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Como evitar bloqueio na sua conta do Facebook Ads?



É inegável a importância do Facebook e Instagram para qualquer estratégia de marketing digital, são mais de 1 bilhão de pessoas conectadas a rede social em todo o mundo. Portanto, anunciar no Facebook ads traz resultados reais para seus negócios.


A rede social possibilita que qualquer pessoa crie um anúncio desde o pequeno empreendedor que pode usar o botão ‘impulsionar publicação' para começar a divulgar seu negócio até plataformas completas para agências de publicidade criarem campanhas bem elaboradas e estruturas para grandes marcas.


Independente do anúncio a ser criado e do orçamento alocado para a campanha é preciso seguir as regras, se você já passou pelo pesadelo de ter sua conta do Facebook Ads bloqueada, é muito provável que você tenha infringido alguma regra da rede social.


Se você trabalhar com tráfego pago, acredito que em algum momento você já passou por isso!


Neste artigo vamos te ajudar a entender o que pode ter acontecido e como evitar o bloqueio. Continue a leitura!


Bloqueio no Facebook Ads


O Facebook é uma rede social, portanto prioriza a experiência de navegação dos usuários, por isso analisa vários aspectos de uma página para garantir uma experiência de navegação agradável com anúncios e conteúdos relevantes.


Agora, imagine você o quão desagradável seria estar rolando o seu feed de notícias e se deparar com anúncios que não tem nada em comum com seus interesses ou pior, ao clicar nesse anúncio ser direcionado a uma página com pouca ou nenhuma informação sobre a empresa, produto ou com promessas megalomaníacas?


Para evitar problemas no Facebook Ads, leia atentamente as Políticas de Publicidade do Facebook antes de criar os anúncios. Lá você encontrará informações sobre quais são os conteúdos permitidos, restritos e proibidos na rede social.


O Facebook dispõe uma lista com 29 categorias de conteúdo proibido e 14 categorias de conteúdos restritos, além das regras descritas nessas listas é importante não violar os Padrões de Comunidade.


Pontos de Proibição

Para te ajudar, vamos explicar resumidamente os principais pontos de proibição na criação de anúncios no Facebook.


Atributos Pessoais: é proibido os anúncios que contenham sugestões ou afirmações diretas ou indiretas quanto a crenças religiosas, raça, origem étnica, orientação e práticas sexuais, idade, identidade de gênero, deficiência, condições médicas seja física ou mental, situação financeira ou eleitoral, associação sindical, antecedentes criminais ou nome de pessoas;


Conteúdo Adulto: também são proibidos anúncios que contenham nudez, pessoas em posições sugestivas ou explícitas, atividades sexualmente provocativas ou muito sugestivas. Os anúncios de encontro ou que sugerem a possibilidade de conhecer uma pessoa, não podem ser posicionados de maneira sexual ou sexualizando a pessoa da imagem, imagens focadas em partes específicas do corpo como nádegas, seios ou peitoral e abdômen também são proibidas mesmo que não sejam sexualmente explícitas;


Uso das marcas Facebook e Instagram: os anúncios não podem usar a marca Facebook ou Instagram de maneira proeminente. Os logotipos corporativos das marcas não devem ser usados de forma alguma e os ativos de marca do Facebook não podem sofrer nenhuma alteração no design e cor. É proibido escrever no corpo do texto o nome da rede social com f minúsculo, abreviar (FB), pluralizar a marca ou usá-la como verbo.


Dicas para evitar o bloqueio

Como já falamos acima, o Facebook preza por práticas que garantem uma experiência agradável para seus usuários e anunciantes. Por isso, além das proibições e restrições, o Facebook analisa a importância e relevância das contas e páginas que estão criando e divulgando os anúncios. Veja abaixo, alguns exemplos de fatores importantes que também são analisados e merecem a atenção dos anunciantes.


Falta de informações

Para evitar o bloqueio direcione os usuários a uma página de vendas com informações adicionais da empresa, como CNPJ, endereço, telefone, etc. Assim os compradores saberão que não se trata de fraude ou golpe, afinal eles têm todas as informações necessárias para tirar eventuais dúvidas ou fazer reclamações pós venda.


Imagens apelativas

Um anúncio com imagem bonita e chamativa é uma maneira simples de chamar a atenção para os seus produtos e aumentar o interesse pela sua marca e serviços. Mas fique atento às restrições do Facebook quanto ao uso de imagens em anúncios.


Imagens com conteúdo restrito ou proibido como nudez, drogas, bebidas, suplementos, medicamentos, jogos de azar entre outros são facilmente banidos da rede social. Antes de fazer o upload de qualquer imagem, verifique os direitos autorais e os direitos de imagem das pessoas que aparecem nas fotografias.


Relevância

O gerenciador de anúncios do Facebook tem métricas para verificar se um site ou fanpage oferece conteúdo relevante, ou apenas anúncios invasivos, também observa o domínio e qualidade das páginas ao longo do tempo.


Portanto, os anúncios precisam ser claros, objetivos, relevantes para o público ao qual se destina e o conteúdo do anúncio deve ter relação com o que está na página de destino.


Experiência de leitura

Sites que usam lightbox, pop-ups ou qualquer outro tipo de publicidade que cubra a informação não são permitidos pelo Facebook. Ofereça um site limpo que permita uma navegação tranquila e sem interrupções.


Video Autoplay

Embora as páginas com video autoplay ajudem a elevar as taxas de conversão, O Facebook detesta esse tipo de página, já que não é uma experiência interessante para todos os usuários.


Landing pages

As populares páginas de captura de leads deixam o usuário sem opção, ele faz a ação programada ou fecha a página. E a falta de opção é justamente o que o Facebook não gosta.


Promessas enganosas

Os algoritmos podem detectar propagandas enganosas. Não faça promessas exageradas de ganhos fáceis e milagrosos ou soluções improváveis. Evite chamadas com palavras como: renda extra, ganhar dinheiro, grana extra, aposta, trabalhar em casa, milagre, milagroso, etc.


Caso seu anúncio seja rejeitado, você tem duas opções: criar outro ou editar o existente, em ambos os casos, o anúncio será submetido a nova análise podendo ser ou não aprovado. Agora, se você tiver certeza de que cumpriu todas as regras e que a reprovação foi injusta, poderá solicitar uma nova análise.


Reativando a conta

Se você já está com a conta bloqueada, leia novamente a Política de Publicidade do Facebook e observe seus anúncios, sua página e tente identificar qual ou quais os motivos que levaram ao bloqueio. Mas antes disso, siga o tutorial abaixo para reativar sua conta.


Diretrizes para reativar sua conta bloqueada no Facebook Ads


1. Crie uma conta no Facebook Business


O Facebook Business também conhecido como Gerenciador de Negócios permite que o anunciante gerencie todas as campanhas de marketing em um único lugar e compartilhe o acesso com sua equipe. Depois vincule a página do seu negócio no Facebook a conta do Facebook Business.


2. Acesse sua conta


Para acessar a sua conta, localize o Gerenciador de anúncios no canto superior direito da sua página no Facebook. Ao clicar no ícone de ‘engrenagem’, aparecerá outra página com o número de identificação da sua página de anúncios, que está bloqueada. Copie esse número.


3. Recuperando a conta


Após executar os passos anteriores, retorne para sua conta do Facebook Business, clique novamente no ícone de ‘engrenagem’. Vá em ‘Contas de anúncio' do lado esquerdo da página e selecione a função ‘Adicionar novas contas de anúncio'. Entre as opções de controle de página, poderá escolher a que permite reivindicar a conta. Forneça o número copiado no passo 2 e uma solicitação será enviada ao proprietário da conta para autorizar a operação.


Orientações


A melhor regra é sempre usar o bom senso nas campanhas do Facebook Ads. Afinal, ao abrir uma conta pela primeira vez, o Facebook te vê como um risco.


A plataforma não quer ter complicações com anunciantes, profissionais de tráfego pago ou cartões de crédito, por isso, gastar muito dinheiro em pouco tempo para aumentar as conversões pode custar mais caro do que imagina. Se sua conta for bloqueada te causará muita dor de cabeça para recuperá-la sem falar nas oportunidades de vendas perdidas.


O ideal é controlar o orçamento e aumentar os gastos gradualmente e sempre seguindo as regras, o Facebook fica de olho no histórico de cada conta.


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