Marketing digital B2B no segmento de telecom: crescimento de 748.000% de

visitantes no site.

O marketing digital revolucionou os negócios da Radioplan. Para se ter uma ideia, a empresa do segmento de telecom alcançou um faturamento acima de 5 milhões durante este período em que está trabalhando o marketing digital com a PWR.
Segundo os gestores, grande parte desse sucesso deve-se ao trabalho desenvolvido pela
agência de marketing digital. Por isso, vamos falar um pouco sobre o caminho estratégico que transformou a Radioplan em um verdadeiro case de marketing digital no mercado B2B.

Conquistar esse nível de satisfação do cliente é a maior recompensa pelo nosso trabalho. Mas como fizemos para superar as expectativas do cliente? Vamos falar sobre o cenário que a Radioplan apresentava quando chegou até a agência, seus maiores desafios e como a PWR Marketing Digital contribuiu para alcançar seus objetivos. E para demonstrar os resultados, ao final da publicação vamos trazer métricas do Google Analytics que validam o sucesso do cliente.


 

Cenário

Fundada em agosto de 2005, a Radioplan é uma empresa nacional que iniciou suas atividades no mercado de radiocomunicação, fornecendo equipamentos, assistência técnica, locação e instalações em geral. Depois, expandiu sua atuação com soluções em T.I. (tecnologia da informação), repetidoras de sinal de celular, cabeamento estruturado, sistemas de monitoramento CFTV e projetos de fibra óptica. A Radioplan trabalha oferecendo produtos e serviços que promovem melhorias na comunicação de instituições dos mais diversificados segmentos.

A empresa “entrou na casa” no mês de fevereiro de 2019, em um cenário econômico bastante instável. Antes disso, a Radioplan chegou a investir em anúncios no Google, mas sem o respaldo de uma empresa especializada para realizar o serviço, não chegando a resultados tão satisfatórios. Já existia um site também, mas o numero de acessos era muito baixo.
 


Problema

Neste contexto, o grande objetivo da Radioplan era, em última análise, ampliar seu faturamento. O problema a ser resolvido era gerar novos clientes, já que a empresa relatava encontrar muita dificuldade de se inserir em novos mercados. Essa é uma queixa bastante recorrente de clientes que trabalham no segmento b2b (business to business), pois as empresas costumam trabalhar sempre com fornecedores que já estão acostumadas.

Apesar de não estarem habituados com o trabalho de uma
agência de marketing digital, os gestores deram um voto de confiança para a PWR e iniciou-se aquela que seria uma grande parceria de sucesso.

 


Planejamento Estratégico

A PWR entrou em campo trazendo a sua especialidade: inbound marketing. Também chamada de marketing de conteúdo, é uma metodologia que usa estratégias e informações que atraem os clientes para a marca, produzindo aquilo que realmente interessa a eles e tornando-se referência na área.

É importante frisar que tais estratégias foram integradas às mais eficientes técnicas de SEO. Isso significa avaliar os elementos mais importantes para serem trabalhados para que o site esteja melhor posicionado nas ferramentas de busca online.


Acompanhe as fases que compuseram o plano para a Radioplan, tendo em mente que o propósito deste trabalho foi levar o público para o site e, consequentemente, aumentar a geração de leads qualificados, oportunidade de vendas e o faturamento da empresa.

Começamos buscando dados para entender o cenário da marca e fazendo um benchmarking para identificar as oportunidades e desafios do mercado, o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado.

- Programa de Aceleração de Resultados (PAR)


 Seguindo as grandes tendências de gestão corporativa, aplicamos o Programa de Aceleração de Resultados, definindo bem os objetivos a serem atingidos e as metas para se chegar até lá.
Neste momento, conseguimos definir com o cliente as 4 personas que identificamos serem alvo da comunicação da Radioplan.

- Ações
 

Vamos às estratégias que executamos para a empresa.

1 - Reformulação das
redes sociais
Criação de conteúdo e layout para alimentar o perfil do Radioplan no Facebook e Instagram.

2 - Estruturação do
SEO do site da empresa
Definição e aplicação das palavras-chave e elementos para conquistar site um melhor posicionamento do site nas ferramentas de busca online.

3 - Estruturação para campanha de
Google Ads
Planejamento de palavras chaves, estruturação de campanha, anúncios específicos para cada persona e produtos, gestão e analise de performance.

4 - Conteúdo estratégico para
blog
Criação de pautas e postagens relevantes para serem publicadas no blog da empresa.

 


Resultados


Como foi comentado, os resultados ultrapassaram as expectativas. Foram cumpridas todas as metas de para se chegar ao objetivo do cliente. Ou seja, conseguimos aumentar incrivelmente o tráfego no site, tornando a marca autoridade em seu segmento, o que gerou novos leads qualificados. Desses potenciais clientes um número considerável fechou negócios, aumentando o faturamento da empresa em última instância. Missão cumprida!

MÉTRICAS SURPREENDENTES
Confira os dados que comprovam os excelentes resultados de marketing ao longo do trabalho.

3 meses

6 meses

12 meses

Após 12 meses:

- O número de usuários ultrapassou a 82 mil pessoas, o que representa um crescimento de 748.000% de novos usuários.

- A taxa de conversão cresceu 100%.
CANAIS DE ENTRADA

Veja um comparativo sobre os canais que as pessoas utilizavam para chegar até o site da Radioplan e como está esta divisão depois de 11 meses de trabalho de marketing digital estratégico.
Antes

Depois

Como podemos ver no gráfico, o site saiu de um número irrelevante de visitantes para um grande aumento de usuários vindos por meio de todos os canais. Vale destacar o expressivo crescimento das buscas orgânicas, demonstrando que o trabalho de otimização e SEO está funcionando. Ou seja, o tráfego do site aumentou (e muito) principalmente devido ao trabalho de marketing de conteúdo, trazendo público qualificado, com muito mais chances de se tornarem clientes. Com toda certeza foi um ótimo retorno de investimento.
 
CANAIS DE CONVERSÃO
Agora acompanhe a proporção de cada canal para a conversão de visitantes em potenciais clientes.

FUNIL DE VENDAS

Em média, durante um mês o site da Radioplan tem mais de 7.900 visitantes, sendo que 16 desses visitantes se convertem em leads. Tivemos 12 oportunidades, com um ótimo percentual de fechamento de vendas.
 
O Diretor Rogério Bispo nos relatou que foi o maior faturamento dos últimos 10 anos.
 

Viu só como marketing digital funciona quando é bem planejado e executado?
Imagine só o potencial que esse número de oportunidades representa para o crescimento de uma empresa!

 
Resultados como esses só puderam ser alcançados com a integração da nossa equipe da PWR e o envolvimento dos gestores da Radioplan nesse trabalho.
Nós da PWR Marketing Digital queremos trazer resultados surpreendentes como esses para os seus negócios.

Esperamos que o case da Radioplan seja uma inspiração para a sua empresa e ficamos à disposição.

 

E aí, quer alcançar resultados como esses?

Fale com um de nossos especialistas.

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