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5 Dicas de Marketing Digital para aplicar na estratégia do seu e-commerce

Atualizado: 6 de Dez de 2021



O crescimento da internet nos últimos anos proporcionou novas oportunidades de empreendimentos, como a criação de e-commerces (lojas virtuais).


A possibilidade de realizar vendas em um local dinâmico e democrático como a internet é algo muito vantajoso para as marcas visto que, permite alcançar pessoas para além da atuação física do empreendimento e fidelizar diferentes audiências.


Com as pessoas cada vez mais conectadas, a diversidade de produtos e marcas disponíveis é fator motivador para levar os usuários as compras.


Mas é preciso considerar a atuação da concorrência, já que nesse cenário tudo é ampliado. Um jeito de se destacar perante os concorrentes é apostando no poder do Marketing para o e-commerce.


Assim, anunciar e vender no ambiente digital se torna um processo facilitado, desde que sejam pensadas ações e campanhas adequadas para diferentes segmentos, aumentando a presença do e-commerce e o alcance de público.


A importância do Marketing Digital no e-commerce


O Marketing Digital tem um papel relevante no e-commerce, pois é através das estratégias desenvolvidas que os empreendedores conseguem divulgar o seu site.


A principal função do marketing digital é ajudar na divulgação do negócio, por meio de sites, postagens em blogs e redes sociais, links patrocinados, entre outros formatos de conteúdos, visando aumentar o número de clientes.


Destacar o seu empreendimento nos mecanismos de busca, por exemplo, é um jeito de ter mais visibilidade e conquistar a preferência das pessoas que identificam a marca no buscador e passam a se relacionar com ela.


Dicas para desenvolver estratégias de Marketing Digital

O sucesso do e-commerce depende muito de um bom planejamento e técnicas de marketing eficientes para conseguir evidenciar o negócio. Algumas das mais utilizadas são:

  1. Aposte no Marketing de Conteúdo para captar leads

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de marketing mais interessantes para o e-commerce.


Com esta técnica é possível desenvolver diferentes materiais com um conteúdo útil para atrair os leads (potenciais clientes).


Os conteúdos podem ser disponibilizados em posts no blog, páginas ou perfis nas redes sociais e até por e-mail com o envio de e-books.


Outra possibilidade é aplicar o marketing de conteúdo ao criar as descrições dos produtos ou serviços do seu e-commerce, evidenciando as principais características deles que aliado às estratégias de SEO (Search Engine Optimization) melhoraram o ranqueamento no Google e trás bons resultados com tráfego orgânico.


O Inbound Marketing é outra estratégia muito utilizada para uma boa divulgação. Conhecida como marketing de atração, possui as seguintes etapas: atração, conversão, venda e encantamento.


Com esta estratégia é possível ter bons resultados, além de ter o consumidor procurando sua loja virtual de forma voluntária/ativa.

  1. Use o E-mail Marketing para se relacionar com os clientes

O e-mail marketing é uma ferramenta interessante para utilizar nas ações de marketing para e-commerce, já que o e-mail é um dos principais canais de comunicação no universo digital e configura um ambiente de confiança, visto que o potencial cliente fornece o e-mail para contato.


Manter uma boa relação com a base de clientes por meio de e-mails é uma forma de fazer as pessoas se lembrarem do seu negócio e mantê-las informadas acerca dos serviços, promoções e valores da marca.


No e-commerce as ações do funil de venda são centralizadas no e-mail marketing, por isso é importante manter uma regularidade no envio de e-mails, fazendo com que esses clientes valorizem e confiem na marca. Mas sem exageros para não se tornar invasivo.


Utilize o poder das redes sociais


As mídias sociais são ferramentas de grande importância para as ações de marketing. Assim, fazer postagens que estimulam a interação, por exemplo, são formas de aproximar o cliente do negócio.


Os empreendedores que possuem um e-commerce de beleza, por exemplo, podem criar promoções de produtos e criar postagens com a seguinte Call to Action (Chamada de Ação): “Marque um amigo que gostaria de ter este produto”.


Uma ação como esta aumenta o número de visitantes do site e, consequentemente, as possibilidades de vendas, já que são pessoas que já apresentam um perfil com potencial de compra do produto e há a “recomendação” do cliente que marcou a pessoa.


Investir em anúncios pagos é outra estratégia que pode render excelentes resultados. As redes sociais possuem suas plataformas Ads que permitem fazer investimentos de custo baixo, criar anúncios de diferentes formatos e, assim, segmentar o público-alvo.


As ferramentas Ads mais utilizadas são:


  • Twitter Ads;

  • Google Ads;

  • Facebook Ads;

  • Linkedin Ads;

  • Instagram Ads;

  • Youtube Ads.


Estas são as principais plataformas usadas para o desenvolvimento de campanhas que ajudam a aumentar a visibilidade do e-commerce.

  1. Não esqueça do mobile

Os smartphones têm uma presença importante na vida das pessoas.


Considerando este fato, os empreendedores devem desenvolver um site com layout responsivo e amigável, sendo uma maneira de ter mais clientes e facilitar a interação com a página, o que também valoriza o site para os fatores de ranqueamento dos buscadores.

  1. Mostre aos usuários que o seu site é seguro

Apesar do crescimento nas vendas online, muitos consumidores ficam desconfiados a respeito da segurança dos sites, principalmente com relação ao cartão de crédito.


Desse modo, investir em um design amigável e dar instruções de como fazer uma compra segura, por exemplo, pode ser um jeito de tranquilizar as pessoas.