• PWR Marketing Digital

Conheça as diferenças entre marketing tradicional e marketing digital

Atualizado: Out 23




Entenda melhor como cada um funciona o marketing tradicional e marketing digital e defina qual estratégia adotar para seu negócio.


Hoje em dia, o marketing digital tem ganhado destaque, especialmente entre as empresas que já atuam na internet. Uma de suas vantagens é sua rapidez para se comunicar diretamente com seu público-alvo, principalmente pelo uso das redes sociais. Porém, o marketing tradicional continua tendo sua relevância no mundo dos negócios. É importante deixar bem claro que tanto o marketing digital como o marketing tradicional não travam nenhuma competição entre si. Afinal de contas, juntos eles conseguem dinamizar e tornar os resultados até melhores do que se fossem usados individualmente.


Conheça mais sobre eles:


Marketing tradicional


Ele possui um modelo que incorpora todas as técnicas off-line de marketing, ou seja, as mídias tradicionais, como rádio, TV, rádio, impressos em geral, telemarketing, além de outras técnicas de comunicação. Sua principal função é a de trabalhar junto ao público de massa, impactando o maior número possível de pessoas, com a finalidade de gerar a venda de um produto, especialmente em situações de lançamentos, em que há pouca informação sobre ele.


Marketing digital


Sua presença se faz exclusivamente no meio on-line, ou seja, sua abordagem é voltada para as inúmeras ferramentas digitais, entre elas, as que mais se destacam são: sites, blogs, redes sociais, anúncios em sites de buscas, spots em plataformas de streaming, além de outros mecanismos. Seu formato é para uma comunicação mais próxima e individual, com o objetivo de atrai-lo e fidelizá-lo posteriormente.


Apesar de muita gente ainda insistir em colocar um contra o outro como se fossem rivais, a verdade é que eles conversam muito entre si, havendo uma relação amistosa e colaborativa entre eles. O ideal mesmo é poder trabalhar com os dois, sendo até mais recomendado, porque garante maior identidade e uniformidade à comunicação, mesclando ferramentas de um às estratégias do outro e vice-versa.


O que se sabe é que, tanto o marketing tradicional como o digital, podem atuar sozinhos, mas é mais comum vê-los juntos. Entretanto, há ocasiões em que são adotadas apenas ações e estratégias específicas que contemplam somente o marketing digital.


Entenda as principais diferenças entre marketing digital e marketing tradicional:


A principal diferença apontada para cada estratégia está relacionada ao modelo de como a mensagem é transmitida ao seu público final. Se no marketing tradicional o foco é chegar a um grande volume de pessoas, o marketing digital atua para impactar cada pessoa de forma única e diferenciada. No entanto, é errado pensar que ao usar a internet, por exemplo, o alcance seja menor, uma vez que existem conteúdos virais que se propagam rapidamente e atingem um público até maior que o almejado.


Vale ressaltar que tem outras diferenças presentes entre eles, por exemplo, o marketing tradicional exige um trabalho todo estruturado, envolvendo um planejamento de mídia detalhado antes da veiculação das peças. Já no digital, não há essa necessidade, sendo que na maioria das vezes o planejamento é bem menor e toma menos tempo para ser executado.


Um fato importante é que no marketing digital tudo acontece de forma quase que instantânea, ou seja, imediata. A internet é um ambiente cujo conteúdo surge a todo o instante, sendo fonte para ações de oportunidade, mas com um curto prazo de vida útil, sendo o oposto ao marketing tradicional, que é pautado no longo prazo.


O marketing digital se apoia na internet por ter um formato de diálogo mais descontraído, extrovertido, bem-humorado e pessoal, por isso, sua linguagem produz uma assimilação mais dinâmica, que provoca interação. Por sua vez, o marketing tradicional, busca uma linguagem mais abrangente, que motive e desperte o interesse nela.


Bom, após apresentarmos as nuances que o marketing digital e marketing tradicional possuem, esperamos que você possa construir as melhores estratégias de marketing para a comunicação da sua empresa.


A PWR Marketing Digital é perita em ajudar empresas decidem escalar suas vendas e se destacar no mercado de atuação. Somos uma agência de marketing digital em São Paulo e Ribeirão Preto.


Quer saber mais? Clique no botão abaixo e fale a gente.




9 visualizações0 comentário