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Inbound Marketing e Funil de Vendas




Aplique o inbound marketing no funil de vendas para garantir resultados efetivos.


Saiba como essas estratégias são essenciais para criar ofertas relevantes e que consigam convertê-las em leads para a sua jornada.


O inbound marketing e o funil de vendas atuam com o objetivo de atrair o cliente até a sua marca e, para isso, são usadas iscas que dão início a esse relacionamento. Ao contrário da publicidade convencional, o inbound marketing evita bombardear seu público-alvo o tempo todo. Ele atua de forma segmentada, menos invasiva e visa atrair consumidores qualificados. Ou seja, a relação com o cliente se dá por meio natural e intuitivo, facilitando sua jornada para a tomada de decisão de compra.


Com base nisso, você vai poder elaborar um funil de vendas bem conciso, que se baseia nestas diretrizes para fortalecer seu negócio:


  • Conhecer a jornada de compra;

  • Gerar conteúdo de qualidade para cada etapa;

  • Criar oportunidades;

  • Mensurar e otimizar o seu funil.


O que é funil de inbound marketing?

É uma estratégia de marketing que é alicerçada em quatro pilares essenciais que, se aplicada corretamente em seus negócios, ela potencializará seus resultados significativamente. Confira, abaixo, quais são essas fases e como executá-las com perfeição:



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Atração:

Esse é o primeiro contato estabelecido com os consumidores, em sua maioria desconhecidos. Nesta fase, você trabalha com foco específico em pessoas que se encaixam no perfil do público-alvo do seu negócio. É importante fornecer a esse consumidor qualificado um conteúdo atraente, seja em páginas que a empresa mantém na internet, incluindo site, blog e perfis nas redes sociais.


Ao gerar esse tráfego para esses canais você tornará esses clientes desconhecidos em visitantes. Lembre-se de investir em estratégias, como SEO, para que as palavras-chaves ajudem a aumentar sua procura entre as páginas mais relevantes.


Conversão:


É hora de filtrar os visitantes e fisgar aqueles que estão mais interessados no material que você forneceu, bem como no propósito de sua marca, na sua oferta de produtos ou serviços comercializados. Para isso, crie formulários para os clientes em potencial possam preencher seus dados nos formulários para cadastros.


Após capturar esses dados de forma espontânea, você terá mais autoridade para conversar com esse público-alvo, já que há um mailing selecionado, o que evita, por exemplo, os riscos de sua correspondência ser confundida com spams e aumenta significativamente as chances de vendas. Com base nos dados coletados, esses cadastros permitem também que estratégias futuras sejam mais assertivas. Durante essa fase é importante criar uma landing page, permitindo disponibilizar um conteúdo mais rico e aprofundado, como e-books e guias virtuais.


Venda:

É, sem dúvidas, uma das fases mais importantes para sua estratégia, em que você transforma leads qualificados em clientes. Ou seja, é o momento em que você aumenta seu faturamento e potencializa o crescimento dos seus negócios.


Existem diversas estratégias que contribuem para isso, como a melhoria no atendimento ao cliente ou na oferta de um produto/serviço com maior qualidade. Para alavancar essa etapa, adote a integração do CRM da sua empresa às estratégias de inbound marketing.


Monitoramento:

Após cumprir essa jornada, lembre-se de manter ativo o seu relacionamento com o cliente, a fim de motivá-lo a realizar novas compras. Pois, o objetivo por trás das ações anteriores é fidelizar o seu cliente e, para isso, não adianta só produzir conteúdo, é preciso partilhar os conteúdos para garantir que eles cheguem até à sua persona.


Vale ressaltar sempre em suas estratégias que não se deve pensar apenas em quantidade, mas sim na qualidade. Seu cliente vai querer atualizações, por isso, pense sempre na manutenção dessas páginas, como blogs, sites e redes sociais.


Antes de executar qualquer ação, faça um planejamento estratégico para filtrar o que você deseja em relação aos clientes que você pretende atrair, possibilitando decisões mais assertivas em todas as fases.


A PWR Marketing Digital oferece toda a expertise para você que almeja vender mais e se destacar junto aos seus clientes, criando diferenciais competitivos para superar seus concorrentes.


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