• PWR Marketing Digital

Como o marketing humanizado pode trazer resultados para sua marca

Atualizado: 26 de Dez de 2019



Humanizar marcas é a principal tendência do marketing para os próximos tempos. O cliente quer ser encarado como uma pessoa e não como um número, ele quer se sentir valorizado e ao mesmo tempo ter o seu espaço preservado. Desta forma, sua marca tem muito mais chances de ser lembrada de forma positiva e as vendas serem efetivadas.

Mas como colocar em prática as técnicas do marketing humanizado a favor da sua marca? Nós separamos algumas dicas para te nortear.


Pode até parecer estranho falar em humanização em plena Revolução Tecnológica, mas o marketing humanizado é uma realidade, especialmente no meio digital.

Sabe por quê? Porque o consumidor cansou de ser tratado de forma mecânica. Ele quer ser valorizado como ser humano, alguém que em as suas preferências e não gosta de ter seu espaço invadido, assim como qualquer um de nós. Ele quer sentir que está falando de pessoa para pessoa, por isso também é usado o termo H2H (human to human).

Existem muitas formas de conseguir esta proximidade com seu público, neste post vamos focar em estratégias de marketing digital para humanizar sua marca.

Como aplicar o marketing humanizado?


Comunicação mais próxima Converse com seu cliente de forma personalizada, usando uma linguagem mais informal quando for cabível. Chame a pessoa pelo nome, procure saber mais sobre suas preferências para oferecer conteúdo realmente relevante, que desperte seu interesse e incentive a aprofundar sua relação com a marca. Aqui cabe ressaltar a importância de uma comunicação transparente e ética, pois a pessoa do outro lado precisa sentir confiança em sua marca.

Para humanizar, procure promover a interação com o público, estimulando-o a realizar uma ação rápida como responder a alguma pergunta nos stories ou então o surpreenda com uma ação inesperada que provoque emoção. Uma marca que encanta é uma marca que não se esquece.

Mas atenção: é recomendável uma abordagem que deixe o cliente à vontade para comprar o produto quando ele quiser e da forma que preferir, sem ser pressionado.

Você não gosta de receber telefonemas a todo momento de uma empresa insistindo para aderir aos seus serviços, não é mesmo? Pois bem, a lógica é a mesma: use a empatia para oferecer ao seu público a comunicação que você gostaria de receber.


Canais de comunicação dinâmicos e personalizado

Essa comunicação mais próxima, transparente e emocional com o cliente vale para todos os canais e redes de comunicação. Do Facebook ao LinkedIn.

A relação com o cliente deve ser facilitada, por isso é preciso que as empresas invistam em múltiplos canais de comunicação. Esteja presente por telefone, site, redes sociais e e-mail marketing, aliás o e-mail marketing é uma peça que ganha destaque neste cenário porque possibilita um diálogo mais aprofundado e uma comunicação mais customizada.

No caso da comunicação em redes sociais é fundamental contar com uma equipe de vendas e atendimento muito bem treinada e motivada para responder prontamente às questões dos consumidores e oferecer as melhores soluções para eventuais problemas que possam ter com a marca.

Uso de chatbots

E por falar em atendimento, você já considerou usar chatbots? Os “robôs” podem atender ao público nos canais digitais em um primeiro momento, tirando as dúvidas mais simples e recorrentes. Desta forma, o cliente recebe uma resposta de prontidão e sua ansiedade é diminuída.

Mas lembre-se que os bots não substituem colaboradores. A programação faz uma triagem do atendimento, contribuindo para que a equipe possa dar atenção especial às questões mais complexas.


Feedback e monitoramento

Para conseguir manter uma comunicação mais satisfatória o possível, a própria marca precisa evoluir.

Não dá para fidelizar clientes com uma comunicação encantadora oferecendo produtos e serviços que deixam a desejar.

Os feedbacks ajudam muito uma empresa a aprimorar tanto seus produtos, serviços, processos como a comunicação. Por isso, ouça sempre o que o seu cliente tem a dizer, procurando as melhores formas de atender as suas demandas e ainda superar suas expectativas. Mais uma vez destacamos a importância de treinar bem toda a equipe que tem contato com o cliente. E não adianta apenas treinar, é preciso fazer um monitoramento constantemente da equipe para ter a certeza de que todos os colaboradores transmitem os valores da empresa e atuam de acordo com as diretrizes da instituição.

Com essas estratégias sua marca tende a atrair cada vez mais clientes e suas relações com eles tendem a ficar cada vez mais duradouras.

Quer ajuda profissional para implantar o marketing humanizado em sua empresa? Entre em contato, vamos trabalharmos juntos para o sucesso de sua marca.

Política de Privacidade

© 2020 - PWR Marketing Digital - CNPJ 30.087.582/0001-56

 Todos os direitos reservados