Se você possui um site, precisa conhecer as melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site e os seus resultados no Google, Bing entre outros buscadores e aumentar o volume de tráfego.
Atualmente, existem diversas no mercado com múltiplas funções para te ajudar a desenvolver suas estratégias de marketing digital.
No artigo, trouxemos as 10 principais ferramentas de SEO para melhorar seu blog que você precisa conhecer. Boa leitura…
Qual é a importância de melhorar o SEO do seu site?
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias para o Google conseguir rastrear seu conteúdo e posicionar melhor sua página, possibilitando assim um melhor alcance.
Basicamente, o usuário só consegue encontrar seu conteúdo se você realizar um bom trabalho de otimização dos mecanismos de busca.
Segundo a HubSpot, 60% dos clicks orgânicos se concentram nos três primeiros resultados orgânicos de pesquisa.
Portanto, a grande importância de buscar melhorar o SEO é obter um bom posicionamento nas pesquisas para aumentar o volume de pessoas que acessam a página e podem virar possíveis clientes.
10 melhores ferramentas de SEO
As ferramentas de SEO são essenciais para desenvolver estratégias que melhorem o ranqueamento no Google.
Elas fornecem o principal: dados. Com os dados, conseguimos saber o que precisa melhorar para obter os melhores resultados e assim traçar as ações necessárias.
A seguir, separamos as principais ferramentas de SEO para ranquear seu blog! Confira:
1 - Google Analytics
O Google Analytics é uma plataforma de acompanhamento do desempenho do seu site.
Ela mostra tudo o que acontece nas suas páginas através de métricas, gráficos e do fornecimento de diversas outras informações.
Trata-se de uma das principais ferramentas de SEO e ainda é gratuita e fácil de usar!
Dentre alguns dos dados que você acessa no Google Analytics, é possível saber o perfil do cliente (gostos, idade, localidade, gênero, dentre outros) para assim criar um conteúdo mais direcionado e aumentar o seu tráfego.
Além disso, você pode visualizar quais são os conteúdos de maior e menor relevância dentro do seu site e implementar melhorias para conseguir um bom posicionamento na primeira página.
Enfim, existem diversas informações que a plataforma mostra e você pode utilizar para aumentar seus resultados com o Google.
Como usar o Google Analytics?
O primeiro passo é criar a sua conta gratuita. Em seguida, você vai instalar o Analytics no seu site, copiando e colando o código javascript que aparece após criar a conta. Se seu site for WordPress, instalar o plugin do Google Analyticator e incluir o Código de Acompanhamento (UA) na configuração.
Feito isso, é só esperar a plataforma coletar os dados do site — pode demorar até 24h — e aproveitar a ferramenta.
2 - Google Search Console
O Google Search Console é uma das melhores ferramentas de SEO para quem quer melhorar o ranqueamento nas pesquisas! Essa plataforma serve para identificar possíveis problemas de otimização no seu site, além de diagnosticar erros nas páginas.
Nessa ferramenta, ainda é possível verificar quais são as pesquisas que mais direcionam os usuários ao seu site. Assim, você consegue saber se está ranqueado com as palavras-chave certas, por exemplo.
Outra função interessante do Google Search Console é a possibilidade de testar a usabilidade das suas páginas em dispositivos móveis — que é a principal fonte de acesso dos usuários. Nesse caso, você acessa relatórios personalizados para analisar o desempenho em celulares.
Ademais, algumas das métricas que você confere são:
Total de cliques;
Total de impressão;
Volume de cliques e impressões por página;
CTR média;
Links para o seu site;
Links internos;
Posição média no Google;
Essa última métrica é uma das principais para conseguir acompanhar os resultados dos seus conteúdos. Quanto melhor o ranqueamento, melhor!
Como usar o Google Search Console?
Para usar o Google Search Console, você precisa ter uma conta no Google Analytics! Portanto, se você ainda não criou, volte na última parte que explicamos melhor.
A única ação que você precisa fazer é compartilhar os dados de uma plataforma para outra. Nesse caso, basta:
Acessar sua conta no Analytics;
Clique em Administrador;
Em seguida, em “Configurações da propriedade”;
Vá em “Configurações do Search Console”;
Verifique se a URL do seu site aparece. Caso não, adicione a URL do seu site ao Search Console.
3 - Planejador de palavras-chave do Google
Como você pode perceber, o próprio Google disponibiliza diversas ferramentas de SEO para seu site conseguir os melhores sites.
Nesse caso, ele fornece uma excelente plataforma para encontrar os principais termos de busca: o planejador de palavras-chave.
Selecionar as palavras-chave certas é uma etapa fundamental da otimização de SEO. É por meio delas que o usuário consegue encontrar seu conteúdo, então, é uma parte que precisa de bastante atenção tanto na escolha, quanto no uso.
E o planejador de palavras-chave do Google serve justamente para mostrar os melhores termos para você trabalhar no seu blog e aumentar o tráfego orgânico do seu site.
Na verdade, a finalidade principal dessa ferramenta é dar ideias de palavras-chave para utilizar em anúncios do Google Ads. No entanto, você também pode utilizá-lo para encontrar termos frequentes de busca e criar conteúdos para o seu blog.
Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?
Para usar, é bem simples. Primeiro, você precisa ter uma conta no Google Ads.
Em seguida, é preciso clicar em “Ferramentas”, depois em "Planejador de palavras-chave” e clicar em “Descobrir novas palavras-chave”. Então, você insere um termo relacionado à sua empresa e a ferramenta vai sugerir outros termos relacionados.
Além das ideias, ela mostra dados importantes, como a média de pesquisas mensais e concorrência.
4 - SEMRush
O SEMRush é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas do mercado. Dentre suas diversas vantagens, podemos citar a multiplicidade de funções que permite desenvolver as excelentes estratégias de marketing.
Em relação ao SEO, você consegue acessar milhões de palavras-chave, analisar o perfil de backlink de outros sites, monitorar sua posição no Google, dentre outras funções.
Além disso, é uma excelente plataforma para o marketing de conteúdo, visto que você encontra temas relacionados ao seu nicho, consegue melhorar seus materiais em tempo real e até recebe uma análise do que poderia melhorar no seu conteúdo para obter um melhor ranqueamento.
Para completar, a ferramenta também possibilita descobrir as estratégias do seu concorrente. Ela analisa o tráfego do site e mostra diversos insights para você implementar no seu!
Enfim, com mais de 50 funções e relatórios da Semrush, podemos dizer que essa é uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado.
Infelizmente, é uma plataforma paga. Contudo, existem pacotes diferentes que podem caber no seu bolso!
5 - Ubersuggest
Não tem como falar de ferramentas de SEO sem citar a plataforma do Ubersuggest.
Essa é uma das plataformas mais populares sobre o assunto por ser mais acessível e conter diversas funcionalidades interessantes para quem quer conseguir um ranqueamento melhor no Google.
A mais clássica, claro, é o planejador de palavras-chave. Você digita algum termo relacionado e ele mostra uma lista de sugestões de palavras-chave pronta para utilizar no seu conteúdo. Além disso, mostra volume, CPC e nível de dificuldade.
Para completar, ainda mostra uma lista de ideias de conteúdo que você pode publicar em seu site.
É possível também criar um projeto para rastrear e melhorar seu tráfego SEO. Você adiciona seu site, acompanha as atualizações, recebe alertas sobre erros, dentre outras vantagens.
Além disso, você pode analisar sua concorrência e obter os melhores insights sobre o assunto.
6 - Keyword Tool
O Keyword Tool é outra ferramenta de SEO útil para planejar as palavras-chave dos conteúdos do seu site.
Nessa plataforma, você tem a versão paga e gratuita.
Na versão grátis, a ferramenta disponibiliza dezenas de sugestões de palavras-chave com possibilidade de filtrar por “perguntas” e “preposições”.
Já, na versão paga, é possível ver dados, como o volume de buscas, CPC e competição. Ademais, você também acessa outras funções — análise da concorrência é uma delas!
7 - Answer the public
Boa parte das pesquisas do Google em forma de perguntas, como “onde encontrar uma agência de marketing digital em São Paulo” ou “como fazer macarrão a bolonhesa”. Por isso, é essencial considerar as perguntas frequentes do seu público na hora de planejar os conteúdos para o blog e estruturar seus artigos.
A ferramenta Answer The Public é uma das mais populares com essa função. Basicamente, você digita o termo e ela mostra as principais dúvidas relacionadas, além de frases que os usuários costumam buscar na hora de pesquisar sobre o assunto.
Usando a ferramenta, você consegue direcionar o conteúdo exatamente para o que seu público quer.
8 - Seorch
O Seorch é uma plataforma de SEO pouco conhecida, mas bastante eficiente e completa — principalmente, por ser uma das poucas 100% gratuitas.
Essa ferramenta tem diversas funções interessantes, como:
Verificação de classificação do Google;
Gerador de perguntas — proposta parecida com o Answer the Public.
Planejador de palavra-chave;
Ferramenta de snippets de SERP do Google — serve para simular títulos e descrições para poder virar snippet no buscador.
Compare sites.
Para utilizar o planejador de palavras-chave, basta colocar o termo e o Search mostra dezenas de termos relacionados. Apesar de não mostrar dados sobre os termos, serve como referência na hora de produzir seus conteúdos.
9 - Google Pagespeed
Se você quer melhorar os resultados do seu site, saiba que a escolha das palavras-chave não deve ser sua única preocupação. O tempo de carregamento das suas páginas é um dos fatores que influencia bastante no ranqueamento.
Seu conteúdo pode estar excelente e com uma ótima otimização de SEO, mas se sua página demorar 30 segundos a mais para carregar, não adianta. A duração média da sessão e taxa de rejeição serão duas métricas que estarão sempre baixas.
Segundo uma pesquisa da Profissional de E-commerce, a tendência é 64% dos usuários deixarem a página e buscarem outro site que seja mais rápido quando uma página demora muito para carregar.
Por isso, é tão importante se atentar a esse ponto.
Nesse sentido, o Google Pagespeed é uma ferramenta bem interessante do Google. Ela serve para analisar o desempenho do site em relação à velocidade.
Ele mostra um índice de desempenho baseado em uma série de critérios de avaliação. Além de mostrar esse indicador, ele também fornece sugestões de melhorias para acelerar seu carregamento!
10 - Meet Link Explorer
Quando falamos em SEO, outra parte essencial é a estratégia de link building — quando links em outros sites estão apontando para o seu, mostrando a relevância do conteúdo para os mecanismos de busca!
Para desenvolver uma boa estratégia de links, a ferramenta do Moz serve para analisar as páginas e mostrar os textos âncoras daqueles sites. Além disso, mostra as palavras-chave em destaque na página.
É bem simples de usar: basta instalar o plugin MozBar no seu navegador e mostrar a autoridade das páginas sempre que você realizar uma pesquisa no Chrome.
*Dica extra: extensão keyword everywhere
Falando em plugin, a extensão keyword everywhere é uma excelente ferramenta de SEO para você utilizar e melhorar seus resultados no tráfego orgânico.
Trata-se de uma extensão gratuita de pesquisa de palavras-chave e é bem prática de utilizar:
Você instala o plugin no seu navegador;
Faz uma pesquisa com o termo desejado;
Aparecem os resultados ao lado!
Além das sugestões de termos, você ainda encontra a dificuldade de ranqueamento e volume de busca com a palavra.
Conte com a PWR Marketing Digital para te ajudar!
As plataformas de SEO são excelentes para podem ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site, mas elas são apenas ferramentas. Você precisa saber utilizá-las da melhor maneira para obter bons resultados.
Contudo, com isso, a PWR Marketing Digital é especialista vai te ajudar.
Somos uma agência de marketing digital de São Paulo (Alphaville) e Ribeirão Preto e contamos com as melhores ferramentas de SEO para levar seu site para as primeiras posições do Google.
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