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De empresa para empresa: marketing digital para negócios b2b

Atualizado: 15 de Ago de 2019




A cada dia, a importância do marketing digital aumenta consideravelmente em todos os setores do mercado. E não poderia ser diferente para o comércio entre empresas. Veja a seguir algumas dicas e estratégias de marketing digital b2b (business to business) que vão ajudar a ampliar os resultados para sua marca juntamente com seus parceiros.


Pra início de conversa, o que muda nos negócios entre pessoas jurídicas em relação ao comércio voltado ao consumidor final?


Diferenciais do b2b

O mercado business to business envolve os mais diversos segmentos, tanto na comercialização de produtos em si, como de commodities e insumos. De maneira geral, podemos dizer que as negociações entre empresas são mais complexas e demoradas em um primeiro momento, mas depois rendem maiores volumes de vendas e quantidade de transações. Como o relacionamento é duradouro e as receitas são recorrentes e há sempre espaço para enxergar novas oportunidades de parcerias onde as duas partes podem sair ganhando. Por que investir em marketing digital?

Seja qual for o segmento de sua empresa, acompanhar os avanços no meio digital é praticamente uma questão de sobrevivência. É preciso saber utilizar as ferramentas e canais do meio digital, tirando o melhor proveito delas. E se você ainda tem dúvidas da importância destes recursos, vale a pena ler o artigo “Marketing Digital: por que toda empresa precisa”.


Estratégias de marketing digital para b2b

É claro que o objetivo final do marketing b2b é aumentar o volume de vendas, mas até chegar ao fim do funil nesta jornada é preciso atrair e nutrir o cliente. Por isso, é muito desejado marcar presença constantemente e estreitar vínculos de confiança. Mas como fazer isso? Confira algumas estratégias de marketing digital específicas para aplicar neste tipo de negócio.



Marketing de conteúdo Se tem uma ferramenta que realmente funciona para o b2b é o marketing de conteúdo, uma tendência que veio pra ficar e que basicamente consiste em atrair o público oferecendo conteúdos que ele tenha real interesse, criando uma relação mais próxima com o cliente e ir vinculando sua marca aos poucos, com muita estratégia. Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância deste tipo de marketing, vale ressaltar que segundo dados da Content Trends (maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil), 73% das empresas brasileiras já adotaram essa metodologia em sua estratégia. A seguir vamos explorar um pouco mais as maneiras em que o marketing de conteúdo pode ser aplicado.



E-mail marketing


O envio estratégico de e-mails para um público segmentado é uma das ações mais eficientes para atingir o público b2b. É muito importante gerar conteúdo relevante ao longo do relacionamento. Se a sua empresa já tem um mailing com clientes atuais e potenciais, use e abuse desta lista, ela é uma grande riqueza que sua empresa acumulou e deve ser sempre atualizada. De toda forma, vale a pena investir em ações que ampliem seu mailing com leads qualificados, que podem chegar até você por buscas, redes sociais e até e-books criados especialmente para atrair este público. O segredo é leva-lo até uma landing page para recolher seus dados (em especial o e-mail) e ir disponibilizando conteúdo do seu interesse.

Presença nas redes sociais Quando se trata de business to business a escolha das redes sociais é diferente dos outros negócios. Recomenda-se investir com mais impacto no LinkedIn, por ser uma rede voltada ao corporativo e atrair profissionais de cargos mais elevados, que possuem mais poder de decisão dentro das empresas. Ou seja, o LinkedIn é uma rede social que o seu público-direto acessa constantemente para relacionamentos comerciais. É interessante ressaltar que o LinkedIn Ads disponibiliza diversas configurações, incluindo o filtro por função, setor, tamanho da empresa, localidade, entre outros, representando uma qualidade de leads muito superior às outras redes.

Otimização de SEO


Ter um site eficaz, estar presente nas redes sociais e enviar e-mails são estratégias importantes para atrair o público business to business. No entanto, se a sua empresa não estiver bem posicionada no Google nada vai adiantar, pois ela não será encontrada com facilidade e nem contará com a credibilidade necessária para atrair os tomadores de decisão das empresas com quem você quer trabalhar.

É aí que entra entram em campo as estratégias de SEO, que levam seu site para um bom posicionamento no Google, atribuindo autoridade à sua marca e fazendo com que ela seja reconhecida pelo algoritmo do mecanismo de busca, destacando-se nas buscas.


Como pudemos ver, o marketing digital representa um grande aliado para negociações business to business. Essas foram apenas algumas ideias para sua empresa, porém existe um leque enorme de possibilidades e é preciso saber aplica-las com estratégia. Então, para alcançar melhores resultados é sempre indicado procurar um especialista, ou seja uma agência de marketing digital reconhecida, como a PWR Marketing Digital.

Quer saber o que podemos fazer pela sua empresa? Entre em contato que estamos muito dispostos a crescer junto com você.


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