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Otimização de SEO no site Radioplan: número de acessos cresce mais de 80% e impressões no Google ultrapassam a 1.6 mi em 12 meses.
A empresa do segmento de telecom teve um grande crescimento nas pesquisas orgânicas em 2020/21 que resultou em expressivo aumento de vendas no período. O trabalho de otimização de SEO realizado pela PWR foi o maior impulsionador deste avanço.
A Radioplan é uma empresa que está há mais de 15 anos do ramo de telecomunicação atendendo o mercado B2B.
Anteriormente, publicamos um case mostrando o sucesso do cliente em 2019, quando a empresa alcançou um faturamento acima de 5 milhões. Mas a Radioplan queria expandir ainda mais e os gestores continuaram apostando no marketing digital para chegarem lá.
Com o mesmo valor de investimento conseguimos obter resultados ainda mais surpreendentes em 2020.
Mas como isso foi possível?
É o que vamos te mostrar nesta publicação junto com as métricas que comprovam mais um caso de sucesso da Radioplan.
Como ampliamos os resultados
Conhecendo melhor o cenário e os objetivos de negócios do cliente, nossa equipe foi capaz de traçar novas estratégias para conquistar novas oportunidades de mercado. Ou seja, pudemos intensificar e aprimorar o trabalho de SEO ao entendermos mais profundamente o segmento da empresa, o comportamento das personas e assim desenhamos uma nova jornada de compra, ainda mais eficiente. As palavras-chave também foram atualizadas para ficarem mais assertivas.
É importante explicar que quando falamos em novas oportunidades de mercado estamos nos referindo a novos clientes que tomaram conhecimento sobre a empresa pelas pesquisas no Google e outras mídias digitais com a ampliação de nichos e regiões de divulgação. Mas também estamos falando das novas demandas geradas pela pandemia.
Foi preciso uma adaptação rápida para acompanhar o novo cenário e nós concentramos esforços para isso.
Além de amplificar o SEO continuamos produzindo conteúdo relevante nas redes sociais da Radioplan, com o empenho de toda a equipe para integrar a comunicação do cliente em todas as mídias digitais.
Nossos especialistas em performance e planejamento usaram toda a sua experiência para atrair novos clientes com ajuda das ferramentas mais eficientes em tráfego pago Google Ads, Facebook Ads e tráfego orgânico com otimização para SEO, conquistando o crescimento e amadurecimento do trabalho com este cliente como um todo.
Os indicadores de sucesso
A seguir você verá algumas métricas do Google Analytics em relação à performance da Radioplan que comprovam o sucesso deste case de marketing digital para negócios b2b.
Funil de vendas
- Comparativo do primeiro semestre 2019 x 2020
2019
2020
No segundo semestre de 2020 houve um aumento de visitantes, leads, oportunidades e vendas em relação ao mesmo período de 2019.
O número de visitantes passou de 7.533 para 10.530, o que representa quase 40% de aumento.
2019
2020
Crescimento expressivo de visitas durante 12 meses: conforme a ferramenta da RD Station, análise de canais.
2019
2020
Como podemos ver no gráfico, grande parte dos usuários chegou ao site a partir das redes sociais: houve um incrível crescimento de mais de 4 mil por cento de usuários, isso sem contar o aumento de mais de 642 % pelo direct do Instagram. Isso evidencia que o Insta Shopping e a gestão desta plataforma favoreceu enormemente as vendas. Com certeza, o Instagram é uma vitrine fantástica para o seu produto!
Outra origem do tráfego bem representativa é o Google Ads. Nos anúncios de display conquistamos um aumento de mais de 27 mil por cento, indicando que os investimentos nessa mídia foram muito úteis. Pode-se perceber que o número de usuários em 2020 foi superior ao de 2019 ao longo de praticamente todo o ano analizado nas campanhas que realizamos. Para você que não sabe o que é um anúncio no formato de display, veja o exemplo abaixo.
O posicionamento nas buscas orgânicas subiu de 76,7% para 81,2% em um ano, o que significa um crescimento de 38,8% de busca orgânica. Isso evidencia o sucesso das estratégias de SEO e otimização dos investimentos.
O crescimento dos outros canais de conversão também foram bem positivos, mostrando que o trabalho em todas as mídias digitais foram integrados. Confira:
Tráfego pago: aumento superior a 10%
Direct: aumento superior a 9%
Social: aumento superior a 77%
Com base na ferramenta do Google o Search Console os números foram ainda mais surpreendentes. A Radioplan teve mais de 1.600.000 impressões no Googe
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é mais uma ferramenta da gigante das buscas criada para ajudar os desenvolvedores e gerenciadores de sites a acompanhar a visibilidade de suas páginas no buscador. Resumindo, é a ferramenta do Google para ajudar você a se o seu que seu site está sendo encontrado e indexado corretamente e apareça nas pesquisas dos usuários e possíveis clientes.
No passado, o Search Console era chamado de Webmaster Tools.
Como o Google Search Console funciona
Para você entender melhor como o Google Search Console funciona é preciso entender as funcionalidades da ferramenta. Afinal, o Search Console é como uma bela e completa caixa de ferramentas, cheia de opções e funções.
Em poucas palavras, o Search Console tem ferramentas e relatórios que ajudam você a encontrar problemas no seu site e resolvê-los rapidamente para que as pessoas certas o encontrem.
Na prática, com os itens listados abaixo você pode saber como está seu site:
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Velocidade de carregamento das páginas;
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Descoberta da origem seu tráfego;
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Identificação e correção erros na codificação do site;
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Desenvolvimento de estratégia de backlinks;
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Linkagem interna;
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Mudanças importantes a Otimização de SEO, para melhorar o rankeamento das suas páginas.
Agora que você já entendeu a versão resumida, vamos para o resultado extraordinário que conseguimos para a Radioplan.
Impressões
Em 1 ano, a Radioplan apareceu em 1,62 milhões de buscas no Google. Isso corresponde a 135 mil buscas por mês e 4.500 buscas por dia.
Cliques
Em 1 ano, o site da Radioplan recebeu 77,7 milhões de cliques. Isso corresponde a 6.475 cliques por mês e quase 216 cliques por dia.
CTR
A taxa de cliques no período é de 4,75%, o que é um excelente marcador, pois um valor acima de 3% já é considerado bom. Isso gera um índice de qualidade bastante positivo para o Google.
Posição média
O site da Radioplan apareceu na posição média de 9,9 nos resultados gerais do segmento nas buscas no país.
Com todos essas métricas expostas fica evidente que a estratégia de marketing digital desenvolvida pela PWR deu certo. Em 2020, conseguimos superar os números de 2019, que já eram excelentes.
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Então você precisa de uma agência de marketing digital.
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