Sim, o marketing digital está em constante mudança, mas algumas tendências para o próximo ano podem ser identificadas com muita nitidez.
Acompanhe a leitura e prepare-se para conseguir os melhores resultados neste cenário.
Humanizar é preciso
Recentemente, aconteceu o maior evento de marketing digital da América Latina, o
RD Summit, e a humanização do marketing foi o tema mais recorrente.
Uma das palestrantes do evento, Liliane Ferrari, aponta como pilares do marketing humanizado o trio: emoção, empatia e ética. Isso vale tanto para todos os canais, até mesmo para o LinkedIn, mas é no email marketing que este diálogo consegue se aprofundar, pois mesmo quando a peça é disparada para um grande mailing ela é recebido individualmente.
Em outras palavras, o recado é: deixe de tratar quem está do outro lado da tela como cliente e comece a enxergá-lo como uma pessoa, alguém que, assim como você, gosta de fazer suas comprar no momento mais oportuno, sem ter o seu espaço invadido.
Aposte nos stories
Seguindo a tendência de humanização da marca, vale muito apostar em ferramentas que gerem interatividade rápida, o que está muito bem representado nos stories. Questionários, medidores, votações, entre outros recursos dos stories devem ficar ainda mais em alta, com destaque para os filtros e sticker. É importante que a sua marca crie conteúdo específico - e divertido! – em seus stories para que os usuários espalhe por aí espontaneamente. A vez da voz
A voz está cada vez mais presente em nossa vida digital, seja nas pesquisas que fazemos ou nos áudios que ouvimos. A busca por voz aumentou significativamente nos últimos tempos, tanto em pesquisas no Google como em diversos assistentes digitais. Outra tendência inegável são os podcasts. Cada vez mais os programas em áudio conseguem mais audiência e conquistam o tão sonhado alcance orgânico. Oferecendo conteúdo de valor em um podcast as marcas demostram sua autoridade no mercado e conquistam o público espontaneamente.
SEO e PPC juntinhos
Search Engine Optimization (SEO) ou Pay Per click (PPC), qual a melhor estratégia digital? A tendência é que a busca orgânica e mídia paga se integrem, somando forças para alcançar os objetivos da marca. As duas estratégias devem parar de ser encaradas separadamente, principalmente na análise de dados, para que os gestores consigam ter uma visão mais ampla sobre o retorno do tempo e dinheiros investidos. De toda forma, podemos dizer que o trabalho de SEO deverá ser ainda mais valorizado, pois além de reduzir custos com anúncios pagos, a busca orgânica atrai um público bastante qualificado, que tem muito mais potencial de se tornar cliente. Aqui cabe ressaltar: para que as técnicas de SEO continuem sendo eficazes, devem se adaptar às frequentes atualizações dos algoritmos do Google. O aprendizado deve ser constante, acompanhando as mudanças de hábitos dos consumidores.
Play nos vídeos e músicas
Não é à toa que o Youtube é a plataforma mais usada para busca no mundo depois do próprio Google. Sem dúvidas, o vídeo é o formato de conteúdo favorito do público e segue como tendência nas estratégias de marketing. Outra grande aposta é o uso de música, não necessariamente em vídeos. Cada vez mais os usuários estão assistindo aos Stories com o som ligado.
Em alta: social commerce
Redes sociais e aplicativos de mensagens privadas estão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing digital de muitas empresas, pois os usuários estão começando a fechar negócios por meio desses canais, o que é chamado de social commerce. Um grande indicativo dessa tendência é o recente lançamento nos Estados Unidos do Facebook Pay, sistema que facilita o pagamento no WhatsApp e nas redes sociais, permitindo inclusive transferir dinheiro para os contatos. A novidade ainda não tem previsão de data para chegar no Brasil, mas pelo andar das carruagens digitais, não deve demorar muito. O Instagram deve ser um grande impulsionador do social commerce por sua característica de cliques rápidos e imagens atraentes.
Neste conteúdo compartilhamos algumas tendências citadas por grandes especialistas da área, mas existem outras despontando no cenário do marketing digital. Quer traçar um planejamento eficiente para sua empresa? A PWR oferece todo o suporte em marketing digital que você precisa.
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