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Palavras-chave: como escolher as melhores para seu site ou conteúdo



As palavras-chave são mais do que apenas termos para ajudar o Google a encontrar e exibir seu conteúdo, elas sintetizam o pensamento das pessoas. São elas que guiam a otimização de um site ou blog e são determinantes no sucesso de qualquer estratégia de marketing.


Nesse artigo vamos te ensinar a escolher as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e a maneira correta de usá-las para produzir conteúdo de qualidade que seja interessante e útil para sua persona e facilmente encontrado pelos motores de busca,

Continue a leitura!


O que são palavras-chave?


Palavras-chave (Keyword) são termos de uma ou mais palavras que são os principais instrumentos de busca. Basicamente as palavras-chaves resumem a dúvida do usuário para os buscadores, que devolve o termo em forma de conteúdo para oferecer as melhores respostas aos usuários.


Para os profissionais de marketing, palavras-chave são usadas para direcionar uma página, blog e sites. Ao definir uma palavra-chave para determinada página, você está dizendo ao Google que aquela página está falando sobre aquele assunto específico. Por isso a importância de se escolher palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.


Palavras-chave ou Palavras-chaves?


Quando falamos do plural de palavras compostas vem a dúvida, qual a forma correta de escrever?


A regra é simples!


Quando uma palavra composta é formada por dois substantivos, ambos vão para o plural. Palavra é um substantivo, assim como Chave, portanto a regra se aplica.

Mas, é claro que não poderia faltar uma exceção à regra, afinal é a língua portuguesa.

A norma gramatical diz: quando o segundo termo especifica a função do primeiro, o segundo deve permanecer no singular.


Portanto, a forma gramatical correta da escrita é: palavras-chave.

Dúvida esclarecida, vamos voltar ao que interessa e descobrir porque as palavras-chave são importantes para o seu negócio. Continue a leitura que a gente te conta tudo logo abaixo!


Porque as palavras-chave são importantes para o seu negócio


Diariamente são realizadas mais de 100 milhões de pesquisas no Google, ou seja, a concorrência na internet é muito, mas muito grande. E são as palavras-chave as responsáveis por determinar o seu destino online.


Elas são ferramentas importantes no Marketing de Conteúdo, escolher as Keywords correta e estrategicamente fará com que seu conteúdo seja encontrado, lido e compartilhado ou que permaneça completamente desconhecido, preso nas últimas páginas do Google.


Ao criar um planejamento de marketing, um dos objetivos principais de toda empresa é atrair leads e aumentar as vendas. Mas devemos lembrar que antes de cada usuário se tornar cliente e efetuar uma compra, ele irá passar pelo funil de vendas.


Isso significa que há diferentes públicos com diferentes perguntas buscando por respostas na internet. Quem está no topo do funil, está ‘dando só uma olhadinha’ no seu produto ou serviço, já os que estão no meio do funil já estão comparando o custo-benefício entre uma marca e outra. E por fim, temos aqueles que estão no fundo do funil, já decididos a comprar.


Cada um desses grupos pesquisa por um conjunto específico de palavras-chave, por isso, é preciso escolher com cuidado as palavras-chave na hora de produzir seu conteúdo. Ao escolher uma keyword leve em consideração que ela faz parte de uma pergunta que precisa de respostas claras e objetivas que o seu conteúdo deve focar em oferecer. É a partir desse contato que seu público começa a construir um relacionamento de confiança com sua empresa.


Mas como e onde achar as melhores palavras-chave para o meu conteúdo? É isso que a gente te conta nos próximos tópicos. Fique ligado!


Escolha as melhores palavras-chave para o seu conteúdo


Após escolher e montar sua lista base de palavras-chave é hora de analisar outros dados para garantir os melhores resultados para sua empresa. Vamos conhecer alguns deles abaixo:


Persona


O fator mais importante na escolha de keywords para a produção de conteúdo, afinal a persona representa o seu cliente ideal. Portanto, a produção de conteúdo deve focar em responder às dúvidas dele.

Uma dica é se colocar no lugar do cliente e ao fazer a pesquisa de palavras-chave, pense em qual ou quais perguntas o seu público faria para encontrar o seu conteúdo como resposta.


Objetivo


É importante definir os objetivos da sua estratégia, isso facilitará na descoberta e definição de palavras-chave. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas, foque na pesquisa de palavras-chaves para termos relacionados a compra, como: ‘comprar’, ‘vantagens’, ‘review’, ‘descontos’, ‘promoção' entre outros.


Concorrentes


Observe e analise os seus concorrentes, fique de olho nos tipos de conteúdo que estão produzindo, suas newsletters, redes sociais e até mesmo se estão aparecendo na primeira página do Google e caso a resposta seja positiva, qual foi o termo pesquisado que retornou como resultado o conteúdo do seu concorrente? Anote todos.

Essas informações são úteis para descobrir oportunidades, identificar os pontos fortes dos concorrentes e elaborar estratégias para superá-los ou ter ideias inovadoras de conteúdos.


Head tail


As palavras-chave head tail tem um ou dois termos que resumem o seu negócio. Normalmente são termos bem genéricos, por isso tem um alto volume de buscas. Quanto mais alto o volume de buscas de uma palavra-chave maior é a concorrência em torno dela.


Portanto, trabalhar as head tails no seu conteúdo exige constância e estratégia de marketing aliado a outras técnicas.


Long tail


Long Tail ou cauda longa é um termo que se refere a quantidade de buscas por itens específicos pode ser muito maior do que a quantidade de buscas por itens genéricos.

Tome como exemplo as palavras blog, marketing, conteúdo, são palavras head tail, agora as palavras ‘marketing de conteúdo', 'conteúdo para blog’, ‘ blog de marketing de conteúdo' já são palavras long tail.


Para definir as palavras long tail, tente identificar quais seriam os termos pesquisados por sua persona e considere o estágio do funil de vendas que ela possa estar.


Palavras-chave negativas


As palavras negativas são muito úteis em uma campanha de tráfego pago com Google Ads, são elas que informam ao Google quais os termos que você não quer vincular ao seu produto. Por exemplo, se você vende doces artesanais, pode usar ‘gourmet’ como palavra-chave negativa. Isso ajuda a qualificar seu público e aumenta o retorno.


Ferramentas


Existem dezenas de ferramentas disponíveis para pesquisar palavras-chave, algumas delas são: Google Keyword Planner, Google Trends, Semrush, UberSuggest, Keywordtool.io entre outras.


Com a versão gratuita dessas ferramentas já é possível ter acesso a bons recursos para começar sua pesquisa, mas vale a pena avaliar o custo-benefício de cada uma delas, em alguns casos vale muito a pena investir na versão paga.


As palavras-chave no SEO e no marketing de conteúdo


SEO (Search Engine Optimization) - é o processo de otimizar as páginas de um site ou blog para serem encontradas facilmente pelos mecanismos de busca. E já sabemos que quando se trata de pesquisa, as palavras-chave são um dos fatores mais importantes para ajudar o Google a encontrar e mostrar o conteúdo mais relevante ao usuário.

Ao otimizar um site com as técnicas de SEO, além de definir as melhores palavras-chaves é necessário usá-las em locais estratégicos, por exemplo:


Meta Description


A meta description é aquele mini-resumo que aparece logo abaixo do título em azul, deve ser direta, despertar a curiosidade do leitor e claro conter a palavra-chave.

URLs


A URL e o endereço da página, sendo assim, devem ser amigáveis e ter a palavra-chave.

Um exemplo de URL amigável:

www.pwrmarketingdigital.com.br/post/melhores-tecnicas-copywriting


E uma URL não amigável seria assim: www.pwrmarketingdigital.com.br/blog?q=url+nao+otimizada&cvid=842e6c789


SEO Title


É o título que irá aparecer nos resultados das pesquisas do Google e nos compartilhamentos nas redes sociais, então nem precisamos falar que a palavra-chave deve estar no SEO Title.


Title Tag


A palavra-chave também deve aparecer no título do post do blog, o Title tag ou H1 tem por objetivo convencer o leitor a ficar na página, por isso seja criativo.


Outro aspecto interessante quanto ao uso das keywords é que o Google não as lê isoladamente, mas sim aplicadas a um contexto, ou seja, dentro do conteúdo. Por isso, elas devem aparecer ao longo do texto, além é claro, dos lugares que já mencionamos.

Ao escrever um texto, trabalhe a semântica, sentido e relevância da palavra-chave, entre outros aspectos gramaticalmente importantes.


Como funciona as palavras-chave para anúncios pagos


As palavras-chave também são importantes em qualquer estratégia de tráfego pago, portanto, considere os aspectos que já citamos ao longo desse artigo para escolher as melhores.


Cada palavra tem seu valor, quando falamos de tráfego pago a máxima é verdadeira. Ao criar uma conta no Google Ads, por exemplo, e escolher o tipo de pagamento da campanha: CPC, CPM e CPA, o preço de cada palavra-chave equivale ao valor máximo que pode ser pago em um anúncio. O preço das palavras é variável porque o Google considera o volume de buscas para aquele termo.


O mais aconselhável é, caso sua estratégia esteja no início, procure termos com concorrência e valores estimados baixos, para que seu anúncio seja exibido diversas vezes sem afetar o orçamento.


Se a estratégia já for mais madura no Google Ads é melhor ter um conjunto de anúncios com diferentes palavras-chave, mesmo que seja preciso aumentar um pouco o orçamento.


Como funciona as palavras-chave nas redes sociais


A única maneira de indexar conteúdo nas redes sociais é através de hashtags. Elas funcionam como hiperlinks, reunindo todas as postagens marcadas com a mesma hashtag em apenas uma pesquisa.


Além de indexar conteúdos, elas são a melhor maneira de se aproximar do público, por isso escolha as palavras interessantes para ele e crie hashtags institucionais que definem os valores da sua empresa.


Mas nem só de hashtags vive as redes sociais, a interação também é importante, por isso não deixe de ler e responder os comentários e mensagens do seu público, além disso, observar o que as pessoas estão dizendo pode dar boas ideias para produzir conteúdo.


Conclusão


As palavras-chave são a conexão entre o seu conteúdo e seu público, por isso utilize todos os recursos disponíveis para escolher as melhores. De tempos em tempos será preciso revisar os termos usados uma vez que as tendências para uma mesma palavra podem mudar.


Agora que você já aprendeu a importância das palavras-chave, é hora de aplicar na sua estratégia de marketing digital.



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