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O que é um lançamento de infoproduto?


Lancamento-infoproduto

Um infoproduto é um produto digital com conteúdo educacional que gera conhecimento, aprendizado, engajamento e resolve as necessidades de quem o adquiriu.


Com a ascensão da educação a distância (EAD) os infoprodutos ou produtos digitais ganharam destaque, além do setor educacional os nichos de saúde, emagrecimento, dinheiro, finanças e relacionamentos estão entre os que mais produzem infoprodutos rentáveis.


Como exemplos podemos citar: cursos online, webinars, ebooks, podcasts, vídeo-tutoriais, programa de mentoria online, entre outros materiais. Nesse artigo, vamos explicar como lançar um infoproduto no mercado e conquistar mais vendas no digital, sem enrolação, bora para a leitura!


Pré-lançamento


Há muito trabalho antes de lançar um infoproduto no mercado, porque para que o lançamento seja um sucesso, a antecipação é fundamental. Após escolher o formato do seu infoproduto, realizar pesquisa de mercado para entender a concorrência e definir a persona, é hora de pensar na data de lançamento, ou melhor, em um calendário de lançamento.


Criar um calendário de lançamento te ajudará a estabelecer as datas que serão usadas para divulgação e por quanto tempo o produto ficará disponível para vendas, por exemplo. Para criar o calendário considere quando o infoproduto estará pronto e as possibilidades de atraso.


Ações pré-lançamento


No pré-lançamento é preciso gerar leads e educá-las para a venda, ou seja, fazer as leads passarem pelo funil de vendas. Para isso o produtor deve usar diversas técnicas de marketing digital como: criação de conteúdo, gatilhos mentais, tráfego pago, copywriting, e-mail marketing, páginas de captura e de vendas e muitas outras. Adquirir noções de todas essas técnicas de marketing digital demanda muito estudo e tempo e para quem não tem uma equipe própria para desenvolver e gerenciar tudo isso pode contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, assim seu foco como produtor ficará no seu infoproduto.


Essa fase é importante para adquirir autoridade, atrair, engajar e gerar expectativa no seu público. Por isso, a definição do calendário é importante para dar tempo de trabalhar todas as etapas do funil de vendas e fazer um lançamento de sucesso. Quanto menor o prazo (semanas, dias) mais gatilhos mentais devem ser usados para impulsionar as leads até a compra, criando o sentido de urgência, já que a próxima oportunidade de compra com as mesmas condições só será possível dali muito tempo.


Lançamento


Após construir autoridade e relacionamento com sua audiência, chegou a hora de abrir o carrinho e deixar seu infoproduto disponível por tempo limitado e usar gatilhos emocionais de expectativa e escassez para gerar um grande volume de vendas em poucos dias ou horas.


Há diferentes tipos de lançamento, cada um é voltado para uma etapa de desenvolvimento do infoproduto. Vamos ver os detalhes abaixo.


Tipos de lançamento


1. Semente


Esse lançamento é feito antes de finalizar o produto. O objetivo aqui é plantar a ideia na mente do seu público e regar com pequenas amostras do conteúdo que o infoproduto finalizado oferecerá. É ótimo para entender o mercado, o comportamento do consumidor, verificar a receptividade do infoproduto e providenciar as alterações necessárias antes do lançamento.


2. Interno


Para fazer esse lançamento, use a sua base de contatos, ou seja, os contatos da "lista vip", aquelas pessoas que já conhecem e reconhecem a autoridade do produtor/infoproduto e formam uma audiência engajada. É um lançamento voltado para enaltecer a marca e aproximar o produtor de sua audiência, aumentando as chances de compra.


3. Externo


Nesse lançamento de infoproduto, o produtor irá usar o marketing de influência para a divulgação, fazendo parcerias com influencers do seu nicho de atuação, outros infoprodutores e afiliados mediante pagamento de uma comissão. Para essa estratégia ter sucesso é fundamental fazer um estudo dos seguidores dos parceiros, deve haver coerência e compatibilidade de público. Essa estratégia demanda um valor de investimento maior e também gera altos retornos financeiros.


4. Relâmpago


Geralmente tem duração de 4 a 7 dias, é feito através de email marketing para uma lista de contatos selecionada, é oferecido algum bônus como desconto, acesso vitalício, materiais extras, etc. Aqui são usados vários gatilhos mentais de urgência e escassez para transmitir a ideia de que a compra é imperdível e uma oportunidade única.


5. Afiliado


Neste lançamento os afiliados são os responsáveis por divulgar e vender o seu infoproduto principalmente nas redes sociais. Podem oferecer descontos, bônus ou outros produtos por conta própria, ou por conta do produtor. Quando alguém compra de um afiliado através de um link personalizado os afiliados recebem uma comissão pela conversão das leads e vendas.


6. Perpétuo


O lançamento perpétuo é a reapresentação ou relançamento do infoproduto, dessa vez para uma nova base de leads que passaram a fazer parte da sua lista de contatos. Para garantir um lançamento perpétuo de sucesso é preciso ter feito um lançamento bem-sucedido anteriormente.


A vantagem aqui é a economia de tempo, já que o infoproduto a ser lançado é o mesmo, só que melhor já que você teve tempo de aprimorá-lo com base no feedback recebido do lançamento anterior.


As estratégias de lançamento mencionadas acima foram desenvolvidas pelo americano Jeff Walker, que se tornou referência mundial no Marketing Digital com a Launch Formula, estratégias estruturadas para aumentar as vendas online de qualquer produto.


É importante esclarecer que lançamento é um método de vendas e não um modelo de negócio, portanto não é uma boa ideia depender apenas das receitas geradas pelos lançamentos sazonais.


Para os empreendedores de infoprodutos vale considerar como alternativa de receita, a realização de eventos presenciais com a participação de profissionais de várias áreas, oferecendo a possibilidade de seus clientes fazerem networking e ainda criar parcerias para o lançamento de novos infoprodutos.


Uma coisa é certa, ao aplicar as técnicas mencionadas aqui desde a pesquisa de mercado até o lançamento do infoproduto você terá muito mais chances de aumentar suas vendas.


 

O comportamento do consumidor que consome edução online mudou, e a PWR Marketing digital ajuda experts e empresas chegarem até seus possível cliente e escalar as vendas com lançamento de infopoduto.



Somos especialistas em marketing digital com foco em lançamentos, temos cases no Brasil e no exterior sendo no Hawaii - EUA. Com nosso auxilio nossos clientes faturaram mais de 35 milhões de reais em vendas nos últimos 12 meses.



A PWR, agência de marketing digital está entre as melhores empresas de marketing digital do Brasil com resultados reais, temos escritórios em São Paulo (Alphaville), Ribeirão Preto e Portugal.



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