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Persona e Jornada de Compra: saiba como utilizar para melhorar o seu negócio!

Atualizado: 19 de Fev de 2019




O marketing digital é uma poderosa ferramenta com a qual as empresas podem contar para alavancar seus resultados. Mas, você sabe pode onde começar para elaborar uma estratégia digital vencedora que irá levar o seu negócio ao sucesso?


TUDO COMEÇA PELA PERSONA


A persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo do marketing digital.


Uma boa definição de persona passa pelo contato com o seu público-alvo. Por exemplo, se você possui uma base de clientes, essa será sua fonte perfeita para começar a investigar e criar sua persona, pois, mesmo que eles tenham perfis diferentes, alguns tendem a exemplificar sua persona.


Existe diferença entre persona e público-alvo?


Sim! É comum que haja alguma confusão nos conceitos, por isso vamos explicar de forma bem clara.

Público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.


Público-alvo: Homens e mulheres, de 20 a 30 anos, solteiros, graduados em Direito, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.


Persona: João Paulo tem 26 anos, é advogado recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.


Viu a diferença?


Além do mais, não é preciso limitar-se a uma única persona, caso você ache que tenha segmentado muito a fundo. É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida.


Como começar a definir uma persona?


Depois de entender o que é persona e quais suas vantagens para seu negócio, você precisará se orientar pelo perfil de seu cliente, ou seja, deverá ser guiado pela maioria para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:


-Quais são suas características, seus gostos pessoais, estilo de vida e personalidade?

-Dentro de seu setor, quais os assuntos interessantes para essa pessoa?

-Quais canais e quais os tipos de informação interessam para essa pessoa?

-Quais seus objetivos, dificuldades, desafios e dores?

-Qual o segmento da empresa?


Quanto mais conhecer desse potencial cliente, melhor será sua construção.


Essas informações devem ser colocadas dentro de um documento, como uma ficha organizada com outros dados fictícios, como nome, idade, gênero, cargo e nível de escolaridade.


Outro conceito importante a se conhecer para dar continuidade a sua estratégia digital é a jornada de compra.


Como eu posso alinhar as personas com a jornada de compra?


Depois de definir as personas, sua empresa está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas.


Você conhece o significado de jornada de compra? Bem, para entender essa ideia, a primeira coisa é saber que o Marketing de Conteúdo é a base de uma estratégia de Marketing Digital de resultados para a sua empresa.


A jornada de compra nada mais é do que um conjunto de etapas pelas quais um consumidor passa até concluir uma compra e, assim, tornar-se um cliente.


Entender cada uma dessas etapas ajuda a compreender essa importância e como trabalhar cada uma, por isso, vamos te explicar como funciona cada uma delas:


Aprendizado e descoberta


Aqui nessa etapa o consumidor não tem clareza se possui um problema ou necessidade, mas o seu interesse começa a ser despertado por algo que você oferece.


Reconhecimento do Problema


Quando ele inicia a pesquisa, ele descobre um problema que até o momento ele não sabia. Nessa etapa é importante começar a criar conteúdos que trabalhem esse problema e ao mesmo tempo dê a solução para a pessoa que está lendo.


Consideração da Solução


Com as possíveis soluções em mãos, ele passa para a etapa de analisar quais são as melhores soluções para ele. Nessa hora, sua estratégia deve criar uma maneira de mostrar que o seu produto é a melhor solução.


Decisão de Compra


Agora é o momento tão esperado. Aqui você deve mostrar os diferenciais da sua empresa/produto para que ele escolha você.


Assim, om a persona criada, o conteúdo para se comunicar com cada etapa da jornada de compra também ganha maior poder de assertividade.


Agora que eu te contei um pouco mais sobre a criação da persona e da jornada de compra, saiba que todas essas estratégias podem ser potencializadas através das melhores práticas de Inbound Marketing e para isso, ninguém melhor do que uma agência de Marketing Digital para te ajudar.


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