PWR Marketing Digital
14 de out de 20217 min
Atualizado: 23 de out de 2021
Não importa qual é o seu negócio, se o objetivo é alavancar as vendas, investir em uma campanha de tráfego pago no Google Ads é uma das melhores alternativas para aumentar seus lucros.
Só para se ter uma ideia do poder dessa ferramenta, os anúncios criados no Google Ads podem ser exibidos em mais de 2 milhões de sites e atingir mais de 90% dos usuários de internet em todo o mundo.
Quer aprender como mostrar seu produto às pessoas certas no momento certo? Nesse post vamos te mostrar alguns detalhes do Google Ads, seus recursos, formatos de anúncios e os KPIs mais importantes para otimizar e garantir o sucesso da sua campanha.
Google Adwords é a plataforma de publicidade e anúncios do Google. Lançado em 2000, e reformulado em 2018, a ferramenta é indispensável para qualquer estratégia de tráfego pago.
A plataforma prioriza o conceito de mobile-friendly, isso é, seu layout e desempenho foram projetados para quem acessa a plataforma a partir de dispositivos móveis. Oferece recursos como o Google Marketing Platform - que combina a rede de anunciantes Doubleclick e o Google Analytics 360. E o Google Ad Manager que inclui as ferramentas Doubleclick for Publishers e Doubleclick Ad Exchange.
O Google Ads também oferece: recurso de anúncios inteligentes que permite a divulgação em diferentes plataformas; e a funcionalidade Centro de Integração do Google Ads, que permite conectar todos os produtos do Google e de outras empresas para melhor gerenciamento e desempenho de marketing.
O Google Ads funciona com um processo de leilão, uma empresa que oferece dinheiro em troca de visibilidade. Quando um usuário efetua uma pesquisa no Google, o Google Ads localiza quais os anúncios que usam as palavras-chave que correspondem aquela pesquisa.
Desses anúncios, o sistema seleciona aqueles elegíveis para serem apresentados. Basicamente é a combinação entre valor do lance e qualidade do anúncio que irá determinar qual o anúncio e em que posição ele vai aparecer para o usuário.
O Google Ads oferece algumas formas de fazer anúncio, são elas:
Ao anunciar na rede de pesquisa, o anúncio pode ser exibido no início ou fim da página, ao lado dos resultados de pesquisa, no Shopping, Imagens, apps e websites de parceiros do Google. Ao criar a campanha é possível incluir ou remover esses parceiros.
Podem ser criados anúncios de texto, do Shopping, gráficos ou em vídeo. Aqueles exibidos nos resultados de pesquisa recebem a TAG 'ANÚNCIO' sinalizando para o usuário que é um link patrocinado.
Um grupo que reúne mais de 2 milhões de blogs, sites, portais de notícias, e-mail, vídeos e aplicativos do Google e de parceiros onde seus anúncios podem ser exibidos. É ideal para atrair a atenção do usuário no início da jornada de compra e para estratégia de remarketing.
Segundo a Comscore (empresa de análise de internet) os sites da Rede de Display alcançam mais de 90% dos usuários de internet em todo o mundo. Ao anunciar pela rede de display também é possível segmentar o público e fazer os anúncios através de banners com imagens e elementos interativos.
Função destinada aos varejistas e e-commerce está disponível em 20 países. Por meio dessa plataforma é possível anunciar seus produtos, aumentar o tráfego do seu site, gerar leads e até mesmo atrair clientes até sua loja física.
Para anunciar no Google Shopping é preciso enviar dados ao Google Merchant Center, como: foto do produto, titulo, preço, condições de pagamento, nome da loja. O Google Shopping irá usar essas informações (e não palavras-chave) para determinar quando e onde exibir os anúncios.
É possível fazer dois tipos de anúncio no Shopping:
● Anúncio de produto: são criados com base nos dados do seu produto enviados ao Merchant Center.
● Anúncios de inventário: são criados combinando dados do produto e dados do inventário enviados ao Merchant Center. A página da sua loja fica hospedada na vitrine local do Google, onde os usuários podem ver quais os produtos disponíveis na loja física, endereço, horário de funcionamento e muito mais. Os anúncios de inventário não aparecem na Rede de Display do Google.
Uma campanha de vídeo pode ser extremamente relevante considerando que muitos usuários pesquisam por marca ou produto pela primeira vez direto no Youtube.
Outra vantagem é que a sua empresa não precisa necessariamente produzir conteúdo para gerar valor, porque seu anúncio será exibido antes ou durante vídeos cujo conteúdo tenha relação com a marca ou produto anunciado.
As campanhas de anúncio de vídeo para o Youtube são criadas, otimizadas e monitoradas a partir do Google Ads. O anúncio em vídeo por regra precisa estar hospedado no Youtube, mas pode ser exibido em plataformas, sites e aplicativos de vídeo dos parceiros do Google, dependendo da configuração da campanha.
Veja abaixo os tipos de anúncio que o Youtube oferece:
● Bumper Ads
Anúncios curtos e impactantes de até 6 segundos exibidos antes ou durante um vídeo. O usuário não tem a opção de pular esse anúncio. Usam lances de CPM (custo por mil impressões). É um formato interessante para campanhas cujo objetivo é aumentar a visibilidade da marca.
● In- Stream
Esse formato tem duas opções disponíveis: A primeira são os anúncios puláveis, aqueles com até 30 segundos de duração e oferecem ao usuário a opção de pular o anúncio após 5 segundos.
A segunda opção, os não puláveis, são mais curtos, no máximo 15 segundos. Ambos são cobrados com lances de CPV (Custo por visualização) ou interação, ou o que ocorrer primeiro.
Se os objetivos da sua campanha é aumentar o tráfego, gerar leads e vendas, esses são os melhores formatos para investir.
● Discovery
São aqueles anúncios que aparecem em formato miniatura com texto em locais como: parte do resultado de pesquisa no youtube, ao lado dos videos relacionados ou na página inicial do youtube para dispositivos móveis. A cobrança só é feita quando o usuário clica no anúncio. Ideais para a consideração de produtos e marcas.
● Out-stream
Esses anúncios não estão disponíveis no Youtube, eles aparecem apenas em dispositivos móveis, sites e apps de parceiros do Google.
São aqueles anúncios que o usuário deve tocar no vídeo para ativar o som, são exibidos em diferentes formatos como: banners, in-feed, em formatos nativo, intersticiais, nos modos tela cheia e retrato.
A cobrança é por CPM, ou seja, quando o vídeo é reproduzido por 2 segundos ou mais. Ideais para promover o alcance e reconhecimento da marca.
● Masthead
Esse formato de anúncio está disponível apenas mediante reserva, é preciso entrar em contato com um consultor de vendas do Google para receber estimativas e metas de impressões da campanha.
São ideais para alcançar um público amplo em um curto período. Podem ser exibidos em computador, aplicativo do youtube e no aplicativo do youtube para tv. Os anúncios para tv não incluem CTA. São cobrados por CPM.
O Google Ads é uma das melhores ferramentas para aumentar a visibilidade da sua marca, gerar acessos e converter em vendas. Para usar a ferramenta de forma eficaz é importante entender quais as métricas e KPIs (Indicadores Chave de Performance) mais relevantes a serem observadas.
As principais métricas do Google Ads:
● Taxa de Conversão
Taxa de conversão é o percentual de usuários que completam o objeto final da campanha, ou seja, tem uma ação. Essas ações podem ser fazer uma compra, preencher um formulário ou entrar em contato, por exemplo, as ações mudam conforme o objetivo comercial do campanha.
É calculada dividindo o número de conversões no seu site pelo número de visitantes.
Conversões / visitantes = taxa de conversão
Fazer testes A/B nos anúncios para identificar qual o melhor texto, imagem, call to action (CTA) que melhor otimizam é uma das técnicas para monitorar o desempenho dos anúncios.
A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes a ser avaliada em uma estratégia de tráfego pago no Google Ads, ela mostrará quantas pessoas estão realmente interessadas em comprar de você.
● CTR - Click Through Rate
Click Throught rate é a porcentagem de usuários que clicam no link após visualizá-los, é uma métrica importante que compõem o Índice de Qualidade - cálculo do Google para determinar o ranqueamento dos anúncios.
Para calcular o CTR é bem simples, basta dividir o número de cliques que um anúncio recebeu e dividir pelo número de visualizações.
Número de cliques / número de visualizações = CTR
O CTR impacta diretamente nos custos da campanha, isso porque os dois modelos de precificação de anúncios CPM (Custo por Mil Impressões) e CPC (Custo por Clique) são influenciados pela taxa de cliques que o anúncio recebe.
Avaliar o CTR é importante especialmente para quem escolhe CPC como forma de pagamento. Quanto maior o CTR menor será o CPC, isso porque o Google entende que seu anúncio é relevante para o usuário.
● ROI
Retorno sobre o investimento e uma métrica usada para saber quanto uma empresa lucrou com investimentos. No caso do Google Ads, quanto sua empresa lucrou através de uma campanha em comparação com o valor gasto nela.
Para calcular o ROI é preciso subtrair os custos do valor total da receita e dividir o resultado novamente pelos custos.
ROI = (receita - custo) / (custo)
Para ajudar a medir o ROI é importante ficar atento à Taxa de Conversão. ROI é o KPI que mostra o impacto real de uma campanha de tráfego pago no Google Ads no lucro da sua empresa.
As métricas devem ser monitoradas de acordo com o objetivo da campanha, se o objetivo é aumentar as conversões e vendas, deve-se monitorar certos dados que serão irrelevantes para uma campanha cujo objetivo é gerar tráfego, por exemplo.
Os dados analisados devem ser usados para melhorar a otimização das campanhas, investindo mais nas ações que apresentam melhores resultados, alterando ou excluindo aquelas que não apresentam resultados satisfatórios para seus objetivos.
Agora que você já sabe todo o potencial que sua empresa pode atingir com o tráfego pago no Google Ads e hora de colocar a mão na massa. Se sua empresa ainda não conta com nenhum profissional qualificado para criar e gerenciar estratégias de marketing. Entre em contato com um de nossos consultores, a PWR Marketing Digital tem cases nacionais e internacionais além de uma equipe preparado para atender os clientes dos mais diversos setores.
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