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O que faz e o que é um gestor de tráfego pago?

Atualizado: 13 de nov. de 2021


Gestor de tráfego I Agência de marketing digital


Nas agências de publicidade tradicionais, os profissionais de mídia são os responsáveis pelo planejamento de mídia, escolha dos veículos de divulgação e gerenciamento do orçamento da campanha.


O mídia está sempre em contato com o cliente para entender suas necessidades, sugere os veículos de comunicação a serem usados, negocia os custos e programa a divulgação.


Com o avanço do marketing digital, podemos dizer que o profissional de mídia se tornou o gestor de tráfego pago do ambiente digital. Vamos conhecer mais sobre esse profissional? Vem com a gente!



O que é um gestor de tráfego pago?


E o profissional que gerencia as contas de anúncio pago de uma empresa. Ele usa plataformas específicas de tráfego pago para criar, analisar e otimizar os anúncios, além de administrar a verba destinada a essas campanhas.


Embora seu trabalho converse com outros setores como atendimento, criação e produção.

Ele não é responsável, por exemplo, pela criação de vídeos, imagens, textos ou qualquer outro conteúdo que porventura faça parte do anúncio. Logo abaixo, falaremos sobre as funções do gestor de tráfego. Continue a leitura!


O que faz um gestor de tráfego pago?


As funções de um gestor de tráfego vão desde o planejamento até a análise e otimização dos anúncios. Vamos conhecer detalhadamente cada uma delas.


● Planejamento;


Antes de publicar um anúncio, o gestor de tráfego pago faz o planejamento para definir como será distribuída a verba, se os anúncios serão cobrados como CPC ou CPM, duração da campanha, objetivos como remarketing, geração de leads, vendas, etc.


Em seguida, essas informações são compartilhadas com a equipe de criação, os responsáveis pelo desenvolvimento criativo do anúncio, as imagens, textos e vídeos, por exemplo.


● Criação;


Já com as artes prontas, o gestor de tráfego irá criar várias versões de um mesmo anúncio, fazendo alterações em diferentes aspectos para testar e ver quais apresentam melhor desempenho e distribuir esses anúncios nas redes sociais ou no Google, conforme os objetivos definidos anteriormente;


● Analise;


Após alguns dias que as campanhas estiverem ativas, o gestor de tráfego pago fará uma análise dos anúncios para pausar aqueles com desempenho ruim e otimizar aqueles com melhor resultado.


● Otimização;


Após analisar os dados dos anúncios, o gestor de tráfego pago irá otimizar aqueles que apresentaram melhor resultado. Com isso, é possível realizar novos testes para verificar o desempenho de novas alterações, aumentar o orçamento e o tempo de veiculação e acompanhar os resultados nos próximos dias.


Quais ferramentas utilizam?


O gestor de tráfego deve dominar o uso de ferramentas de anúncio, como Google Ads, Facebook Ads e outras. Cada ferramenta tem suas características e são geralmente usadas em conjunto para garantir melhor desempenho e maiores resultados.


Todas essas plataformas são possíveis criar anúncios com imagem e texto, escolher a segmentação do seu público, realizar testes A/B, acompanhar os dados de desempenho das campanhas em tempo real.


Vamos ver quais os tipos de anúncios e funcionalidades importantes dessas plataformas:




Facebook Ads


Gerenciador de negócio

Através do gerenciador de anúncios é possível criar, analisar e mensurar todos os anúncios. É nele que se encontram outras funções como as vamos conhecer abaixo.


Pixel de conversão

É um código JavaScript que ao ser inserido em um site gera dados de usuários que servem para analisar o comportamento dos consumidores a partir da interação deles com anúncios e conteúdos. É um dos responsáveis pela precisão dos dados mensurados nas campanhas publicitárias.


Botão impulsionar

Criado para facilitar a vida dos empreendedores que querem anunciar mas não tem muito tempo ou conhecimento técnico para usar o gerenciador de anúncios.


Com ele é possível destacar apenas um post que será exibido na timeline do público escolhido, que acaba sendo um pouco genérico, visto que essa opção de anúncio oferece poucas possibilidades de segmentação;


Publicação patrocinada

Essa função permite que o post patrocinado seja exibido apenas para o público que curte sua página. Geralmente aparecem mais alto no feed de notícias com a tag ‘Patrocinado’


Dark post

É um tipo de anúncio que tem o mesmo formato de uma postagem, mas que aparece apenas no feed de notícias do público que você selecionou no momento da criação.



Instagram Ads


Carrossel e Imagem única

No anúncio carrossel é possível colocar duas ou mais fotos e vídeos com no máximo de 10 cartões por anúncio. É possível incluir texto, título e URL de destino, além de CTAs pré definidos pela plataforma como:’Saiba mais’, ‘Fale Conosco’ e outros. Caso opte por colocar anúncio carrossel no storie, a proporção das imagens é 9:16. O anúncio de imagem única apenas se difere do carrossel em quantidade, é possível colocar somente uma imagem.

Video Único


É possível criar anúncios com vídeo de até 60 segundos, a plataforma suporta vídeos nos formatos .mov, .mp4 e .gif e arquivos separados com legenda. Também é possível fazer uma animação com várias fotos, acrescentar texto, URL e CTA.


Apresentação Multimídia

Nesse formato é possível escolher de 3 a 10 fotos, colocar música e efeito de transição. Se assemelha a uma apresentação de slides.


Coleção

Modelo ideal para quem quer vender algum produto, mostra os produtos em formato de vitrine. Antes de criar o anúncio é preciso cadastrar os produtos no Gerenciador de catálogos.




Tik Tok Ads


Top View

São anúncios que aparecem em tela cheia com duração de até 60 segundos;


Brand Takeovers

Anúncios em vídeos ou imagem com duração de 3 a 5 segundos que aparecem assim que o usuário abre o aplicativo, é possível colocar hashtag ou link;


Feed vídeos

Anúncios em vídeo com duração de até um minuto esses anúncios são exibidos no feed de publicação;


Hashtags Challenges

Com duração de até 6 dias às marcas criam desafios para os usuários que devem postar suas performances usando a referida hashtag;


Branded Effects

Efeitos em 2D, 3D, realidade aumentada e filtros criados e disponibilizadas pelas marcas para os Tik Tokers usarem em seus vídeos. Cada novo filtro fica disponível por 10 dias.



Google Ads


Rede de pesquisa

Anúncios de texto, gráficos, vídeo ou do Google Shopping. Aparecem no início ou no fim da página e são sinalizados com a Tag 'Anúncio'.


Rede de Display

Anúncios de banners com imagens e elementos interativos. São ideais para estratégia de remarketing e atração.


Shopping

Essa ferramenta do Google Ads permite criar 2 tipos de anúncios. Ideal para e-commerce e varejistas. Não usa palavras-chave, mas sim informações do produto como preço, foto, endereço e nome da loja para determinar onde o anúncio será exibido.


Video

Os anúncios de vídeo exibidos no YouTube são criados, otimizados e monitorados no Google Ads. A plataforma oferece 5 opções diferentes de anúncio: Bumper ads, in-stream, discovery, out-stream e masthead.




Linkedin Ads


Text Ads

Anúncios de texto que aparecem no topo e na barra lateral da página. Devem ser usados em completo com outros anúncios, já que geralmente tem pouca visibilidade.


Sponsored Content

São os anúncios que aparecem no feed de notícias com a Tag 'Anúncio'. Ideais para gerar engajamento.


Sponsored Mail

Esse modelo de anúncio é o mais caro, mais direcionado e também mais eficiente. Uma vez que envia mensagens diretas para os usuários do Linkedin e por padrão a rede social avisa os usuários por email toda vez que recebem uma nova mensagem.



Como contratar um gestor de tráfego pago


Ter um gestor de tráfego na sua equipe é um ótimo investimento. O trabalho desses profissionais na análise de dados permite indicar ações eficientes para impulsionar suas vendas e colocar sua empresa à frente dos concorrentes.


Você pode contratar esses profissionais através de plataformas online para freelancers ou uma agência de marketing digital. Como são profissionais muito requisitados, há alguns espertinhos no mercado tentando se passar por profissionais qualificados, por isso, fique atento.


Verifique o portfólio do candidato e os resultados que gerou para as empresas onde prestou serviços. Tente conversar pessoalmente com o profissional ou ao menos por vídeo chamada e teste seus conhecimentos. Mostre relatórios, gráficos, métricas e observe a desenvoltura ao explicar os dados.


E se possível, verifique as referências entrando em contato com um antigo empregador.


Conclusão

A jornada de compra do cliente está cada vez mais complexa e exige estratégias mais assertivas, por isso, é preciso maximizar a visibilidade do seu produto ou marca.


O gestor de tráfego pago é o responsável por compreender as necessidades do público nesse novo cenário. Ele usa de conhecimento analítico e estratégico para gerar visibilidade do seu produto ou marca, obter tráfego qualificado e alavancar as vendas.


Além disso, ele acompanha os dados em tempo real, o que permite ajustar a campanha em tempo hábil sem comprometer o orçamento e consegue mensurar o retorno financeiro de cada anúncio.


Como podemos ver, o gestor de tráfego pago tornou- se um profissional indispensável para garantir o sucesso de qualquer campanha online.


É muito importante que o gestor que estiver gerenciando suas campanhas tenha uma expertise e entenda o que esta fazendo, pois, arriscar fazer campanha e perder dinheiro não é nada legal.


 

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