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Marketing digital para empresas de educação, saiba como ser referência no Google

Atualizado: 15 de ago. de 2019

Não é segredo para ninguém que tudo ao nosso redor mudou, por isso, adaptar-se a essa nova realidade é o que todas as empresas estão buscando nos últimos anos. Quando falamos de marketing digital para escolas estamos falando muito mais do que estratégias e táticas para impulsionar sua escola ou instituição, estamos falando de um serviço responsável por formar seres humanos para a vida.


Em uma pesquisa realizada pelo Resultados Digitais, o marketing de conteúdo é adotado por 79% das instituições que participaram da pesquisa, porém apenas 18,7 investem em marketing digital e isso pode ser um grande diferencial para sua escola ou instituição para ser pioneira e explorar um mar com infinitas possibilidades para retenção e prospecção de novas matriculas ou posicionamento da marca no mercado.


A responsabilidade é enorme na hora dos pais escolherem a escola que irá abrigar seus filhos, qual o fator que faz a sua instituição se destacar entre as outras? Além da qualidade e dos diferenciais oferecidos a informação tem que ser clara e objetiva, até porque, em um mundo conectado os pais provavelmente irão pesquisar por escolas e recomendações nas redes sociais ou no Google e a sua instituição será a resposta que ele estará procurando?


Bom, se a resposta for não, isso significa que temos um grande trabalho pela frente. Se a resposta for sim, você está aqui par saber mais e aprimorar a presença virtual da sua instituição, então ótimo, iremos abordar diversas dicas de como conquistar o sucesso no marketing digital para escolas e instituições de ensino e como conquistar a tão sonhada autoridade na rede, se tornar referência e claro, obter mais matriculas. Vamos lá?


Qual a importância marketing digital na educação?


Hoje em dia escolher uma escola para matricular os filhos, seja ela do ensino fundamental, técnico, línguas e outros conhecimentos é uma missão extremamente criteriosa, até porque estamos buscando sempre o que é de melhor para os nossos filhos.


Essa busca tem várias etapas e cada uma delas possui um peso diferente na escolha de cada indivíduo. Vemos isso claramente nas redes sociais por exemplo, se alguém fala bem de determinado serviço/ou produto o mesmo já tem um ponto a mais na hora que você for tomar a sua decisão compra ou estou mentindo?


Estamos cada vez mais exigentes. Antes não possuíamos tantas informações e o que a pessoa que estava te atendendo falasse era verdade absoluta, então como iriamos discordar? Não possuíamos acesso a tantas informações como hoje em dia. Já a internet, do mesmo jeito que trouxe diversas facilidades, para outras pode ter dificultado um pouco as coisas.



Você sabia que em uma pesquisa realizada pela agência We Are Social, o Brasil ocupa o terceiro lugar no pódio de países que passam mais tempo conectados? Hoje já são mais de 160 milhões de brasileiros com acesso a internet, isso é quase 2/3 da população conectada segundo dos dados divulgados pelo IBGE.


Então agora eu te pergunto: Explorar os meios digitais não seria a melhor escolha para sua instituição educacional?


Como aplicar o marketing de conteúdo para escolas e instituições de ensino?


Para aumentar a presença da sua escola ou curso no ambiente virtual é preciso seguir algumas diretrizes, até porque você precisa saber qual o caminho quer percorrer.

Vamos supor que você está querendo aumentar o número de matriculas, você coloca um convite para as pessoas mas como está a sua recepção para receber elas? Estou falando do seu site, ele é uma das primeiras coisas que os consumidores buscam quando estão pesquisando sobre determinada marca ou produto, você mesmo já deve ter feito isso inúmeras vezes antes de comprar algo, estou mentindo?


Quando não encontramos no mínimo um bom site, automaticamente classificamos o produto oferecido como duvidoso pois não conseguimos obter mais informações sobre aquilo que estávamos buscando. Portanto, um bom site, com informações claras e objetivas, navegação rápida e conteúdo relevante é um ótimo começo para quem está querendo ampliar sua presença na internet.


O segundo passo é as redes sociais, uma página no Facebook, Instagram ou até no LinkedIn podem ser meios valiosos para divulgar os seus serviços ou até encontrar potenciais clientes. Além disso, as redes sociais acabam se tornando um meio de comunicação direto, e isso automaticamente aumenta o engajamento do público com a sua marca o que pode trazer resultados benéficos para sua marca.


Terceiro passo: tenha conteúdo relevante! Por ser um tema extremamente abrangente, os pais que procuram por escolas e especialidades em geral buscam por muita informação antes de tomar uma decisão, logo, saciar essa vontade e sanar as duvidas do seu publico alvo como forma de conteúdo rico em informações e que realmente pode ser útil pode se tornar uma vantagem para sua marca na tomada da decisão do consumido.


E o quatro passo é conheça quem você está se comunicando. Uma estratégia de marketing sem o planejamento necessário é como querer pescar um peixe com uma peneira em mar aberto. Muitas pessoas acham que é fácil impulsionar uma publicação no Facebook ou no Google Adwords por exemplo, mas elas estão muito equivocadas.


Como obter resultados?


Para que o anúncio realmente traga resultados é necessário um estudo sobre o seu negócio e o publico alvo. Para isso que criamos o que chamamos de “Persona”, ela é a personificação do seu consumidor ideal. Nessa construção buscamos mapear todas as dores e aspirações desse publico alvo para realmente entendermos o modo mais eficaz para se comunicar com eles.


A partir da persona você consegue criar a jornada de compra que o lead irá percorrer até a etapa final do seu negócio. Isso é importantíssimo para o sucesso do marketing digital para escolas e instituições de ensino pois você estará separando o processo por etapas que consitem em: Aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema e consideração da solução.


Veremos um pouco mais sobre a jornada de compras a seguir:


O que é a jornada de compras e como ela pode auxiliar no sucesso do marketing de conteúdo para escolas e instituições de ensino.


A jornada de compra é uma etapa crucial para que o marketing digital tenha sucesso. Após o processo de criação da persona você irá mapear as ações que o seu publico irá percorrer até chegar a tão sonhada compra.


Geralmente ele é feito por meio de um funil de vendas que definem a aplicação do seu conteúdo e a etapa que ele está percorrendo. Essas etapas são constituído

resumidamente entre topo, meio e fundo de funil que abrigam os visitantes, leads, oportunidades e clientes respectivamente.


Isso possibilite que você tenha um plano de ação e diretrizes para direcionar o conteúdo correto de acordo com a maturidade do seu lead. O conteúdo certo, no momento certo pode ser decisivo para aumentar as chances em que esse lead de converta em uma venda ou oportunidade.


Como obter o sucesso do marketing digital para escolas ou instituições de ensino em geral?


Se você chegou até aqui já está ciente de toda a complexidade que envolve o marketing digital. Parece ser simples mas é necessário experiencia e conhecimento de um profissional da área ou você estará apostando em campanhas e estratégias que não irão trazer os resultados esperados e que até podem custar mais caro do que deveriam.


Por isso, na hora de adotar o marketing digital busque uma agência como a PWR, especialista em marketing digital e conta com uma equipe de profissionais graduados e capacitados para otimizar e fazer o máximo para que o seu objetivo seja alcançado.

Então que tal dar o primeiro passo agora mesmo? Realize um diagnostico da sua marca e veja os pontos positivos e negativos da sua presença no universo digital.


Podemos te dar um norte e apontar o melhor caminho para seguir : )





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