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O que é Search Ads 360? Conheça e descubra o por quê utilizar

Atualizado: 12 de jul.


Você já conhece o Search Ads 360?


Essa é uma ferramenta do Google para empresas de grande porte ou agências de marketing digital que administram campanhas em diversos motores de busca.


Embora seja do próprio Google, essa plataforma permite integrar as contas de anúncios de outros mecanismos de busca, como o Bing, em um único lugar.


Além de facilitar bastante a vida de quem anuncia em vários canais, o Search Ads 360 também possui diversas funções e interações que promovem diversos outros benefícios ao anunciante!


Nesse artigo, nós explicaremos:

  • O que é o Search Ads 360?

  • Como funciona o Search Ads 360?

  • Diferença entre o Search Ads 360 e o Google Ads

  • Vantagens do Search Ads 360

  • Integrações do Search Ads 360

  • Quando utilizar o Search Ads 360?


E muito mais! Continue lendo esse artigo até o final para saber mais informações…



O que é o Search Ads 360?


O Search Ads 360 é uma plataforma do Google direcionada para o gerenciamento de campanhas de marketing de busca em diversos canais do mundo.


É uma ferramenta paga que facilita a administração dos anúncios e palavras-chave para agrupar os resultados das publicidades de diferentes mecanismos de busca, como o Google, Bing e Baidu, em um local só.


Anteriormente conhecida como DoubleClick Search, o Search Ads 360 oferece diversos recursos e funções que aumentam a utilidade da plataforma para empresas e agências de marketing digital!


Diferença entre o Search Ads 360 e o Google Ads


Você pode estar se perguntando: “mas gerenciar campanhas não é a mesma função do Google Ads?”


Sim! Contudo, o Google Ads é somente uma plataforma de anúncios de um motor de busca (o Google) e mostra informações apenas dele. No caso do Search Ads 360, a ferramenta gerencia dados de diferentes mecanismos de busca, como Microsoft Ads.


Embora o Google seja o mais popular, muitas empresas investem em outras plataformas de anúncios pagos e o Search Ads 360 consegue integrar todas.


Portanto, essa é a diferença entre o Search Ads 360 e o Google Ads: enquanto o primeiro reúne os dados de diferentes motores de busca, o segundo mostra apenas o de um.


Ademais, outra diferença é a possibilidade de o Search Ads criar automações de lances em nível de palavras-chave e o Google Ads não tem essa função!


Vantagens do Search Ads 360


Essa é uma ferramenta que ganhou bastante popularidade entre os anunciantes na internet por oferecer diversas vantagens interessantes. Confira:


Acompanhe em tempo real

A plataforma possibilita acompanhar os resultados das suas campanhas na rede de pesquisa ao vivo. Além disso, ao contrário do Google Ads, é possível definir lances automáticos com base em regras personalizadas.


Crie campanhas integradas

Você pode rodar campanhas simultâneas em mecanismos de busca diferentes! Se você quiser criar a mesma campanha para o Google Ads, Microsoft Ads, Yahoo Ads ou outra fonte de pesquisa, vai conseguir acompanhar o resultado de todas elas em um lugar só.


Economia de tempo

Você gerencia mais de um anunciante nos mecanismos de pesquisa?


Além da possibilidade de criar campanhas integradas, você também pode acompanhar diferentes grupos de contas de mecanismo de pesquisa no Search Ads 360. É uma função que facilita bastante para quem tem uma agência de marketing.


Tomada de decisão mais assertiva

Com uma visualização mais clara dos dados das campanhas e geração de relatórios, você tem uma visão melhor das campanhas da sua empresa e do retorno dos seus investimentos, possibilitando tomar decisões mais eficientes para sua empresa.


Dados unificados

Como falamos, o Search Ads 360 disponibiliza diversas métricas e gráficos para você comparar o resultado das campanhas nos diferentes mecanismos de pesquisas. Inclusive, é possível imprimir para explorar os dados em uma reunião ou mandar para seu cliente, por exemplo.


Mecanismos compatíveis com o Search Ads 360

É possível utilizar o Search Ads 360 para integrar esses mecanismos de busca:


  • Google Ads: a tradicional plataforma de anúncios do Google.

  • Microsoft Advertising (Microsoft Ads): é a ferramenta de publicidade da Microsoft (Bing)

  • Yahoo! Japan Sponsored Products (Yahoo! Japan): mecanismo de pesquisa do Yahoo — bem popular no Japão.

  • Baidu: um dos maiores motores de busca do mundo e o mais utilizado na China.


Como funciona o Search Ads 360?


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API é um conjunto de rotinas e padrões para a comunicação entre sistemas. É utilizando esse recurso que o Search Ads 360 consegue se conectar com diferentes mecanismos de pesquisa a fim de integrar as informações.


Dessa maneira, ele consegue enviar e receber diversos dados das fontes de pesquisa de forma automática e simultânea, como é o caso das palavras-chave.


As informações são sincronizadas o tempo todo, de modo que você pode alterar a campanha tanto no Search Ads 360, quanto nos motores de busca e vai atualizar automaticamente nos dois lugares.


Para poder conseguir as métricas de desempenho, a plataforma utiliza o seu URL de rastreamento. Assim, qualquer pessoa que pesquisar uma palavra-chave e o seu anúncio aparecer gera uma impressão, quando o usuário clica no anúncio promove um “clique” e assim sucessivamente. Ele acompanha toda a jornada do seu potencial cliente.


Em relação ao rastreamento de conversões, a ferramenta utiliza o Floodlight — um sistema de acompanhamento de conversões do Google Marketing Platform.


Basicamente, o Search Ads 360 tem três funções básicas:


Criação de campanhas

Você pode criar campanhas para qualquer mecanismo de busca dentro da própria plataforma. Como falamos, os canais são integrados, então, ao criar o anúncio na ferramenta, automaticamente aparece no Google Ads e demais canais também.


Estratégia de lances automáticas

Essa é uma das grandes vantagens do Search Ads 360 em relação ao Google Ads. Você pode definir regras específicas de automatização de lances por palavra-chave no lugar de fazer manual.


Emitir relatórios

Com base no desempenho das campanhas, a plataforma oferece relatórios bem completos tanto dos motores de busca individuais quanto dos resultados juntos!


Integrações do Search Ads 360


Essa plataforma possibilita diversas integrações com outras ferramentas. Confira com o que você pode conectar seu Search Ads 360:


Google Analytics

Você pode colocar metas do seu site no Google Analytics no Search Ads 360 para coletar ainda mais dados e gerar relatórios mais completos.


O Google Analytics 360 ainda oferece outros recursos extras, como a possibilidade de criar estratégias de lances que usam metas ou transações do Google Analytics 360.


Gerenciador de tags

Também chamado de Google Tag Manager, esse é um sistema que possibilita atualizar ou incluir scripts de código (tags) no site ou aplicativo sem a necessidade de alterar o código-fonte. Com essa integração, você consegue gerenciar as tags do seu site pelo Search Ads 360 com tranquilidade.

Display & Video 360

Essa é uma ferrmenta completa que permite planejar e criar anúncios. Com o Display & Video 360, você pode planejar campanhas, gerenciar criativos, organizar informações do público. Ao integrar com a plataforma, você pode publicar campanhas e monitorar os anunciantes em motores de busca diferentes.


Google Big Query

Essa é uma solução do Google para compilar e integrar a análise de um grande volume de dados. Conectando com o Search Ads 360, você consegue exportar e compartilhar insights das suas campanhas com segurança.


Data Studio

Trata-se de uma ferramenta para transformar dados em painéis, gráficos e relatórios de maneira bem visual e prática. Quando você se integrar à plataforma, será possível visualizar suas métricas melhor!


Google Merchant Center

Essa é uma integração interessante para quem administra campanhas de e-commerces, visto que é possível acessar os feeds de gerenciamento de inventários atualizados e editar conforme as novas informações.


Integrações de terceiros

Além das integrações do Google, é possível utilizar a solução de terceiros, como o Adobe Analytics, para acrescentar mais dados e funcionalidades a sua ferramenta.


Avaliação de redes sociais

Se você também anuncia em redes sociais, é possível analisar as informações advindas dos seus anúncios.


Quando utilizar o Search Ads 360?

Existem dois casos em especial em que é interessante utilizar o Search Ads 360.


O primeiro é quando você quer anunciar em vários motores de busca, então, a plataforma é excelente para compilar os dados e comparar o desempenho, economizando bastante tempo e facilitando as tomadas de decisão.


O segundo caso é quando estamos falando de agências de marketing. Como são empresas que controlam contas de clientes diferentes, essa ferramenta, além de facilitar a gestão das estratégias de cada cliente, também possibilita analisar o resultado da agência no geral.


Para quem trabalha com o marketing de conteúdo, o Search Ads 360 oferece a vantagem de acompanhar o comportamento dos usuários e, assim, fornecer uma análise mais aprofundada em relação às estratégias. Além disso, é possível comparar os resultados com o inbound marketing e os anúncios pagos.


Como criar uma campanha manual no Search Ads 360?



  1. Acesse a conta do motor de busca em que você quer criar a campanha;

  2. Clique na guia “Campanhas” → “+ Nova campanha”;

  3. Coloque um nome na sua campanha;

  4. Ponha as configurações conforme o motor de busca escolhido (cada um é diferente);

  5. Clique em “Salvar”.


Pronto! Campanha criada. Não precisa se preocupar: vai atualizar automaticamente na plataforma de anúncios do mecanismo de busca escolhido para anunciar.


Como criar uma estratégia de lances do Search Ads 360

  1. Entre na conta do anunciante;

  2. Selecione “Estratégias de lances” → “Estratégias de lances” novamente → “+ Estratégia de lances”;

  3. Em “Metas”, acrescente: nome da estratégia, moeda e meta;

  4. Logo depois, coloque a origem e o tipo de conversão em “Origem de conversão”, caso tenha escolhido a meta “Conversões” ou “Receita”;

  5. Ponha a campanha desejada na página “Campanhas”;

  6. Salve em “Salvar estratégia de lances”


Agora, você criou a sua automação de lances e não precisa mais se procupar em realizar o trabalho manual!


Como contratar o Search Ads 360? Qual é o preço?


Se você ficou com vontade de contratar essa ferramenta para gerenciar as campanhas da sua agência ou empresa, é preciso entrar em contato com um representante de vendas corporativo para ele entender melhor a sua demanda e assim criar um pacote personalizado.


Para isso, você precisa preencher o formulário e aguardar o contato de uma pessoa da equipe do Google.


Caso queira, outra opção pode ser entrar em contato com algum dos parceiros do Google para saber mais informações!


Nota final


O que você achou do Search Ads 360? Essa é uma ferramenta que, sem dúvidas, pode trazer grandes insights para seu negócio, além de economizar bastante tempo de quem anuncia em motores de busca diferentes.


De todo modo, essa é uma plataforma um pouco mais avançada e é necessário um bom conhecimento em anúncios online para diferentes mecanismos de busca e análise de dados, afinal, é apenas uma ferramenta — os bons resultados mesmo vem da sua estratégia!


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