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Crescimento de 42% de visualizações no canal do Youtube com otimização de SEO

Quem tem canal no YouTube sabe que crescer organicamente não é tão fácil assim. Precisa de conteúdo constante, estratégico e da utilização das estratégias de SEO certas!
 
Após mais de meio milhão de inscritos, a Liliana Delfino, maior youtuber jurídica do país, percebeu a necessidade de aumentar os resultados do seu canal e escolheu a PWR Marketing Digital para isso. 
 
Quer saber o que a PWR Marketing Digital fez através do serviço de assessoria digital fez para aumentar o número de visualizações dela? Continue lendo esse artigo!
 
Um pouco sobre o canal da Liliana Delfino
Liliana Delfino é a maior youtuber jurídica do país, contando com mais de 600 mil inscritos e 5.307.547 visualizações no seu canal. 

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(Canal da Liliana Delfino no YouTube)

Ela possui uma larga experiência em direito previdenciário e trabalhista, além de ter seu próprio escritório em Resende, interior do estado do Rio de Janeiro. 

 

Embora sua paixão seja a advocacia, ela também é apaixonada por comunicação e gosta de levar mais informação através da internet — não é à toa que tem mais de 350 vídeos de conteúdo no seu canal! 

Objetivo da Liliana Delfino 

Mesmo sendo a maior youtuber jurídica do país, continuar crescendo na internet é sempre um desafio. 

 

E esse era o objetivo da Liliana: crescer o seu canal — e obter uma boa rentabilidade com o Google Adsense através dos seus vídeos. 

 

Para isso, ela precisava aumentar a quantidade de visualizações do seu canal do Youtube, melhorando seu posicionamento na rede de pesquisa para que mais pessoas encontrassem seu conteúdo. 

 

Ou seja, ela precisava de uma boa estratégia de otimização de SEO. 

 

Quando encontrou a PWR Marketing Digital, a Liliana viera de uma péssima experiência com uma antiga parceria que burlou as políticas do Youtube e provocou a queda do seu canal. 

 

Ela conseguiu recuperar e precisava de uma agência de marketing digital realmente competente para aumentar a visibilidade do seu canal. 

 

Será que conseguimos? 

Estratégias da PWR Marketing Digital para aumentou em 42% as visualizações do seu canal 

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo e é o segundo site mais acessado do Brasil e do mundo. 

 

É uma das principais redes de marketing de conteúdo da internet — principalmente porque aprender está entre os principais objetivos dos usuários da rede. Milhares de pessoas utilizam o YouTube para aprender sobre algum assunto ou tirar alguma dúvida. 

 

Esse já é um benefício bom o bastante para criar conteúdo: aumentar a visibilidade da sua marca na internet. 

 

Contudo, além disso, a plataforma ainda paga para você produzir através do Google AdSense. Basicamente, você é pago para aumentar para mostrar publicidade nos seus vídeos — aquele clássico anúncio de 5 segundos, por exemplo. 

 

Desse modo, quanto mais visibilidade seu vídeo tiver, mais você pode ser remunerado pelo seu conteúdo. 

 

E, como mencionamos, esse era um dos objetivos da Liliana Delfino com o canal dela. 

 

A seguir, vamos falar um pouco de como fizemos para alcançar esse resultado. 

Respeito das políticas do Youtube

Antes de utilizar qualquer ferramenta, é preciso se atentar para as regras e políticas da comunidade para não acabar recebendo punição — como foi o caso da Liliana. Os antigos “gestores” descumpriram as normas do YouTube e ela quase perdeu o canal dela com anos de criação.

 

Por isso, tivemos a grande preocupação de estudar as diretrizes da plataforma para não infringir nenhuma norma. 

 

Dentre alguns motivos que podem levar um canal a receber sanções, podemos citar: 

 

  • Envolvimento falso 

  • Falsificação de identidade 

  • Links externos para sites que violam as diretrizes da comunidade.

  • Spam, práticas enganosas e golpes 

  • Músicas que violam as diretrizes da comunidade.

  • Conteúdo sensível

  • Linguagem vulgar 

  • Desinformação 

  • Conteúdo nocivo ou perigoso 

  • Discurso de ódio 

 

Enfim, são diversas práticas! Por isso, é essencial escolher uma agência com um verdadeiro conhecimento sobre a plataforma para evitar possíveis dores de cabeça. 

Produção de conteúdo

O conteúdo é o pilar fundamental do marketing de conteúdo — como o próprio nome já diz. 

Se você ainda não está familiarizado com essa estratégia, trata-se de uma técnica para atrair novos visitantes para uma página (nesse caso, o canal no YouTube) por meio da entrega de conteúdos de valor. 

No caso da Liliana, ela produz vídeos sobre direito previdenciário e trabalhista para ajudar pessoas com dúvidas ou problemas relacionados a esse assunto. 

Sendo assim, alguns exemplos de conteúdos interessantes que ela produziu foram: 

E qual foi o papel da nossa agência de marketing digital nesse processo? 

Nós ajudamos a desenvolver toda a estratégia de marketing jurídico, com base no SEO (falaremos no próximo tópico) para obter o melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa. 

Por exemplo, durante a pesquisa, vimos que determinadas palavras-chave tinham um bom volume de busca, então, indicamos gravar conteúdo sobre aqueles assuntos para Liliane.

Otimização do SEO YouTube

Como falamos, o nosso processo de otimização de SEO começa na fase do planejamento de pautas para o canal. 

  1. Verificamos termos com bom volume de pesquisa; 

  2. Criamos uma lista de pautas relacionadas àquele assunto para a produção. 

Em seguida, aplicamos uma série de técnicas para o conteúdo mais encontrado pelos mecanismos de busca. 

Quando falamos em otimização de SEO, nosso objetivo é que, quando o usuário pesquisar um termo, como “aposentadoria e pensão por morte”, encontre o vídeo da Liliana entre os primeiros colocados. 

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(Resultado de pesquisa de “aposentadoria e pensão por morte” no YouTube)

Para isso, confira algumas práticas que implementamos: 

  • Estudo de palavras-chave;

  • Escolha das tags certeiras;

  • Otimização do título; 

  • Otimização da descrição do vídeo;

  • Utilização dos links certos;

  • dentre outros. 
     

Analytics

Nesse processo de otimização de SEO, uma ferramenta fundamental para o bom desempenho da nossa estratégia foi o Analytics do canal. 

 

A fase de análise é primordial para saber se as ações estão dando certo ou não, além de dar diversos insights do que pode fazer para melhorar. 

 

É possível encontrar informações, como alcance, tempo de exibição, desenvolvimento do público, entre outros. 

 

Sem conseguir mensurar, não existe estratégia. 
 

Resultados concretos do canal da Liliana Delfino

Finalmente, qual foi o resultado do trabalho da nossa agência de marketing digital no canal do YouTube da Liliana? Confira: 
 

Aumento da visualização em 42%

Quando um vídeo é aberto, o YouTube conta como uma visualização — não tem uma regra certa para dizer se o tempo de visualização é contabilizado, mas, de qualquer forma, o resultado nesse caso foi positivo. 

 

Conseguimos aumentar a taxa de visualização do vídeo por meio da otimização de SEO e mais espectadores assistiram o conteúdo, além de terem ficado por mais tempo que o normal. 

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(Dashbord do YouTube mostrando que as visualizações subiram 48%)

Desse modo, conseguimos 723 pessoas mais que o habitual!
 

759 novos inscritos em 29 dias

Em menos de 1 mês, conseguimos 759 inscritos para o canal da Liliana Delfino e mais de 4500 no total. Esse foi um resultado excelente para o período, principalmente porque, como falamos, o canal estava penalizado por infringir as regras. 

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(Dashboard mostrando número de visualizações, tempo de exibição e número de inscritos em 29 dias)

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(Dashboard mostrando número de visualizações, tempo de exibição e número de inscritos total durante o nosso período de trabalho)

Para completar, geramos uma receita estimada em quase 6 mil reais apenas com AdSense!

Conheça a PWR — uma agência de marketing digital especializada em SEO para YouTube

Se você gostou do resultado da Liliana, saiba que pode obter os mesmos resultados (ou até melhores) com a gente! 

A PWR é uma agência de marketing digital de São Paulo e Ribeirão Preto. Somos especializados em SEO para YouTube e podemos ajudar seu canal a crescer (e ainda se tornar mais rentável) com a implementação de uma boa estratégia de otimização. 

Nos últimos 12 meses, ajudamos nossos clientes a faturarem mais de 35 milhões de reais em vendas!

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