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Otimização de SEO: como fazer e conquistar a primeira página do Google

Atualizado: 1 de Ago de 2019




Otimização de SEO

Nesse conteúdo, explicaremos as melhores práticas e estratégias de SEO para levar o seu site para a primeira página do Google. Isso é possível graças a boas práticas de marketing digital que podem atribuir autoridade ao seu domínio e fazer com que ele seja reconhecido pelo algoritmo do mecanismo de busca. Dessa forma você se destaca nos resultados de busca e consequentemente impulsiona suas vendas.


Confira sobre o que falaremos:


· O que é Search Engine Optimization (SEO)?

· Para que serve?

· Como aplicar?

· Criação de conteúdo relevante

· Planejamento e aplicação de palavras chaves

· Otimização da página

· Dicas e estratégias para alcançar a primeira página do Google

· ROI (Retorno sobre o investimento)

· Pontos de atenção, o que não fazer para ser banido do Google.


Garanto que no final do artigo você terá adquirido alguns conceitos básicos de marketing digital e otimização em SEO que podem fazer toda a diferença no seu negócio.



Afinal, o que é SEO (Search Engine Optimization)?




O SEO é definido como como um conjunto de táticas e estratégias com o objetivo de potencializar e otimizar o seu rankeamento nos diversos mecanismos de busca da internet, como o Bing, Yahoo, Quora e principalmente o Google. Mas qual é o impacto disso no meu negócio?


A importância de estar na primeira página do Google é algo que vem chamando atenção de todas as empresas nos últimos anos. Estima-se que em média 70% das pessoas nunca clicam em resultados após a segunda página do buscador, ou seja, suas chances caem drasticamente caso seu site não esteja bem ranqueado.


Quanto melhor a sua posição, maior é o trafego no em seu site. As cinco primeiras posições reúnem aproximadamente 70% de todo o trafego da internet segundo uma pesquisa divulgada pela plataforma MOZ.


Portanto vale muito a pena em investir em SEO. Até porque, o objetivo de hospedar o site na web é ter trafego e fazer com que seu conteúdo seja relevante paras as pessoas, caso o contrário, será apenas um endereço abandonado. Sem a entrada de visitantes e sem a oportunidade deles se tornem leads e oportunidades para o seu negócio, qual a vantagem?


Para desvendar o segredo do SEO, não é preciso muita coisa, apenas esforço, dedicação e muito cuidado acompanhado de inteligência ao aplicar as melhores táticas e estratégias de SEO. Para isso, você deve observar os três pilares essenciais para um site bem otimizado, que são:


· Pesquisa de palavra-chave;

· Otimização de SEO On-Page;

· Boas práticas de SEO.


Nesse artigo, veremos que cada etapa possui suas características e grande influência para site decole os números de visitas, aumente sua autoridade no mundo digital e vire referência no Google. Vamos lá?


Como funciona a pesquisa de palavras chave?


O planejamento e a aplicação das palavras chave representam uma das etapas mais importantes na criação de um conteúdo para web. Na maioria das vezes é o termo exato que as pessoas buscam no Google, ou seja, caso esteja presente em seu conteúdo, ao procurar um termo específico no campo do buscador o seu site será a resposta pelo que o usuário está procurando. Pois com o uso correto das palavras chaves, as chances do seu site ocupar a primeira página são bem altas quando alguém buscar por determinado termo. Ou seja, a responsabilidade é bem grande não é mesmo?


Por isso o planejamento de palavras chave é uma etapa que não pode ser ignorada. O objetivo principal de um site bem otimizado é entregar a melhor experiência para o usuário, isso é superimportante para o Google.


O seu site deve possuir um conteúdo que seja relevante para o usuário. Se ele procura por uma pergunta, a resposta deve ser clara e objetiva. Ele tem que passar a mensagem a qualquer custo, sempre se atentando aos melhores termos dentro do seu contexto ou objetivo.


O uso das palavras chave corretas deve ser feito observando alguns critérios essenciais como o volume de busca por aquele termo ou a concorrência. As vezes utilizar termos que são menos concorridos, mas que passam a mesma mensagem, pode acabar sendo mais vantajoso do que aquele que ocupa o primeiro lugar.


Você pode comparar essas informações utilizando algumas ferramentas para o planejamento e revisão de conteúdo para Web. Uma delas é oferecida pelo próprio Google, estou falando do Planejador de Palavras-chave, e também tem outras opções na Web, como a ferramenta do empreendedor norte-americano Neil Patel, o Ubersuggest e o SEMrush


Google Keyword Planner


Gif - https://ahrefs.com


Ubersuggest



https://neilpatel.com/br/ubersuggest/



SEMrush


https://www.semrush.com/



O que é SEO On-Page?

Se antes estávamos falando as palavras chave e do seu conteúdo em si, agora iremos falar da estrutura em que ele é inserido, podemos ver uma estrutura de como os títulos são organizados diante o algorítimo do Google.

O SEO On-Page avalia os aspectos técnicos da sua página, a classificação é composta basicamente pela avaliação de configurações e dados técnicos que podem proporcionar uma experiencia agradável ou negativa ao usuário.


Esse resultado pode ser calculado, levando em conta o tempo de carregamento do seu site por exemplo. Caso ele seja muito longo, o algoritmo do Google entende que para o usuário acessar o conteúdo do seu site ele tem que esperar alguns segundos antes que todos os elementos sejam carregados e esteja pronto para leitura, o que definitivamente irá espantar o seu usuário, proporcionando uma experiencia ruim e consequentemente fazer com que ele fique apenas alguns segundos em seu site.


Isso nos leva a outro critério que é levado em conta, o tempo de permanência de um usuário dentro do seu website. Se o número de pessoas que entram em seu site e logo em seguida saem da sua página em apenas alguns segundos for alta, pode afetar a taxa de rejeição do seu site, pois os buscadores consideram seu conteúdo como algo irrelevante e que não consegue prender a atenção de quem está se deparando com ele. Essa taxa é calculada levando em consideração a divisão da sessão de páginas únicas pelas sessões feitas pelos usuários.


Uma taxa de rejeição alta pode impactar negativamente o tráfego do seu site, pois o Google entende que a sua página não possui relevância para as pessoas que estão buscando por ele, então para que o erro não se repita para novos usuários ele deixa de ranquear seu conteúdo dos primeiros resultados para os últimos, assim ninguém acaba consumindo um conteúdo que ele considera com pouco atrativo.


Além de um conteúdo de qualidade como já falamos por aqui, é importante atentar-se para os bastidores do seu site e aprender exatamente o que acontece por trás as cortinas.


Para que o mecanismo classifique seu site e atribua uma boa reputação e autoridade em cima do seu domínio, é preciso tomar muito cuidado com alguns detalhes mais técnicos que muitas pessoas não dão a devida importância, mas que fazem toda a diferença.

Por ser literalmente um trabalho baseado em algoritmo, machine learning e inteligência artificial, há alguns requisitos que devem ser seguidos para que seu site se enquadre nas boas políticas da web.


Title Tag


Escrever um ótimo título em cada página do seu site (Title Tag) é um dos itens que mais influência o posicionamento no Google, se não for o mais importante. E é fácil entender o porquê. O propósito do algoritmo do Google é conseguir mostrar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Se fizermos uma busca no Google e nenhum dos resultados aparente estar relacionado à palavra-chave que pesquisamos, vamos ter uma péssima experiência com o Google.


O Título dos resultados de busca ajuda-nos a rapidamente encontrar o que procuramos. Faça o teste para diversas buscas no Google e repare que 7 a 9 resultados, geralmente, possuem a palavra-chave que você pesquisou no título do resultado de busca.


A quantidade ideal de caracteres ideal para um título não pode ultrapassar 70 caracteres. Caso passe a quantidade o Google não exibirá!



Meta description


você com a mais absoluta certeza agradece muito por sites que deixam esse campo bem produzido e otimizado, porque geralmente é o que faz você entrar em algum site enquanto busca por algo no Google.


Estamos falando daquela breve descrição que vem embaixo dos títulos indexados na interface de busca do Google. Aquela pequena parte do texto que faz com que seja influenciado na tomada de decisão. Recomendamos que normalmente a meta description não tenha mais de 153 caracteres. Isto por que a maioria dos buscadores exibem esta quantidade de caracteres e caso ultrapasse, eles irão incluir reticências (…). Onde você identifica se é realmente aquilo que está buscando. Um exemplo para que fique mais claro o que estou falando é: Busque por Marketing Digital em Ribeirão Preto no Google e você irá encontrar nosso site seguido de algumas razões pelas quais somos os parceiros ideais para você:



SERP - Google

Além dos cuidados com a meta description, essa descrição que aparece aqui em cima na imagem, também deve-se planejar e preencher corretamente os campos de Heading Tags e Meta Keywords.


As Heading Tags


são responsáveis por mostrar uma boa estrutura do seu conteúdo para um algoritmo. Isso é devido a classificação de títulos e subtítulos que são feitos por meio de tags que vão desde <h1>, <h2> até o <h6>.


Simplificando é como se fosse um sumário para a sua página, sendo o H1 responsável por destacar o título principal do seu site e as seguintes os subtítulos do seu conteúdo. É claro que isso é apenas uma breve introdução e você pode se aprofundar acessando o conteúdo produzido pela Rock Content onde ensinam o que são as heading tags e como usá-las.


Meta Keywords


É responsável por conter as palavras chaves que definem o desenvolvimento do seu conteúdo. Facilitando a comunicação gerada pelos resultados dos sites de busca.


Se eu pudesse, ficaríamos ainda por longos parágrafos explicando sobre a otimização e o mecanismo por trás do SEO. Caso você queira realmente se aprofundar no conteúdo e se tornar um mestre na otimização em SEO e colocar o seu site no primeiro lugar do Google, você pode acessar um guia completo de otimização.


O que é SEO Local e quais as vantagens que ele pode oferecer?



SEO Local - PWR Marketing Digital

Antes dependíamos muito de computador para acessar a internet e adquirir alguma informação, isso já não se repete hoje em dia, não é?


Tudo está conectado e fazemos praticamente tudo por meio de nossos smartphones, bem no palmo das nossas mãos. Com esse tipo de facilidade, antes utilizamos o mapas ou perguntávamos para as pessoas na rua a onde chegar em determinado local, já hoje o Google Maps ou o Waze entregam isso de forma muito mais simples e eficiente.


Por isso, com o surgimento de outras alternativas para determinadas ações, o SEO não foi exceção. Como alternativa de otimização, uma saída para levar o usuário a encontrar o site no momento certo, o SEO Local surge para suprir essa necessidade.


Ele leva o seu negócio perto do local onde o usuário realmente se encontra em tempo real. Por exemplo, suponhamos que você é um dentista e possui uma agência de marketing digital e trabalha em um consultório próprio. Um usuário acaba tendo uma emergência, suponhamos que acidentalmente ele acaba quebrando um dente e precisa dos serviços do dentista mais próximo. O que ele irá fazer?

Naturalmente sua ação será procurar o dentista mais próximo de sua localização e entrar em contato com ele.


Para isso o Google cruza as informações contidas em seu site com as palavras chaves inseridas pelo usuário, buscando entregar o resultado mais preciso e útil para quem está realizando a busca, com o objetivo de solucionar o problema dele da forma mais rápida e eficiente possível, e assim, ele entrega o seu consultório como a melhor opção para esse usuário. Isso é ótimo não?


Um dos benefícios do SEO Local é entregar resultados mais vantajosos se baseando em métricas isoladas, como por exemplo a localização. Isso possibilita que você atraia um novo público que talvez tenha até mais chances de se tornarem potenciais clientes, consequentemente suas vendas e a sua receita acabam aumentando com uma boa prática e otimização do seu site em relação ao Google.



ROI (Retorno sobre o investimento)



O que é ROI ou retorno sobre o investimento? Vamos lá!


ROI é uma sigla em inglês que significa "Retorno sobre o investimento", é um termo usado para expressar os valores que você obteve por meio dos seus investimentos em qualquer mídia expresso usada valor que você obteve com seus investimentos em mídia paga.


Em outras palavras, é a formula de você calcular o seu lucro em cima do seu investimento em marketing. Sendo assim, uma métrica muito importância para mensuração e projeção de resultados. Só assim você saberá se a estrategia que está utilizando está trazendo resultados ou se você está simplesmente queimando o seu dinheiro na internet, ou seja, é uma ótima forma de você identificar as melhores escolher para o seu negócio e achar a formula certa para chegar nos melhores resultados.


No exemplo abaixo, veremos um exemplo do mercado imobiliário, do qual leva em consideração o numero de visitantes do seu site x 0,15% = número de potenciais vendas do seu negócio:


Funil de vendas - PWR Agência de Marketing Digital

Esses percentuais foram disponibilizados com base em diversas pesquisas de mercado realizadas pela Resultados Digitais, plataforma que é referência do marketing digital no mercado Brasileiro e internacional.


A tabela foi disponibilizada pelo RD por meio de uma parceria com a PWR. Confira abaixo uma tabela com alguns seguimentos e seus devidos percentuais:


Taxa de conversão - PWR Agência de marketing digital



O que é Black Hat e como isso pode arruinar o seu negócio?


Bom, se você chegou até aqui e está se imaginando se tem algum jeitinho brasileiro para chegar a primeira página do Google mais rápido e com menos trabalho, sinto muito te informar, mas não tem jeito nenhum.


Trapacear o algoritmo do Google até era possível há 10 ou 15 anos atrás. As pessoas sabiam das técnicas e abusavam das estratégias para se sair melhor no ranqueamento dos buscadores. É claro que isso não durou muito tempo.




Hoje, as práticas ilícitas de otimização em SEO recebem o nome de Black Hat, que é um ótimo guia para você seguir sobre coisas que você NÃO deve fazer no seu site. Listarei algumas práticas muito comuns:


Keyword stuffing:


Como falamos da importância das palavras chaves para o ranqueamento do seu conteúdo, algumas pessoas passam por cima do bom senso e optam por exagerar no uso das palavras chaves como se isso fosse impulsionar a sua publicação. Mal elas sabem que isso faz o efeito contrário. O Google calcula a densidade da palavra chave e caso você repita ela muitas vezes durante o seu texto, ele será capaz de identificar isso e classificar o seu conteúdo como ruim.


Conteúdo duplicado: Se você acha que pode copiar o conteúdo do amiguinho e replicar em seu site e obter os benefícios pelo trabalho alheio, creio que isso não irá funcionar. O conteúdo bom, é o conteúdo original e isso sempre vai ser prioridade pelos sites de buscadores, principalmente o Google.


Há diversas outras práticas que são usadas para tentar trapacear o mecanismo do Google mas não se engane, é uma tarefa quase impossível. Caso você seja pego, pode ser punido e até banido dos resultados e mecanismos de busca.


Ou seja, como alcançar a primeira pagina do Google com boas práticas de SEO?


Essa pergunta parece ser um bicho de sete cabeças, mas é mais simples que você imaginava. Para figurar entre os primeiros resultados do buscador, só é necessário estar atento a algumas estratégias e táticas que podem maximizar os seus resultados.


Tenho que sempre levar que a otimização de SEO não é magica e portando, não acontece da sua pro dia. Leva meses para que você comece a figurar entre as primeiras páginas e conquistar a tão sonhada autoridade online. Mas com um pouco de dedicação e esforço isso é possível e podem trazer resultados surpreendentes para seu negócio!


Então, vamos começar? Para resolver um problema ou implementar melhoras, primeiramente você tem que saber a onde é necessário melhorias. Um benefício e tanto para o seu negócio investir em uma agência de marketing digital especializada.


Pensando em te ajudar a potencializar seus resultados e chegar na primeira página do Google, que tal realizar um Raio-X de Marketing Digital do seu Web Site e obter relatórios e insights completos que podem auxiliar a sua jornada no marketing digital? Nós podemos te auxiliar com isso!




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