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Como investir em atendimento digital e conquistar clientes

Atualizado: Mar 17



Está mais do que claro que toda empresa precisa de marketing digital nos dias de hoje. Mas e quanto ao atendimento ao cliente, será que sua empresa está adaptada às mudanças? Sua marca está próxima ao consumidor, respondendo prontamente às suas interações?


Se você ainda não investe em atendimento digital saiba que está perdendo ótimas oportunidades de vendas. Acompanhe a leitura para entender melhor a necessidade deste investimento e conferir algumas formas de sua empresa disponibilizar um atendimento digital que atenda (ou melhor, supere) as expectativas de seus clientes.


Oferecer uma experiência de atendimento positiva para seus clientes é fundamental para o sucesso das marcas nesta era de transformação digital. Muito mais que estar presente no ambiente online é preciso que as empresas estejam dispostas a investirem em ferramentas que proporcionem um atendimento digital eficiente e de qualidade.

Cada vez mais, o consumidor quer ser bem atendido. E se ficar insatisfeito, não pensa duas vezes antes de partir para a concorrência. Ele quer ser atendido com a máxima rapidez e da maneira mais personalizada o possível. Confira a seguir algumas dicas para converter clientes por meio de canais de atendimento no marketing digital.

Atendimento digital: como fazer isso direito?

As mudanças no meio digital estão mudando de maneira muito rápida então não há uma fórmula a ser seguida, mas existem alguns pontos a serem destacados para quem quer fazer bonito no atendimento digital.



- Comunique-se por múltiplos canais de comunicação Seu cliente quer ter a opção de escolher os meios de comunicação aos quais ele mais se adapta. Telefone, WhatsApp, chat online, redes sociais e mensagens privadas são algum dos canais que sua marca pode - e deve - estar presente. Mas atenção: se não for para oferecer um pronto atendimento, talvez seja melhor não ativar todas as redes. Por isso, avalie bem antes de abrir um canal se você vai dar conta de responder por ele.

- Diminua o tempo de resposta

É fato: o consumidor não está disposto a aguardar sua resposta. Ele quer um retorno quase que imediato, senão parte logo para a concorrência. Por isso, é tão importante expandir os canais de comunicação ao público, oferendo mais possibilidades a ele. Neste sentido, reforçamos a importância de investir em um chat, seja por meio de uma equipe de atendimento se for possível, ou mesmo por um chat bot, com mensagens automáticas que fazem pelo menos o primeiro contato com o consumidor. O importante é não deixar o cliente sem resposta.

- Crie um FAQ Uma outra forma de tirar dúvidas dos clientes é criar em sua página um FAQ (Frequently Asked Questions), ou seja, dedicar um espaço para responder às dúvidas mais frequentes do público. Muitas vezes isso já atende às suas necessidades e diminui a procura pelos meios de contato, funcionando como um primeiro filtro e descongestionando as linhas de comunicação.


- Esteja disponível no mobile Tanto a página como a loja virtual no caso de empresas que trabalham com

e-commerce devem estar disponíveis para acesso em dispositivos móveis. Se a sua empresa ainda não migrou para uma plataforma adaptada, vale muito a pena fazer o investimento, já que a maioria das pesquisas é feita por dispositivos móveis e esta tendência só tende a avançar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/ Opinion Box em abril de 2019 aponta que o uso de celulares para a realização de compras de produtos e serviços cresceu 20% nos últimos 3 anos. - Saiba ouvir e solicite feedbacks O cliente quer ser ouvido, por isso abra espaço para ele contar como está sendo sua experiência com a marca, acompanhando-o em toda a sua jornada de compra. Muitas vezes vale a pena investir em uma comunicação mais próxima e personalizada do que ficar em meio a uma disputa de preços no mercado. Vale também solicitar que o cliente dê feedbacks quanto ao seu atendimento no sentido de aprimoramento constante. - Fidelize o público Sabemos que o relacionamento com o cliente não termina no momento da compra. Depois de solicitar o feedback, vale a pena retomar o contato com ele informando lançamento de produtos, promoções e outras novidades. O e-mail marketing é uma peça que funciona muito bem para fidelizar clientes, então sempre que possível pegue os dados de seus e vá criando um mailing, mantendo-os interessados na marca, mas sem fazer isso de forma invasiva.


Viu só quantas possibilidades para sua empresa explorar neste universo! Nós da PWR estamos prontos para dar todo o suporte à sua empresa nos meios de comunicação digital, atuando do planejamento de estratégias a execução de ferramentas que oferecem uma experiência de atendimento digital.

Vamos juntos buscar os melhores resultados para converter clientes para sua marca.

Entre em contato pelo meio que preferir ;)

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