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Tráfego pago em redes sociais: conheça as principais ferramentas!

Atualizado: 9 de jun. de 2022




Você já trabalha com tráfego pago em redes sociais?


Hoje, boa parte dos consumidores utilizam as mídias sociais para interagir com amigos, compartilhar experiência e… Comprar!


Quantas vezes você não estava assistindo um vídeo no YouTube e aparece um anúncio ou descendo o feed do Instagram e encontrou um anúncio? Diversas empresas de todos os portes estão investindo nessa estratégia.


E você também pode usar.


Nesse artigo, você vai aprender:

  • O que é tráfego pago?

  • Por que investir em tráfego pago em redes sociais?

  • Quais são as ferramentas de tráfego pago em redes sociais?

  • Dicas para fazer tráfego pago em redes sociais


E muito mais! Continue lendo esse artigo para saber mais…


O que é tráfego pago?





Tráfego pago é o volume de usuários que chegaram na sua página por meio de anúncios online.


Basicamente, você paga para uma plataforma de publicidade distribuir seus anúncios e assim atrair novos visitantes para sua página online.


No caso do tráfego pago para redes sociais, você utiliza ferramentas de anúncios de redes sociais, como o Facebook Ads ou o LinkedIn Ads, para divulgar alguma campanha da sua empresa.


Por que investir em tráfego pago em redes sociais?


Segundo uma pesquisa da Cupom Válido, que reuniu informações da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o terceiro país no mundo que utiliza as redes sociais. Conforme o levantamento, ficamos, em média, 3h42 por dia conectados.


Imagine, então, que potencial enorme de divulgar seu negócio em um lugar assim onde o seu cliente fica por quase 15% do dia?


Por isso, investir em tráfego pago em redes sociais é uma excelente oportunidade para sua empresa.


Além disso, existem outras vantagens bem atrativas, como:


Rapidez nos resultados


Seu anúncio tem o potencial de atingir milhares de pessoas em pouco tempo e alcançar resultados mais rápidos para sua empresa.


Em uma estratégia de tráfego orgânico, você pode demorar meses e até anos para conseguir um número expressivo de vendas.


Já com um bom investimento em tráfego pago, é possível divulgar o seu negócio em pouquíssimo tempo.


Baixo custo

É possível investir a partir de US$1 (aproximadamente R$5,00) — o que é pouco em comparação a uma divulgação em TV aberta e outros canais de propaganda tradicionais.


Para divulgar sua empresa por apenas 30 segundos na programação do Altas Horas, por exemplo, custaria R$ 161.900,00!


Sendo assim, é uma forma barata de investir na sua empresa.


Mensuração de resultados


Todas as plataformas disponibilizam uma série de dados para você analisar os resultados das suas campanhas.


Na publicidade tradicional, é difícil obter dados o suficiente para analisar uma campanha. Se você colocar um outdoor, como você identifica as pessoas que procuraram a empresa a partir dele?


Com os anúncios online, você descobre esses e muitos outros dados!


Quais são as ferramentas de tráfego pago em redes sociais?


Existem diversas ferramentas de tráfego pago em redes sociais! Confira as principais:

Facebook e Instagram Ads De longe, essas são duas das principais redes sociais utilizadas no Brasil.


Quando falamos Facebook Ads, incluímos também o Instagram Ads, já que você pode divulgar anúncios nas duas plataformas (o Mark Zuckerberg comprou o Instagram em 2012).


E existe um potencial enorme para essas duas redes, já que o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários e o Facebook mais de 2 bilhões!


O Facebook Ads possibilita direcionar os anúncios para o seu público-alvo, segmentado por interesse, localização, gênero, idade, dentre outros filtros. Então, esse recurso melhora as chances de atingir clientes em potencial e aumentar sua conversão


O Instagram Ads também permite segmentar, mas tem menos recursos do que o Facebook Ads, então, o segundo é considerado mais completo e recomendado para quem quer anunciar enquanto o primeiro é mais indicado para anunciantes iniciantes.


Além disso, o Facebook Ads disponibiliza mais métricas de análise, proporcionando uma análise melhor dos resultados.


O que dizer da maior plataforma de vídeos do mundo?


Segundo a Alexa, o Youtube é o segundo site mais acessado do Brasil e no mundo. São quase 2 bilhões de usuários ativos!


Sua plataforma de anúncios, o Youtube Ads, é considerada excelente para atrair mais usuários qualificados até sua página.


Isso porque você pode colocar para exibir seu anúncio somente com palavras-chave específicas e relacionadas à sua empresa. Por exemplo, vamos imaginar que você busque “agência de marketing digital”, a PWR pode colocar para exibir um anúncio direcionado para você, visto que demonstrou interesse no assunto.


Outra vantagem dessa ferramenta é que você paga somente se os usuários demonstrarem interesse.


Para completar, existem diferentes formatos de anúncio:

  • Bumper ads — aqueles de 5 segundos;

  • Anúncios in-stream — aqueles com uma duração maior (o anunciante só paga se o conteúdo for exibido por 30 segundos no mínimo);

  • Anúncios de vídeo discovery — são exibidos ao pesquisar um assunto na barra de pesquisa;

  • Anúncios de masthead — parte superior da página inicial do YouTube;

  • Anúncios de vídeo action — modelo que permite navegar por um catálogo de produtos.

O LinkedIn Ads é a ferramenta de anúncios do LinkedIn.


Considerada a maior rede social profissional do mundo, essa plataforma oferece um excelente potencial para quem deseja atingir um público profissional ou B2B.


Conforme informações da HubSpot, quando estamos falando em geração de leads, o LinkedIn consegue ser 277% mais eficiente em comparação a outras redes sociais.


Nesse sentido, embora não seja uma plataforma tão utilizada, vale a pena investir nessa plataforma caso seu público costume utilizar. Ela disponibiliza diversos formatos de anúncios, como:


  • anúncios de imagem única;

  • anúncios em vídeo;

  • anúncios em carrossel;

  • anúncios de evento;

  • anúncios de mensagem;

  • anúncios em conversas;

  • dentre outros.

O Tik Tok virou uma febre mundial e bateu a grande marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês em 2021.


E adivinhe? O Brasil é o segundo país que mais usa essa rede social no mundo segundo uma pesquisa da Statisa.


Portanto, se o seu público está presente nessa ferramenta (principalmente se for jovem), vale a pena investir no tráfego pago para redes sociais direcionado para essa plataforma.


Por enquanto, a ferramenta libera somente 3 formatos de anúncios:

  • Feed;

  • Vídeo;

  • Spark — impulsionar um conteúdo orgânico do seu perfil.

Outra rede social com um grande potencial, mas ainda pouco explorada é o Pinterest!


Essa é uma rede social de imagens e vídeos. Costuma ser bastante utilizada para encontrar inspiração para produção de conteúdos, decoração de ambientes, montagem de looks, ideias de projetos, dentre outros.


Para e-commerces, por exemplo, é uma boa oportunidade de divulgar a marca.


Sendo assim, também é interessante atrair um público mais qualificado para sua empresa.

Você pode utilizar os formatos de carrossel, shopping, coleção, vídeo, estático e padrão. Nessa plataforma, destacam-se anúncios mais criativos com cara de inspiração!


Já pensou em utilizar o Twitter para impulsionar o seu negócio?


Embora não seja a plataforma de tráfego pago em redes sociais que os anunciantes pensam para divulgar seu negócio, o Twitter tem mais de 14 milhões de usuários no Brasil, então, pode ser uma boa oportunidade para sua empresa!


Além da baixa concorrência, a ferramenta também disponibiliza todos os recursos das outras, como segmentação, objetivo, etc.


Você pode anunciar em quatro formatos: anúncios promovidos, anúncios para seguidores e trend takeover.


6 dicas para fazer tráfego pago em redes sociais


Independente da ferramenta de tráfego pago em redes sociais que você utilize, é importante se preocupar com alguns pontos primeiro para obter um bom resultado. Confira algumas dicas importantes:


Conheça sua persona


O tráfego pago só apresenta um bom resultado quando você realmente conhece a sua persona — o seu cliente ideal.


Lembra que falamos das segmentações sobre o público que permitem alcançar melhor o público certo? Então!


É possível segmentar seu público para assuntos de interesse, idade, gênero, localidade e muito mais! Portanto, quanto mais você conhece o seu público, mais você consegue limitar quem chega até seu negócio.


Além disso, dentre tantas ferramentas de anúncio, você escolhe a melhor rede social para investir sabendo aquela onde o seu público está.


Por exemplo, os jovens estão usando bastante o Tik Tok, então, se você fala para essa audiência, essa pode ser uma boa plataforma. Agora, se você conversa com o público executivo, pode ser interessante utilizar o LinkedIn!


Se possível, mapeie as seguintes informações do seu público:


  • Idade média;

  • Gênero;

  • Escolaridade;

  • Renda média;

  • Localidade;

  • Interesses e gostos;

  • Redes sociais;

  • Objetivos;

  • Dificuldades;

  • Desejos.

Produza conteúdo

Quando estamos estudando sobre tráfego, fica a dúvida: investir em tráfego pago ou orgânico?


Contudo, a verdade é que tráfego pago e tráfego orgânico caminham juntos.


Caso você não conheça, tráfego orgânico é o volume de usuários que chegam a sua página sem investir em anúncios — em geral, pela produção de conteúdo.


E por que é importante investir nos dois juntos?


A produção de conteúdo, além de também atrair novos visitantes para sua página, serve para qualificar o seu público — e, consequentemente, melhorar os resultados do seu tráfego pago em redes sociais.


Por exemplo, é possível pegar o público que interagiu com seu conteúdo e segmentar os anúncios para encontrar outros usuários com o mesmo padrão.


Então, invista também no marketing de conteúdo.


Crie um bom criativo


Qual é a real função do tráfego pago em redes sociais?


Divulgar uma mensagem a fim de atrair mais pessoas para algum objetivo — comprar, fazer um pedido, marcar uma consulta, etc.


Contudo, se existe um problema na sua mensagem, você acaba expandindo para mais pessoas — e, consequentemente, não tem os melhores resultados.


Então, é preciso caprichar no seu criativo (o material que será divulgado). Confira algumas dicas para acertar melhor:


  • Estude sobre copywriting;

  • Utilize diferentes formatos de criativo;

  • Capriche no design.

  • Pegue imagens de boa qualidade;

  • Aposte em vídeos.


Atenção: lembre-se de estudar as políticas de publicidade de cada plataforma, visto que cada uma possui regras específicas que, caso você não cumpra, pode aplicar penalidades na sua conta.


Sempre analise os dados

Como falamos antes, o tráfego pago em redes sociais fornece uma série de dados para você analisar suas campanhas. Dentre esses dados, estão: o CPC, número de conversões, CPA, frequências, dentre outros.


Essas métricas acompanham a performance das campanhas e implementam melhorias, então, é fundamental conhecer cada um deles e saber analisar cada um.


Faça uma chamada para ação clara


Pode parecer besteira, mas a CTA (Call To Action) pode fazer toda diferença no desempenho do seu anúncio.


Nesse caso, para fazer a chamada para ação correta, é preciso primeiro conhecer os objetivos das campanhas.


Por exemplo, o Instagram Ads possui os seguintes objetivos:

  • Reconhecimento da marca;

  • Alcance;

  • Tráfego;

  • Engajamento;

  • Instalações do aplicativo;

  • Visualizações do vídeo;

  • Geração de cadastros;

  • Mensagens;

  • Objetivo;

  • Vendas do catálogo;

  • Tráfego para o estabelecimento.


Em cada um desses, você precisa indicar uma CTA diferente. De preferência, coloque a mensagem bem clara, como “clique no botão de faça seu pedido para pedir seu lanche”.


Contrate um bom gestor de tráfego


Gestor de tráfego é o profissional responsável por gerenciar seus anúncios. Ele vai não apenas cuidar do tráfego para redes sociais, como também de outros canais — o Google Ads, por exemplo.


Ele trabalha criando as melhores estratégias de divulgação, analisando os dados, otimizando as campanhas, dentre outras funções.


Nesse caso, se você quer realmente um resultado profissional com anúncios online, vale a pena contratar um gestor de tráfego ou uma agência de marketing para cuidar dessa parte!


A PWR Marketing Digital pode te ajudar com o seu tráfego pago para redes sociais


Os anúncios na internet são uma excelente forma de atrair novos clientes em potencial para sua empresa, mas não basta apenas aplicar dinheiro na plataforma e esperar que o resultado apareça. É preciso estratégia.


A PWR Marketing Digital é especialista em tráfego pago para diferentes plataformas de anúncios. Já gerenciamos mais de 1.5 milhões de reais em conta de dezenas de clientes e promvemos diversos cases de sucesso para empresas de diferentes segmentos.


Podemos fazer isso por você também! Estamos localizados em São Paulo (Alphaville) e Ribeirão Preto e oferecemos um serviço completo.


Entre em contato conosco e faça seu orçamento!





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