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Podcast: por que apostar nesta estratégia de marketing de conteúdo?



O consumo de podcasts está em plena ascensão e faz parte do plano de marketing de muitas empresas. Mas você sabe como funciona um podcast e porque eles têm atraído tanta audiência? Acompanhe a leitura para entender melhor esta mídia que está dando o que falar no mundo inteiro.


Já era previsto que o podcast seria uma das maiores tendências de marketing digital de 2020. Mas as expectativas foram superadas. Nesta publicação você verá o conceito de podcast e alguns números que demostram seu crescimento bombástico, além de conhecer motivos para investir nesta mídia.


Que história é essa de podcast?


Podcast é o nome dado a um material em forma de áudio publicado na web. Seria então a volta da era do rádio? A mídia tem bastante semelhança sim com os programas de rádio, mas é diferente porque o conteúdo é criado “on demand”, ou seja fica disponível para o público ouvir quando quiser.


Pode-se dizer que os podcasts derivam do conceito de áudio marketing e fazem parte do inbound marketing. Também conhecido como marketing de conteúdo, esta poderosa ferramenta reúne esforços para atrair o consumidor entregando materiais que sejam do seu legítimo interesse.


Ou seja, os podcasts trazem conteúdo criativo em forma de áudio, sendo que esse conteúdo pode ter tanto a função de informação como de entretenimento.


Números da podosfera


Para se ter uma ideia da dimensão que o podcast alcançou, confira alguns números:

- No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast. Isso corresponde a aproximadamente 50 milhões de brasileiros. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados na mídia.

Dados retirados de pesquisa realizada pelo Ibope em janeiro de 2019.

- Consumo de podcasts sobe 67% no Brasil em apenas um ano, sendo que 25% dos ouvintes consomem mais de 1 hora de podcast por dia.

Dados retirados de pesquisa feita pela Deezer em julho de 2019. - 43% dos brasileiros ouviram podcast pela primeira vez na quarentena

Dados retirados em recente pesquisa da Deezer.


Mas afinal, por que os podcasts são tão atraentes?


O formato do podcast tem várias vantagens para o ouvinte. Veja a seguir as principais.


- É prático e economiza tempo O podcast pode ser ouvido em qualquer lugar a qualquer hora, então o ouvinte consegue aproveitar um tempo esperando no trânsito, fazendo exercícios, arrumando a casa ou realizando outra atividade. É só colocar os fones de ouvido e dar o play!


- O conteúdo é gratuito O ouvinte pode consumir um conteúdo do seu interesse sem pagar nada por isso. Além disso, os podcasts não costumam transmitir propagandas inesperadas no meio da programação como geralmente acontecem com os vídeos.


- Pode ser ouvido off-line Um podcast pode ser ouvido online, acessando o site ou aplicativo que fornece o conteúdo. Mas algumas plataformas oferecem também a opção de baixar o episódio no computador ou smartphone para ser ouvido offline (geralmente esta alternativa é vinculada à aquisição de uma conta).

- Desperta o interesse

A linguagem usada no podcast torna o assunto mais atrativo. O ouvinte consegue se aprofundar no conteúdo de seu interesse de uma forma mais divertida em uma conversa mais informal e próxima.


Vale à pena investir em áudio marketing


Com tantas vantagens assim, é natural que esta mídia esteja recebendo investimentos cada vez maiores.

Na maioria das vezes o podcast é patrocinado por empresas ou outras instituições, mas não tem foco em vendas diretas. Isso não significa de maneira nenhuma que não traga resultados.


Os podcasts são uma excelente ferramenta para atingir o seu público-alvo. Além de aumentar substancialmente a audiência de maneira geral, são uma promessa para conseguir o tão sonhado alcance orgânico. É a sua marca demonstrando autoridade no mercado oferecendo conteúdo relevante para um público extremamente qualificado.

Sua empresa pode começar essa trilha adaptando o conteúdo já produzido ou então criar diretamente um canal de podcast.


É claro que este investimento só vai trazer grandes resultados se for feito de maneira eficiente, com um conteúdo interessante produzido em alta qualidade.

Quer atrair seu público com marketing de conteúdo? Nós da PWR somos especialistas no assunto e podemos desenvolver as melhores estratégias para o seu negócio. Entre em contato, vamos bater um papo.




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