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Como o marketing digital pode ajudar uma cervejaria artesanal

Atualizado: 9 de jun. de 2022



O mercado de cerveja artesanal cresceu muito nos últimos anos e, para conquistar clientes, as micro e pequenas cervejarias estão apostando no marketing digital. Fique por dentro deste cenário e acompanhe algumas estratégias para trabalhar com seu público no meio digital.


O cenário das cervejarias artesanais no Brasil É fato: o mercado de cervejas artesanais está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Elas estão por toda parte, nos mais diversos eventos e prateleiras. A cerveja faz parte da cultura do brasileiro e há alguns anos o consumidor vem mudando seus hábitos, muitas vezes deixando de beber em grande quantidade para investir na qualidade da cerveja. Ou seja, estamos bebendo menos, mas bebendo melhor, o que favorece as micro e pequenas cervejarias nacionais.

Muita gente que não entendia nada de cerveja vem se especializando, formando um público mais exigente, interessado em degustar produtos. Inclusive, muitos destes apreciadores da bebida acabam investindo em sua própria produção.


Mas para que a produção de cerveja se torne um bom negócio é preciso ir além do paladar e qualidade dos produtos. É preciso trabalhar a marca e investir em marketing estratégico. Vamos falar então um pouco destes dois assuntos a seguir.


Trabalhando a marca Além de muitos testes para se chegar às fórmulas dos produtos, o lançamento de uma cervejaria envolve todo um trabalho de marca. É preciso criar uma marca que converse com o seu público e uma identidade visual que represente bem o seu conceito. Isso envolve desde a etapa da criação da logo até a embalagem, passando pelo desenvolvimento de conteúdos relevantes, que atraiam a atenção de um público cada vez mais exigente.


Além de enaltecer o produto e exibir imagens atrativas, pode-se, por exemplo, trazer novidades sobre o mercado cervejeiro, curiosidades sobre a marca, sua história, entre outros temas.

É preciso falar a língua do consumidor, levar até ele informações e imagens que carreguem o posicionamento da sua marca. Mas como fazer este conteúdo chegar até o seu público? É aí que começa a próxima etapa: as estratégias de marketing. Estratégias de marketing digital



Existem milhares de possibilidades para se criar um plano de marketing, mas neste artigo vamos focar em estratégias digitais, pois este universo é bastante vasto e atualmente é o meio mais representativo.

Como já foi comentado, a produção de conteúdo é um ponto extremamente importante para fortalecer a marca, criando primeiramente um relacionamento com o cliente e resultando em vendas, se o processo for feito de maneira eficiente.

Separamos algumas ferramentas de marketing disponíveis no meio digital que podem ajudar a transformar sua cervejaria em um ótimo negócio!

Redes Sociais

No Brasil, as redes sociais mais utilizadas para a divulgação de produtos são o Instagram, o Facebook e o Youtube. Vale a pena investir tanto em um conteúdo interessante como no impulsionamento das publicações, mesmo que no início não seja uma verba muito elevada. É possível gerar grandes resultados com pequenos investimentos fazendo um planejamento estratégico eficaz.

Além das publicações mostrando o produto, pode-se criar posts interativos, divulgar promoções, aproveitar as datas comemorativas e muito mais. As possibilidades são infinitas!


Aplicativos de mensagens Além das redes sociais, os aplicativos de mensagens como o WhatsApp, Telegram e Messenger têm sido muito utilizados para divulgar produtos no meio digital. É uma maneira de se fazer uma abordagem mais pessoal, no entanto é preciso tomar uma série de cuidados para que a marca não seja vinculada a uma imagem negativa.


E-commerce




Está cada vez mais viável lançar uma loja virtual ou então comercializar seus produtos online em lojas parceiras. Há também a possibilidade de criar produtos relacionados à marca, como por exemplo canecas, camisetas e bonés, o que contribui para aproximar a marca do consumidor.


Anúncios no Google Se você já tem uma loja virtual ou um site profissional, anunciar no Google pode ser uma ótima opção. Mas para que esta estratégia funcione é preciso que seu site seja atraente e de fácil navegação, adaptado a dispositivos móveis. Da mesma forma que os patrocínios de posts, o investimento em anúncios no Google pode variar muito, de acordo com as possibilidades e objetivos do anunciante.

E-mail marketing Esta é uma das ferramentas mais eficientes para se atingir um público segmentado. Sua marca chega diretamente à caixa de correio deste público, trazendo sempre novidades e oportunidades em primeira mão. Se você não conta com um mailing de potenciais clientes, é possível captar leads por meio de uma landing page.


Agora que você já conhece as principais ferramentas de marketing digital é importante ressaltar a importância de um planejamento estratégico e uma produção de conteúdo de qualidade para que elas funcionem. Neste sentido, queremos colocar nossos serviços à sua disposição.

A PWR é uma agência especializada em Marketing Digital e a nossa equipe está apta para buscar os melhores resultados com investimentos acessíveis à sua empresa.

Entre em contato e vamos fazer um brinde às soluções digitais!

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