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Mobile-friendly: por que investir em SEO para dispositivos móveis?



Otimizar páginas para dispositivos móveis é fundamental para conquistar bons resultados nas pesquisas do Google e melhorar a experiência do usuário. Entenda por que o SEO para mobile é tão importante e como sua marca pode se beneficiar tornando-se mobile-friendly.


Antes de tudo, vamos repassar alguns conceitos para um melhor entendimento do assunto e então chegaremos aos principais motivos para investir em SEO mobile.


O que significa SEO Mobile?


O conjunto de adaptações para que um site indexe e melhore o rankeamento nas pesquisas realizadas por dispositivos móveis é chamado de SEO Mobile. Isso envolve desde ajustes nos códigos das páginas até no design e conteúdo para diferentes tipos de telas.


O novo perfil de usuários da internet

Todas essas adaptações nos sites são necessárias para irem ao encontro dos novos padrões de comportamento dos usuários, que estão cada vez mais acessando a internet pelos smartphones e tablets.

O celular está muito presente na rotina do brasileiro. Para se ter uma ideia, no Brasil, o celular tornou-se a principal forma de acesso à internet há anos e o número de aparelhos cresceu rapidamente.

Então, para chegar ao seu público é preciso uma versão mobile otimizada do seu site.


A importância de investir em SEO Mobile


  • Ser encontrado no Google

Com essa mudança no comportamento do usuário, é claro que os profissionais de marketing se preocuparam mais com a navegação em dispositivos móveis, mas foi a partir de 2019 que ter uma página SEO-friendly tornou-se uma exigência do mercado. Isso por que neste ano o Google atualizou seus sistemas de indexação, passando a dar prioridade para as interfaces mobile (Google Mobile First Index).

É claro que os outras estratégias de SEO para melhorar o posicionamento nas pesquisas continuam valendo, mas isso é assunto de outro post.


  • Melhorar a experiência do usuário

Quando falamos da interação entre os usuários e o site, temos que buscar a melhor experiência do usuário (UX – User Experience). Ou seja, é preciso proporcionar uma experiência agradável e ágil para o usuário que acessa a página pelos dispositivos móveis, considerando as particularidades da navegação por estes mecanismos. Veja alguns deles:

O dinamismo é fator principal nesta experiência. O usuário não vai esperar a página ficar carregando por muito tempo, ele quer velocidade na navegação e acesso rápido ao conteúdo que busca, por isso procure encurtar a jornada do usuário para que ele chegue logo onde quer.


O design também deve ser muito bem pensado na construção de um site mobile-friendly. Para desenvolver uma página atraente e intuitiva, a tendência é criar um visual clean, onde as principais informações sejam exibidas de imediato e um menu inteligente que mostre apenas os dados necessários em cada seção, sempre direcionando para o próximo passo.

Outra tendência é substituir recursos 3D por formas mais simples com superfícies sólidas (flat design) para garantir melhor adaptação nas interfaces. Neste sentido, o tamanho das fontes deve ser apropriado para o dispositivo onde o site está sendo acessado. É uma questão de responsividade.


  • Resultados


Com um bom rankeamento no Google e uma experiência positiva do usuário, seus objetivos de marca ficam mais próximos de serem alcançados.

Aumento de tráfego no site, geração de lead qualificado, criação de autoridade da marca, crescimento de vendas. Sejam quais forem os objetivos do seu negócio as técnicas de SEO Mobile podem contribuir bastante. Mas para que tudo funcione bem, o indicado mesmo deixar seu site nas mãos de especialistas. Nós da PWR Marketing Digital criamos páginas que conversam com o novo perfil de usuários e trabalhamos com as técnicas mais eficientes em SEO para destacar sua marca no universo digital.

Entre em contato. Vamos trabalhar juntos pelo sucesso de seus negócios!



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