A cada dia, a importância do marketing digital aumenta consideravelmente em todos os setores do mercado. E não poderia ser diferente para o comércio entre empresas. Veja a seguir algumas dicas e estratégias de marketing digital b2b (business to business) que vão ajudar a ampliar os resultados para sua marca juntamente com seus parceiros.
Pra início de conversa, o que muda nos negócios entre pessoas jurídicas em relação ao comércio voltado ao consumidor final?
Diferenciais do b2b
O mercado business to business envolve os mais diversos segmentos, tanto na comercialização de produtos em si, como de commodities e insumos. De maneira geral, podemos dizer que as negociações entre empresas são mais complexas e demoradas em um primeiro momento, mas depois rendem maiores volumes de vendas e quantidade de transações. Como o relacionamento é duradouro e as receitas são recorrentes e há sempre espaço para enxergar novas oportunidades de parcerias onde as duas partes podem sair ganhando. Por que investir em marketing digital?
Seja qual for o segmento de sua empresa, acompanhar os avanços no meio digital é praticamente uma questão de sobrevivência. É preciso saber utilizar as ferramentas e canais do meio digital, tirando o melhor proveito delas. E se você ainda tem dúvidas da importância destes recursos, vale a pena ler o artigo “Marketing Digital: por que toda empresa precisa”.
Estratégias de marketing digital para b2b
É claro que o objetivo final do marketing b2b é aumentar o volume de vendas, mas até chegar ao fim do funil nesta jornada é preciso atrair e nutrir o cliente. Por isso, é muito desejado marcar presença constantemente e estreitar vínculos de confiança. Mas como fazer isso? Confira algumas estratégias de marketing digital específicas para aplicar neste tipo de negócio.
∙ Marketing de conteúdo Se tem uma ferramenta que realmente funciona para o b2b é o marketing de conteúdo, uma tendência que veio pra ficar e que basicamente consiste em atrair o público oferecendo conteúdos que ele tenha real interesse, criando uma relação mais próxima com o cliente e ir vinculando sua marca aos poucos, com muita estratégia. Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância deste tipo de marketing, vale ressaltar que segundo dados da Content Trends (maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil), 73% das empresas brasileiras já adotaram essa metodologia em sua estratégia. A seguir vamos explorar um pouco mais as maneiras em que o marketing de conteúdo pode ser aplicado.
∙ E-mail marketing
O envio estratégico de e-mails para um público segmentado é uma das ações mais eficientes para atingir o público b2b. É muito importante gerar conteúdo relevante ao longo do relacionamento. Se a sua empresa já tem um mailing com clientes atuais e potenciais, use e abuse desta lista, ela é uma grande riqueza que sua empresa acumulou e deve ser sempre atualizada. De toda forma, vale a pena investir em ações que ampliem seu mailing com leads qualificados, que podem chegar até você por buscas, redes sociais e até e-books criados especialmente para atrair este público. O segredo é leva-lo até uma landing page para recolher seus dados (em especial o e-mail) e ir disponibilizando conteúdo do seu interesse.
∙ Presença nas redes sociais Quando se trata de business to business a escolha das redes sociais é diferente dos outros negócios. Recomenda-se investir com mais impacto no LinkedIn, por ser uma rede voltada ao corporativo e atrair profissionais de cargos mais elevados, que possuem mais poder de decisão dentro das empresas. Ou seja, o LinkedIn é uma rede social que o seu público-direto acessa constantemente para relacionamentos comerciais. É interessante ressaltar que o LinkedIn Ads disponibiliza diversas configurações, incluindo o filtro por função, setor, tamanho da empresa, localidade, entre outros, representando uma qualidade de leads muito superior às outras redes.
∙ Otimização de SEO
Ter um site eficaz, estar presente nas redes sociais e enviar e-mails são estratégias importantes para atrair o público business to business. No entanto, se a sua empresa não estiver bem posicionada no Google nada vai adiantar, pois ela não será encontrada com facilidade e nem contará com a credibilidade necessária para atrair os tomadores de decisão das empresas com quem você quer trabalhar.
É aí que entra entram em campo as estratégias de SEO, que levam seu site para um bom posicionamento no Google, atribuindo autoridade à sua marca e fazendo com que ela seja reconhecida pelo algoritmo do mecanismo de busca, destacando-se nas buscas.
Como pudemos ver, o marketing digital representa um grande aliado para negociações business to business. Essas foram apenas algumas ideias para sua empresa, porém existe um leque enorme de possibilidades e é preciso saber aplica-las com estratégia. Então, para alcançar melhores resultados é sempre indicado procurar um especialista, ou seja uma agência de marketing digital reconhecida, como a PWR Marketing Digital.
Quer saber o que podemos fazer pela sua empresa? Entre em contato que estamos muito dispostos a crescer junto com você.