top of page
  • Foto do escritorPWR Marketing Digital

Quer diversificar a produção de conteúdo? Veja esses formatos!


A produção de conteúdo vai muito além do texto. Quando você for criar uma estratégia de marketing digital lembre-se disso para expor o conteúdo da forma mais eficiente e atrativa para seu público. Conheça alguns exemplos deste enorme cardápio de formatos possíveis para apresentar um conteúdo.

Que tal variar o formato de suas publicações?

A forma que se aborda um assunto pode torná-lo muito mais interessante para sua audiência e consequentemente trazer melhores resultados para a marca.

Por isso, separamos algumas categorias de formatos de conteúdo que você pode usar para dar um up na sua estratégia de marketing.

Eles estão separados por categorias, mas na prática as linguagens acabam se interligando.




Texto

A boa e velha escrita é a linguagem base para todo tipo de publicação. Por isso, é fundamental deixar a produção de conteúdo nas mãos de um profissional que domine técnicas de copywriting. A partir do texto podemos produzir uma série de materiais, confira algumas possibilidades. - Blog post O formato mais utilizado em estratégias de marketing de conteúdo. A quantidade de palavras também é variável e eles podem ser de diversos tipos, como educativos, informativos ou de curiosidades. O importante é que o conteúdo seja relevante de alguma forma para sua persona. Assim como os posts para redes sociais, este formato permite associar uma série de outros formatos, como imagens, gifs, vídeos, áudios e infográficos. - E-book Um material muito rico para público segmentado, trazendo um conteúdo mais extenso e aprofundado que o blogpost. É uma maneira de captar dados de leads qualificados, pois as pessoas se sentirão motivadas a deixarem seus contatos e receberem um conteúdo do seu interesse em contrapartida. - E-mail marketing Formato de elevada segmentação. Você pode enviar notícias sobre a empresa ou novidades do segmento por e-mail, criando uma comunicação direta com o cliente.

Áudio

Quando o conteúdo é oferecido em versão com áudio fica muito mais prático de ser consumido em situações no dia a dia do público. Basta dar o play! Além disso, o material torna-se inclusivo para o grupo de pessoas com deficiência visual.


- Áudio Post É simplesmente a narração de um post. - Audiobook É uma narração mais comprida, a versão em áudio de um ebook.

- Podcast Formato que está revolucionando o mercado, os podcasts são como programas de rádio compartilhados pela internet.

- Trilhas e jingles

A música é muito usada para fixar a marca na mente do público. Ela pode tanto servir como trilha sonora para acompanhar um vídeo ou ser a estrela da campanha.

Gráfico

O conteúdo visual é muito usado para ilustrar outros formatos de postagens no marketing digital e muitas vezes fala por si só.

- Foto Imagens bem produzidas geram impacto. - Infográfico Geralmente usado para transmitir dados mais complexos. - Meme Os famosos memes servem para trazer bom humor e são altamente compartilháveis.


Multimídia


Seja para resumir um conteúdo complexo ou simplesmente dar dinamismo à comunicação das marcas, os vídeos estão se tornando cada vez mais populares e conquistam uma fatia cada vez maior dos investimentos em marketing.

- Filme Este clássico do marketing é capaz de contar uma história e ao mesmo tempo promover uma marca.

- Gif Animação divertida que também pode viralizar. - Videocast É a adaptação em vídeo para podcasts ou transmissão de programas de rádio.


Interativos


- Live Pode ser uma entrevista, bate-papo, conferência gravadas ao vivo ou não e transmitidas em tempo real pelas redes sociais.


- Quiz ou enquetes Perguntas que desafiam o público a testar seus conhecimentos ou estimulam as pessoas a darem sua opinião. - Games Jogos criados para entreter e gerar envolvimento com o público.


- Aplicativos Sistemas próprios de execução de tarefas que facilitam alguma atividade do usuário relacionada ao negócio.

Já pensou em criar um game para sua marca?

Ou então publicar um tutorial demostrando formas criativas de usar seu produto? Vale a pena considerar novos formatos. Esperamos que essa publicação te inspire a ir além do basicão. Conte sempre com a equipe da PWR Marketing Digital para enriquecer a produção de conteúdo de sua marca.

Entre em contato e vamos dinamizar os seus resultados de marketing!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page