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Marketing Digital para Advogados

Atualizado: 9 de Abr de 2019

Profissionais da área do direito sofrem muitas restrições quando se trata de propaganda e anúncios, tanto de forma online como off-line.



O marketing tradicional para Advogados acaba sendo um desafio por todas as limitações que são impostas pelo Provimento 94/2000 que dispõe sobre a publicidade a propaganda e a informação da advocacia. Por isso o marketing digital para advogados acaba sendo uma saída interessante para atrair novos clientes por meio da criação de conteúdo relevante para seu público alvo, conquistando o sucesso e a autoridade na internet no meio de advogados e escritórios de advocacias.


Segundo uma pesquisa publicada pela ABA Journal, um site norte-americano especializado em conteúdo jurídico, 1/3 dos clientes iniciam a sua pesquisa para contração de um advogado pela internet.


Mas como o marketing digital é permitido? Bom dessa forma, você não estará indo até o seu público alvo, mas deixará que eles procurem por você pela qualidade do conteúdo que você oferece para o mercado. Muitos acham que marketing digital e divulgação não funciona para advogados e eles estão muito equivocados pois não sabem a oportunidade que estão perdendo.


Segundo dados divulgados pelo IBGE, 70% dos brasileiros já acessam a internet por meio dos seus celulares. Já a contratação de serviços online é a compra pela internet mais feita pelos brasileiros segundo uma pesquisa divulgada pelo Paypal, com o intuito de mapear os hábitos de consumo do país. Dentre os entrevistados, 84% apontaram que contratam serviços pela tela de seus smartphones.


Mas o que impede dos advogados fazem propaganda de seus serviços?


Foi estabelecido por meio do Provimento 94/2000 algumas diretrizes em relação a regulamentação do uso da publicidade no âmbito jurídico. Não é aceito o uso de publicações que contenham alguma forma um discurso persuasivo ou que envolva qualquer ação que busque agregar valor ao profissional por meio de seus cargos, formação e frases de efeito comercial como por exemplo: “Promoção imperdível venha até o escritório hoje mesmo”. Segundo o CED (Código de Ética e Disciplina). Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28, fica expressamente proibidas ações de marketing com intuído explicito de vendas.


Sabemos que você não pode vender diretamente os serviços que presta, porém, pode mostrar que é referência no assunto, conseguindo que seus clientes venham atrás de você sem precisar “se vender diretamente”.


Dessa forma, uma maneira de conseguir novos clientes por meio da internet é criar conteúdos relevantes sobre os assuntos relacionados ao Direito, assim você estará colocando em prática o marketing de conteúdo para advogados de maneira inteligente, que traga resultados e que é 100% permitida pelos órgãos reguladores.


Isso acontece porque você não está coagindo o indivíduo a consumir os seus serviços, você estará trabalhando com o conteúdo e informação e caberá unicamente a ele o que ele fará com esse aprendizado, não sofrendo nenhuma interferência de terceiros.


Então é possível trabalhar o marketing digital para advogados?


Sim, quando falamos de marketing digital estamos nos referindo ao marketing de conteúdo ou inbound marketing. Ele deixa de lado os parâmetros arcaicos do marketing tradicional e funciona de uma forma bem diferente.


Uma de suas principais estratégias é a criação de conteúdo. Como estamos sempre conectados e sempre buscando respostas no Google, vamos supor que alguém está passando por algum problema ou dúvida e vai até o buscador para sanar sua dúvida e logo no primeiro resultado ela entra no seu site.


Ela irá consumir o seu conteúdo, terá encontrado a solução do seu problema e caso ela precise de auxílio, qual a marca que ela criou determinada consideração? Exatamente aquela que lhe foi útil em terminado momento, ou seja, a sua.


Então qual a solução? Colocar em prática o marketing jurídico digital!


Todos os meios de divulgação em redes sociais são permitidos desde que respeite as observações citadas acima. Se você está produzindo conteúdo RELEVANTE, com certeza as pessoas iram até você.


Além de conteúdos em texto você pode diversificar e gravar vídeos explicativos por exemplo. O marketing digital trouxa uma infinidade de possibilidades ao mundo do negócio e uma delas é exatamente a chance de encontrar diversas pessoas e melhorar o seu negócio.


Para criação de conteúdo a dica que temos é a seguinte: crie vídeos explicando os assuntos que você domina; crie matérias ricas em infográficos, blog post, landing pages que explique a seus clientes determinados assuntos e faça parcerias com profissionais já conhecidos no mercado, afinal, isso mostra que você tem contato com pessoas experientes e relevantes na área.


Não podemos esquecer que um site pratico e funcional é extremamente importância para a sua jornada digital. Ele é uma ferramenta que agrega um grande valor em uma estratégia de marketing digital.


Um site bem construído e otimizado para SEO pode diminuir os seus investimentos em mídias pagar pois você não precisará pagar para que as pessoas encontrem seu conteúdo, elas irão organicamente até o seu site caso você ofereça o que elas estão em busca.


Para você ter ideia em uma pesquisa realizada pela Rock Matter uma empresa multinacional onde atua na gestão de práticas legais, é responsável por softwares de otimização e gerenciamento de finanças e tempo e constatou que 97% dos sites falham na entrega de conteúdo personalizados para seus usuários e que quase 40% dos escritórios de pequeno porte não têm site.


Sabendo de todas as informações que citei até aqui, chegamos a conclusão que é um ótimo espaço para repensar sua visão em relação ao marketing digital e até deixar de lado de uma vez por todas que marketing digital para advogados não somente é possível como também é uma das ferramentas do momento para atrair novos clientes.


Colocando em prática o inbound marketing para advogados


Todas essas normas dificultam muito o seu trabalho, visto que suas ações para a captação de novos clientes ficam cada vez mais complicadas e acirradas no cenário mercadológico atual que se encontra cada vez mais competitivo. Entretanto, a solução para esse problema está no marketing digital, que trouxe uma infinidade de novidades ao mundo dos negócios sendo uma delas a grande possibilidade de encontrar pessoas e melhorar o seu negócio.


E por falar em negócio, a PWR Marketing Digital, agência especializada em marketing digital em Ribeirão Preto mostra para você advogado como usar todo esse serviço e ferramentas a seu favor.


Podemos começar por uma ferramenta chamada RD Station, que através do nosso trabalho pode ajudar o seu negócio de forma inimaginável, já que ela é o complemento perfeito do marketing digital. Além disso utilizamos o Inbound Marketing, que são criações e compartilhamento de conteúdo relevante para um público alvo, ou seja, o seu conteúdo será visto por quem realmente se interessa, com a finalidade de criar um relacionamento mais próximo e duradouro. Assim, aumentamos o poder de persuasão, encurtamos o ciclo de venda, diminuímos custos e mensuramos o resultado em tempo real.


Deste modo, a PWR Marketing Digital, utiliza de todos estes recursos para fazer com que você e sua empresa seja uma máquina de sucesso e de crescimento, além de se destacar dos seus concorrentes no mercado de trabalho.

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