Tik Tok, o aplicativo criado pela Startup chinesa ByteDance, já conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. A rede social famosa por sua versatilidade, vídeos humorísticos e criatividade de seus Tik Tokers, lançou a sua plataforma de publicidade, o Tik Tok Ads ou TikTok Business como também é chamada, se igualando aos concorrentes como Facebook e Instagram.
A plataforma abre um novo leque de possibilidades para as marcas investirem em publicidade. Disney, Coca-Cola, Nike, Red Bull, Kit Kat são só algumas das gigantes que já mostraram as caras na rede social mais famosa do momento.
Vem com a gente para descobrir como é vantajoso investir em publicidade no Tik Tok e aprender como criar um anúncio. Siga a leitura até o final!
Porque investir no Tik Tok
O aplicativo tem mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, só no Brasil são criados quase 10 milhões de vídeos e 2 bilhões de visualizações mensais. Só esses números já impressionam o suficiente para querer colocar sua marca por lá, não é?
Mas não é só isso, as estratégias de marketing em vídeo têm crescido e já é o formato mais consumido pelos usuários. O estilo amador da plataforma dispensa produções elaboradas, contando apenas com uma boa estratégia de conteúdo, criatividade e foco na interação com o público através de hashtags e desafios para atingir seus objetivos na rede social.
Além disso, é uma plataforma fácil de usar e estratégica para as marcas que querem alcançar o público jovem, em sua maioria com idade entre 16 a 24 anos com conteúdo que mistura entretenimento, música e o humor tipicamente brasileiro.
O tik tok é uma plataforma focada em pessoas, portanto, dar um rosto e uma voz para sua marca, seja no perfil ou em anúncios é a melhor maneira de criar conexão dentro na rede social. E se sua marca ainda não tem um Tik toker próprio, invista em parcerias.
Fica a dica! Não é porque grandes marcas estão no Tik Tok que a sua também deve estar. Antes de esbanjar dinheiro por lá, avalie o público, objetivo e orçamento da sua marca. Ah! e os valores dos anúncios por lá costumam ser um pouquinho mais salgados se comparado a outras plataformas.
Promovendo a marca
Ao criar seu perfil no Tik Tok sua marca precisa ter:
● Nome de usuário curto e simples, para facilitar a memorização e reconhecimento;
● Crie um avatar baseado no logotipo da sua marca;
● Seja criativo na descrição do seu perfil;
● Invista em conteúdo original e criativo. Faça boas escolhas musicais e não se esqueça do bom humor;
Embora diversão e entretenimento sejam características marcantes da rede social, não se esqueça de pensar com seriedade a estratégia da sua marca.
● Defina qual o seu objetivo na rede social - aumentar vendas, aumentar a visibilidade da marca, etc;
● Defina sua persona;
● Monitore e analise os horários em que seus seguidores estão mais ativos;
● Preste atenção aos desejos do seu público e crie conteúdo baseado neles;
● Use diferentes formatos de anúncios;
● Divulgue o seu perfil do Tik Tok em outras redes sociais e convide seus seguidores para irem até o Tik Tok;
● Busque colaborações no próprio Tik Tok;
● Fique ligado nas tendências e aproveite para criar conteúdo;
● Não se esqueça de usar as hashtags nos vídeos.
Essas estratégias vão te ajudar a aumentar o número de seguidores e aumentar a visibilidade e recomendação da sua marca.
Como Funciona o Tik Tok Ads
Para começar a usar a plataforma de publicidade do Tik Tok, basta acessar o site oficial da rede, fazer seu cadastro e selecionar entre às duas opções de produtor de conteúdo: negócios ou individual voltado para os influencers. Depois é só informar seus dados pessoais e dados específicos sobre o seu negócio, como área de atuação e o que irá promover.
A conta não é criada automaticamente, é preciso esperar até 48h para ter sua solicitação avaliada e aprovada pela equipe da rede social.
Criando um anúncio
A criação de anúncios no Tik tok é semelhante a de outras plataformas. Primeiro, faça login no Tik Tok Ads, clique em ‘Campaign tab’ e depois no botão ‘Create’. Escolha a meta do anúncio Traffic (Tráfego), Conversion (Conversão) ou App Install (Instalação do aplicativo) e crie o nome da sua campanha.
O tik tok faz parte de uma Startup que tem em seu catálogo outros aplicativos, portanto ao criar um anúncio é possível escolher em quais deles seus anúncios serão exibidos.
Estão disponíveis 5 tipos de anúncios:
● Top View: anúncio exibido quando o usuário abre o aplicativo;
● Brand Takeovers: anúncios em vídeos ou imagem com duração de 3 a 5 segundos;
● Feed vídeos: com duração de até um minuto esses anúncios são exibidos no feed de publicação;
● Hashtags Challenges: com duração de até 6 dias às marcas criam desafios para os usuários;
● Branded Effects: efeitos em 2D, 3D e realidade aumentada criados e disponibilizados pelas marcas para os Tik Tokers usarem em seus vídeos.
A grande vantagem dos anúncios em vídeo é que eles não podem ser ‘pulados’ como acontece no YouTube.
Segmentação
Além dos fatores de segmentação já conhecidos, como idade, sexo, interesse, etc. O TikTok usa a segmentação automática mostrando o anúncio para o público que considera mais relevante para a campanha, o que aumenta as oportunidades de interação e conversão.
Também é possível exibir seu anúncio para um grupo específico de pessoas escolhendo os IDs dos usuários, e permite o uso de até 20 palavras-chave para atingir o seu público ideal.
Orçamento
Hora de escolher o orçamento, que é baseado em dólares e tem valor mínimo de $50 podendo ser aplicado como valor total ou diário, feito isso, escolha a velocidade com que seu orçamento será gasto. Na opção Padrão, seu orçamento será distribuído enquanto a campanha estiver no ar e a opção Acelerar gasta o orçamento mais rápido no período programado.
Otimização
Nessa etapa definimos qual a métrica de otimização, é possível otimizar para conversão, impressão e clique.
● Conversão: os preços são definidos por CPC (Custo de Otimização por clique) e os anúncios são otimizados para o público com maior probabilidade de executar a ação desejada;
● Impressão: será cobrado como CPM (Custo Por Mil) o anúncio será exibido mil vezes, independente se houver ou não cliques neles;
● Cliques: será cobrado como CPC e otimizado para receber o maior número possível de cliques.
A plataforma de publicidade do Tik Tok oferece outras funções interessantes, que valem a pena ser exploradas, como a ‘Dayparting’ em que é possível escolher os horários para exibição dos anúncios e o Video Creation Kit que é um conjunto de templates customizáveis para aguçar a criatividade dos Tik Tokers.
Conclusão
Pode ser que as marcas ainda demorem um pouco para investir pesado em publicidade no Tik Tok como já fazem em outras plataformas, isso porque ainda não se sabe quais os dados estarão disponíveis para os anunciantes avaliarem as métricas das campanhas.
Também é preciso conhecer as políticas de segurança, anti racismo e anti democráticas. Embora a plataforma precise desenvolver aspectos importantes para atrair as marcas e os profissionais de marketing e marketing digital, já demonstra o grande potencial que tem para se tornar uma forte aliada nas estratégias de marketing digital de qualquer empresa.
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