Uma escrita persuasiva certamente traz mais resultados para sua marca. Estamos falando de copywriting, uma estratégia de produção do texto que leva o público a realizar uma ação desejada. Mas como fazer isso? Existem muitas técnicas de copywriting e nesta publicação você vai aprender as principais delas. Então, se você quer ampliar os seus resultados de marketing e vendas, continue com a gente!
Antes de tudo, vamos entender o conceito de copywriting e como o uso estratégico da escrita pode conquistar conversões e consequentemente ampliar vendas.
Copywriting e Jornada de Compra
Basicamente, copywriting é a produção de textos persuasivos, ou seja, que induzem o público a uma ação.
Apesar de relativamente novo, o termo copywriting usa muitos conhecimentos da redação publicitária, mas os conceitos se diferem. Os dois são usados no marketing, mas a grande diferença é que o copywriting é cuidadosamente projetado para fazer o usuário agir.
O tema se relaciona totalmente com marketing de conteúdo ou inbound marketing, uma poderosa ferramenta no desenvolvimento de negócios que contempla a jornada de compra do público.
Esta jornada é formada por 4 estágios:
A – Atenção I – Interesse D – Desejo A – Ação E durante todos esses estágios, o copywriting está presente, conduzindo e estimulando o público a seguir adiante. Para isso, ele precisa receber conteúdo de qualidade redigido de maneira estratégica. Como fazer isso? A seguir você irá conhecer algumas técnicas.
Técnicas de copywriting: como acionar gatilhos mentais
Desenvolver uma escrita persuasiva não é algo que se faz da noite para o dia, mas se você seguir alguns princípios do copywriting já poderá colher resultados positivos para sua marca.
O segredo é voltar sua mentalidade para a persuasão. E para isso, você precisa entender muito bem quem é persona, ou seja, quem é o público-alvo da sua marca, quais são as suas dores e suas motivações para então criar uma proposta de valor que verdadeiramente o atraia.
Neste ponto, Marketing e Psicologia acabam entrando em um mesmo território. Por isso, vamos trazer como referência a obra de um especialista nas duas áreas, o best-seller “As Armas da Persuasão”, de Robert Cialdini. Ele afirma que o comportamento humano segue princípios psicológicos básicos. Ou seja, existem 6 tipos de gatilhos que levam as pessoas a tomarem uma decisão e que podem ser usados para influenciá-las.
- Reciprocidade
O ser humano tende a responder / retribuir uma ação com outra ação equivalente. Por isso, não fique esperando o consumidor vir até você, entregue algo valioso para ele primeiro.
- Coerência Depois de se comprometerem com algo, as pessoas sentem-se pressionadas para se comportarem de maneira coerente com o que anunciou publicamente. - Prova social Buscamos nos outros o comportamento a seguir, por isso cases de sucesso e depoimentos funcionam muito bem para dar credibilidade à marca.
- Afeição É mais fácil nos conectar com e aceitar sugestões de pessoas que parecem com a gente ou que viveu uma situação parecida com a nossa.
- Autoridade O ser humano costuma respeitar e obedecer aqueles que identificam como superiores / autoridades em determinado assunto.
- Escassez
Quando algo se torna menos disponível ou temos a sensação de que podemos perder algo, aquilo torna-se mais desejado.
Esses gatilhos mentais que acabamos de abordar é o que norteia uma argumentação persuasiva. Tenha sempre estes princípios em mente para desenvolver os conteúdos de sua marca em cada etapa da jornada do consumidor.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. É claro que é preciso levar em consideração uma série de técnicas de redação para tornar o texto atraente, além otimizar ao máximo o conteúdo com técnicas de SEO para conquistar os melhores resultados em marketing.
Por isso, é extremamente recomendado procurar uma agência especializada. A PWR Marketing Digital conta com um time de profissionais experientes que trabalham em conjunto para aumentar o poder de persuasão de sua marca e trazer mais conversões.
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