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Qual a importância da UX para o marketing digital?

Atualizado: 15 de ago. de 2019

Estamos criando uma vida cada vez mais online e digital, tanto que passamos grande parte do dia diante um computador e nas horas vagas vamos passar o tempo nas redes sociais como o Facebook e o Instagram.



As atividades diárias feitas com a ajuda da internet variam desde ações de entretenimento como navegar nas redes sociais quanto marcar coisas importantes como reuniões, médicos e até as compras do mês que você nunca tem tempo para fazer.


Você já imaginou fazer todas essas coisas com a mesma tecnologia de dez anos atrás? Tenho certeza que seria um desafio com as telas e as plataformas daquela época. A tecnologia evoluiu e o modo de usá-las também.


Essa evolução marca uma corrida de inovação e evolução tecnológica que visa alcançar um serviço cada vez mais eficiente e prazeroso para o consumidor. É uma corrida sobre qual marca irá proporcionar a melhor experiência para o usuário e é dessa maneira em que você converte as pessoas em consumidores e fãs do seu serviço.


Antes era necessário ir até uma loja para obter informação sobre determinado produto ou serviço e ela era provavelmente era uma das poucas fontes das quais você poderia saber mais sobre o que realmente queria. Nessa jornada, toda experiência importa: desde o momento em que você entra na loja até o pagamento.


Suponhamos que você precisa de atendimento para que tire algumas dúvidas sobre uma televisão que está querendo comprar. Nenhum atendente vai até você e você fica esperando 40 minutos até que alguém venha te dar atenção que necessita. Você sairá feliz dessa loja? Eu imagino que no mínimo terá saído nos primeiros dez minutos de espera, não?


É assim que funciona no universo digital, a experiência de usuário (UX - User Experience em inglês), é algo crucial para a saúde da sua marca e uma ferramenta importantíssima na fidelização de clientes.


Quais os benefícios da UX para o seu negócio?



Fidelização dos seus clientes é uma delas. Quando o usuário tem uma experiência que vai além das expectativas, ele não será somente mais uma pessoa que usou o seu produto ou serviço, ele se tornará um fã da sua marca e automaticamente irá falar bem dela nas redes sociais e para qualquer pessoa que ver pela frente.


Podemos ver um exemplo nítido com os usuários de empresas de Smartphones como a Apple e Samsung. São duas corporações gigantes que vendem milhões de aparelhos mundialmente.


São marcas que oferecem teoricamente o mesmo tipo de produto, mas que possui diferentes públicos alvos.


Quando se diz respeito a maçã (Apple), falamos de pessoas que se importam com facilidade, usabilidade e estabilidade. O próprio sistema desenvolvido pela companhia, o IOS além de apresentar uma interface simples e fluida, entrega tudo o que um usuário comum precisa sem precisar se esforçar muito.


Isso é refletido em todo ecossistema de produtos da companhia, seja nos smartphones, computadores e wearables “tecnologias vestíveis” .


Outro diferencial está no design e na exclusividade da companhia, tendo em vista que ela prefere manter seu catálogo de produtos enxuto e objetivo, você não verá a companhia lançando mais que 5 smartphones no ano como acontece com sua principal concorrente: Samsung.


Da mesma forma que a Apple possui uma grande liga de fãs, a Samsung não sai perdendo. Hoje ela assume a imagem de ser uma companhia inovadora e pioneira (lugar que antes pertencia a Apple).


O diferencial está no catálogo de produtos da empresa que vai desde processadores de celulares a eletrodomésticos. Focando somente no setor de smartphones, ao contrário do que vimos anteriormente, a empresa lança diversos aparelhos de acordo com o público alvo, suas necessidades e poder aquisitivo.


Vemos produtos acessíveis, intermediários e premiums, ela e utiliza o sistema operacional Android que é o queridinho de quem busca personalização, performance e custo-benefício.


Cada marca construiu sua própria jornada para conduzir o usuário de acordo com o que a empresa se propõe. No final, quem acaba levando vantagem é aquela que realmente consegue compreender o gosto dos usuários, além de constituir um mercado mais acirrado e proporcionar mais escolhas para os usuários.


Porque a UX é importante na sua estratégia de marketing digital?




Quando falamos do marketing de conteúdo, há alguns processos que precisam ser feitos para que sua ação seja eficiente e que realmente traga resultados. Entender o seu público alvo é um deles e pode ser explorado de diferentes formas, como por exemplo na jornada de compras ou na construção da persona.


Uma das etapas que as pessoas geralmente deixam de lado é a experiência de usuário, ou seja, qual vai ser a reação do indivíduo ao percorrer a jornada que você preparou para ele? Devemos levar em conta aspectos cognitivos, emocionais, capacitivos, comportamentais, contextuais e muito mais e isso deve ser feito de forma universal, pois pode apresentar reações diferentes de acordo com cada pessoa.


Se o usuário se sente bem e de algum modo valorizado quando ele se relaciona com a sua marca ele provavelmente será além de um cliente fidelizado, um fã da sua marca. Ele só terá boas experiências e memórias relacionadas a sua empresa e a sua marca e isso pode proporcionar diversos benefícios.


Do mesmo cenário em que o usuário tenha uma experiência satisfatória, quando ocorre o contrário isso pode se tornar um verdadeiro pesadelo.


Vamos imaginar que algumas pessoas não tenham boas memórias, uma coisa é fato: elas provavelmente não irão consumir o seu produto ou serviço novamente.


Além disso, dependendo da frustração pelo qual ela passou, ela pode levar impressões negativas a todos os amigos e familiares e colocar a credibilidade da sua marca em jogo. Por isso, apostar em uma boa experiência de usuário não somente irá trazer diversos benefícios para a sua marca, mas servirá como ferramenta para evitar diversos malefícios.


Como usar a experiência de usuário no marketing digital?


A experiência de usuário está presente em toda ação de marketing, seja off-line ou online. As agências projetam uma ação pensando na melhor estratégia possível. Estamos falando de uma equipe dedicada em elaborar a estratégia mais efetivas para sua empresa e também para os seus consumidores.




Saiba sobre os 5 pilares da Experiência de Usuário


1 – Estética

A estética é definitivamente um dos aspectos em que os consumidores dão mais importância, até porquê, caso você compre um notebook, televisão ou geladeira, nunca procuramos pelo produto MENOS atraente, não é mesmo?


O design conta e muito para diferenciar a sua marca dos concorrentes e também para atrair consumidores que se identifiquem com seu produto.


2 – Usabilidade

Um produto com um bom design, mas sem uma boa usabilidade não serve para muita coisa. Provavelmente, os seus potenciais clientes ficarão bem frustrados em pouco tempo.


Uma boa usabilidade proporciona uma integração eficiente com o design. Caso seja feito de modo ágil e eficiente o resultado não será outro a não ser a satisfação.


3 – Arquitetura da informação

A organização das informações é algo muito importante na UX. A informação tem que ser clara, objetiva e de fácil acesso para todos os usuários.


Ela é muito utilizada no marketing digital para prever as ações que os usuários irão percorrer para encontrar aquilo que está procurando, faz parte da construção da jornada de compra.


Por exemplo, você sabia que o nosso cérebro é condicionado a assimilar informações com mais facilidades quando lidas da direita pra esquerda?


4 – Fluxos de interação

É importante que o usuário no início não tenha tanta dificuldade em usar os seus produtos. O caminho para que ele acesse todas as informações e funcionalidades tem que ser o mais acessível possível, sem que ele tenha que dedicar muito tempo até realmente aprender tudo que o seu produto tem a oferecer.


Fluxos de interação auxiliam ao cliente a não se sentirem perdidos.


5 – Conteúdo

Um dos pilares para toda a estratégia de marketing digital é o conteúdo, o mesmo não poderia ficar de fora da UX. Conteúdo de qualidade e relevante é importantíssimo para que o usuário realmente tenha uma boa experiência. As informações devem ser úteis e práticas e responder a todas as dores e aspirações que ele está buscando.


Porque é importante investir em UX?



Bom agora que você já sabe o porquê é importante investir na Experiência de Usuário e necessário atentar-se ao processo de implementação da UX. O responsável tem uma grande importância no processo, até porque é um dos pilares essenciais para o sucesso da sua operação.


É recomendável que você fale com profissionais que possuem experiência de anos no mercado estudando e aprimorando suas habilidades para compreender e entregar o melhor resultado para o público alvo da sua marca.


O que você acha de clicar no link abaixo e marcamos de tomar uma xícara de café?





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