de ao menos uma pergunta, então vamos continuar que ainda temos algumas coisas para conversarmos.


Como se destacar no mercado da moda?



1- Defina seus objetivos


Primeiramente você deve saber onde está e a onde quer chegar. Ter um plano definido e saber exatamente o caminho que quer seguir é de extrema importância para obter resultados mais assertivos e não sofrer com possíveis frustrações. Seu seguimento é de luxo ou é voltado para o custo benefício por exemplo?


2- Defina sua persona


Você sabe o que é uma persona? Resumindo, ela é a personificação do seu cliente ideal, com todas as dores e aspirações que seus consumidores da sua página.


A partir disso defina exatamente quem é o seu público alvo, para fazer isso nós disponibilizamos um conteúdo com o passo a passo de como criar uma persona. Você sabe o que é isso no marketing digital? Eu explico para você. A “persona” seria a personificação do seu cliente ideal, assim, quando você for fazer alguma campanha ou ação promocional você saberá exatamente qual argumento usar para que as pessoas realmente sejam impactadas pelas suas ações na internet.


3- Pratique o marketing de conteúdo para moda


As pessoas estão atrás de informações, então porque você não se torna uma referência desse gênero de conteúdo para elas? Fale algo relevante para o seu público! Sabemos que opções é o que não falta hoje em dia. Por isso, é importante definir como você irá oferecer essas informações para o seu cliente. Você precisa convencer o seu público-alvo e demonstrar o do porquê sua marca é a melhor escolha.


O consumidor que gosta desse mercado é movido a novidades, dicas e inovações, ou seja, uma fonte rica de informações e novidades, é um mercado que não para e que movimenta milhões de pessoas em todo o mundo diariamente e você pode ser um dos pioneiros desse segmento.


Com o marketing de conteúdo na moda é possível que você realize todo o planejamento que o seu potencial cliente irá percorrer. Você não irá oferecer o seu produto de porta a porta e sim irá fazer com que sua casa seja atraente o suficiente para que eles venham bater na sua.


4 – O que sempre conta é a primeira impressão


Na internet, o seu cartão de visita ou a sua recepção é o seu website. No primeiro acesso, o usuário tem que ter o que ele procura de forma simples, prática e intuitiva, caso contrário ele irá deixar o seu site em alguns segundos e isso pode trazer prejuízos tanto para o seu domínio e consequentemente para o seu negócio.


Caso o usuário não tenha uma boa experiencia em seu site o algoritmo do Google enxerga o seu site como algo que não tem muito utilidade e acaba jogando-o para as últimas páginas dos mecanismos de buscas, o que definitivamente não é algo positivo. Qual foi a ultima vez que você estava pesquisando algo pelo Google e foi até a segunda página para encontrar?


5- Defina suas metas e não esqueça das ferramentas


As estratégias de marketing digital para moda podem variar muito do objetivo que você quer alcançar. Por ser algo bem abrangente temos diversos cenários a serem explorados, como por exemplo: aumentar a sua receita, sua autoridade na web ou simplesmente aumentar o numero de visitas em suas páginas online... para cada objetivo é necessário um planejamento especifico para traçar métodos para chegar até ele.


A falta de planejamento pode fazer com que você não obtenha o resultado esperado e acaba se frustrando e tendo gastos indesejáveis. Um bom planejamento, pode ocupar um pouquinho mais de tempo, mas com certeza irá proporcionar um resultado muito mais eficiente e satisfatório.


Qualidade e quantidade não são sinônimos, mas fazem a diferença.


Tirar boas fotos faz toda diferença. Até porque estamos falando com pessoas apaixonadas por estética então a qualidade do seu material tem que ser correspondente a expectativa do seu publico alvo.


Como dito anteriormente, é um setor que nunca dorme, está sempre se renovando assim como seus seguidores. O consumidor está sempre ligado em novidades e tendências do mercado, ainda mais com a internet que possibilita que isso seja feito em tempo real.


Portanto, manter a qualidade e uma frequência correta das suas postagens na rede social pode ser uma ótima estratégia para aumentar o engajamento da sua marca de maneira orgânica, ou seja, sem pagar um centavo. Oferecendo conteúdo de qualidade para quem está buscando sobre determinando assunto.


Uma das metodologias do inbound marketing é a criação de conteúdos estruturados, o que costumamos chamar de “conteúdos ricos”, eles podem ser da forma que for mais pertinente para se comunicar com seu publico alvo, então pode ser um vídeo, um artigo de blog, um e-book e muito mais. O que difere esses conteúdos dos outros disponíveis na internet é que eles são conteúdos muito bem executados e bem planejados, eles passam sua mensagem de forma clara para que isso agregue algum valor para quem o recebe, o que costumamos chamar de “lead”.


Além do assunto e da estrutura do artigo também é necessário conhecimento em algo que faça com que seu conteúdo tenha evidência diante os mecanismos de buscas, como o Google ou o Bing, estou falando das técnicas e estratégias de SEO.


Elas consistem em estratégias que ajudam o seu conteúdo a se posicionar melhor nas páginas do Google. Seu mecanismo é para fazer com que os algorítimos consigam avaliar o seu conteúdo como algo que realmente seja bom para os seus usuários.


Ele escaneia o seu site e faz uma avaliação minuciosa em todo o seu conteúdo, então uma coisa que parece simples mas que é muito importante é o título por exemplo. Da mesma forma que ele pode te levar para primeira página do Google, caso você não produza um conteúdo de qualidade ou chegue até a praticar algumas ações que não sejam recomendáveis, ele também pode banir o seu site do buscador e isso pode ser bem trágico para o seu negócio.


Porém fica tranquilo, que se você seguir as dicas das boas práticas de SEO e o tão sonhado segredo de alcançar o topo da primeira página do Google, talvez aqui você possa encontrar.



Preciso ter um site ou não?

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido que uma pessoa sem certidão de nascimento ou qualquer documento de identificação não existe. E se eu te disser que hoje uma empresa que não tem um site também não existe? Você pode acaso já viu alguma empresa bem sucedida sem um endereço na internet?


Ter um site é essencial para qualquer empresa da sociedade contemporânea, estamos cada vez mais conectados, isso impacta diretamente no comportamento do seu potencial cliente. É comum antes de efetuarmos uma compra “dar um Google” no nome da empresa e procurar o que estão falando sobre ela no Google.


A presença na internet hoje deve ser um dos principais pilares de qualquer empresa. As redes sociais são seus cartões de visitas e o seu site é a sua residência. Como você quer receber seus hospedes?


Sempre buscamos o conforto e comodidade para as pessoas que convidamos pra ir na nossa casa o mesmo acontece com um site. Ele deve ser claro, informativo e ser usado como uma poderosa arma para que você passe a aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa.


Hoje em dia as empresas de marketing de conteúdo estão em grande crescimento, assim como nós da Agência de Marketing de digital PWR. Buscamos junto ao nosso cliente oferecer uma a inteligência e execução da sobrevivência do seu negócio na internet. Até porque hoje um site amigável e bem ranqueado não somente é sinônimo de autoridade, mas também de rentabilidade, o que é o anseio de todas empresas voltadas para o segmento da moda ou acessórios fashion.


Qual a diferença entre um site ou rede social para fazer marketing digital?

Um fato: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Muitas pessoas confundem as redes sociais com um site e acham que a sua presença na internet está feita caso ela tenha alguma página no Facebook e no Instagram, bom... elas estão erradas.


Como citei anteriormente, as redes sociais utilizadas para atrair o seu potencial público, até porque você está em um mar emaranhado de pessoas, para achar a pessoa ideal é preciso definir alguns objetivos como a sua persona e saber como trabalhar o inbound marketing.


Então seguindo a jornada de compra ou o funil de vendas que é contextualizado dentro do marketing de conteúdo. Para que um usuário ou lead, como preferir, converta e se torne uma oportunidade ele tende a passar por um processo de conversão, que é a jornada de compras.


Essa jornada é definida de acordo com a projeção dos suas frustrações e aspirações do seu publico perfeito. Então iremos apostar em características semelhantes na hora de construir um anuncio no Facebook ou Instagram e dentro desses parâmetros, pode haver diversas pessoas se identifiquem com a moda, tendências, modelos e acaba entrando para o seu site e procurando pelos seus produtos.


Após iniciado o trabalho de uma empresa de marketing digital em uma marca do setor da moda, a tendência, caso tenha sido bem executada é apenas o crescimento, pois o modo como as empresas vendem e os consumidores compram mudou, e estamos falando de quem quer fazer parte do futuro pois caso o contrário, acaba sendo deixado para trás, que nem o passado.


Que tal não correr esse risco e fazer um diagnostico da sua marca com uma empresa especializada em marketing digital?


Como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa?

O Marketing digital para moda pode ser uma baita ferramenta para o seu público, pois ele é constituído por diversas etapas que buscam entregar a melhor experiencia para o lead que consome sua marca, por isso, é recomendável que você trabalhe com quem realmente entende sobre o problema que você está passando.


A PWR Marketing Digital é uma agência de Ribeirão Preto especialista em oferecer as melhores estratégias digitais do mercado. Que tal fazer um raio-x e para termos um ponto de partida para fazer a sua marca decolar na internet?





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Caso tenha alguma dúvida fale conosco, nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo(a)..

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