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Métricas de marketing: descubra quais você deve analisar!



As métricas de marketing são ferramentas fundamentais para mensurar o desempenho das suas redes sociais e site sendo de forma orgânica ou das campanhas — sendo o maior aliado das empresas que conquistam ótimos resultados em estratégias digitais.


Contudo, nem todas as métricas são essenciais nesse processo, podendo até mesmo atrapalhar o sucesso da sua análise.

Continue conosco nesse conteúdo e descubra quais indicadores você deve incluir na etapa de mensuração de resultados das suas campanhas.


Aproveite a leitura!


O que são métricas de marketing?


As métricas de marketing são indicadores utilizados pelas empresas e agências marketing digital para mensurar os resultados obtidos com as estratégias.

A partir dessas informações, é possível entender quais métodos realmente geram valor e ajudam seu negócio a alcançar os objetivos — assim como indicam as táticas que somente atrapalham esse sucesso.


De modo geral, as funções desses indicadores são:

  • Ajudar a otimizar as estratégias;

  • Aumentar a confiança dos gestores sobre cada investimento;

  • Direcionar os investimentos para estratégias com maior potencial;

  • Garantir mais clareza e assertividade às decisões;

  • Indicar os pontos positivos e negativos de cada campanha;

  • Oferecer assistência durante a tomada de decisões;

  • Permitir que o ROI seja identificado com maior assertividade.


Importância de analisar as métricas de marketing


Aplicar uma estratégia de marketing digital sem o apoio de KPIs é como dar um tiro no escuro e esperar que a bala alcance o alvo. Afinal, os indicadores orientam essas estratégias, oferecendo dados referentes ao desempenho de cada uma.


Com essa ferramenta, todas as suas decisões serão baseadas em informações concretas, ao invés de especulações, garantindo uma maior chance de sucesso.

Inclusive, as métricas de marketing devem ser implementadas desde o início de uma campanha! Primeiramente, informando os dados obtidos pelos seus concorrentes com cada estratégia — oferecendo à sua empresa uma base sobre os métodos que funcionam no nicho ou não.


No segundo momento, essas informações indicam os resultados obtidos por cada tática aplicada por sua empresa, após determinado período, ajudando a reduzir custos com investimentos que não geram valor.


Métricas de marketing x Métricas de vaidade: quais são as diferenças?


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As métricas de vaidade recebem esse nome, pois em vez da sua principal meta ser mensurar o desempenho da campanha, o objetivo real desse indicador é “aumentar o ego” dos responsáveis pelas estratégias.


Um exemplo clássico são os números de seguidores nas redes sociais.

Gestores que analisam somente essa métrica de vaidade acredita que, quanto maior for esse número, maior é o sucesso das estratégias aplicadas

Quando, na verdade, esse sucesso deve ser mensurado através das taxas de engajamento e conversão —que são métricas de marketing.


Até porque, é melhor possuir mil seguidores que engajam e compram seus produtos, do que milhões que nem ao menos curtem suas publicações.

Enfim, a principal diferença entre as métricas de marketing e as de vaidade é que a primeira de fato agrega valor à mensuração de resultados, enquanto a segunda não. Inclusive, o ideal é ignorar esses indicadores de vaidade e focar no que realmente importa!


12 métricas de marketing que você deve analisar


As métricas de marketing direcionam a sua campanha, mostrando com clareza se os resultados são ou não positivos. Essa ferramenta permite que sua empresa invista somente em métodos que de fato aumentam o valor do índice de Retorno Sobre o Investimento (ROI).


Para aproveitar esses benefícios, conheça abaixo os KPIs mais utilizados pelos especialistas em marketing, que devem fazer parte da análise dos resultados da sua campanha:


Custo por Aquisição (CPA)


Toda campanha de marketing possui uma meta — seja conversão ou geração de lead — que para ser alcançada necessita de um investimento.

O CPA mensura justamente o valor gasto para que o objetivo estabelecido ao público-alvo da estratégia pudesse ser alcançado.


Custo por clique (CPC)


Fundamental para as estratégias de mídia paga, o CPC também é utilizado para medir investimentos, mas relacionados aos cliques obtidos pela página.

Em outras palavras, quanto a campanha precisou gastar para conquistar cada acesso no anúncio ou site.


Custo por lead (CPL)


Cada lead conquistado gera um determinado valor para sua empresa, devido ao seu maior potencial de conversão do que os demais usuários.

O CPL é usado para mensurar justamente esse valor, através da seguinte fórmula:






Custo por Mil (CPM)

Alcançar milhares de pessoas é um excelente resultado para campanhas de marketing, mas nem sempre o investimento necessário para isso vale a pena.


Com o Custo por Mil é possível comparar essas informações, permitindo que sua empresa verifique quais estratégias estão “saindo muito caro” e busque por outros métodos mais vantajosos financeiramente.

Afinal, o CPM mede o valor gasto para que um anúncio conseguisse alcançar mil pessoas.


Lead


O Lead é um usuário que, após visitar sua página ou conteúdo, demonstra tanto interesse em receber algo da sua empresa que oferece seus dados pessoais.

Atualmente, a estratégia mais utilizada para conquistar Lead é a criação de materiais ricos — como e-books e infográficos.


Como o lead está mais próximo de efetivar a venda do que os demais usuários, essa é uma das métricas de marketing que você deve ficar atento e estar sempre direcionando novas estratégias para otimizá-la.



Taxa de conversão para Lead


Além de identificar quantos usuários estão sendo revertidos em leads, é fundamental conhecer quantos desses visitantes “conhecidos” estão realmente se transformando em clientes. Dessa forma, sua empresa pode buscar identificar as falhas entre o processo de conversão para Lead e de Lead para cliente, visando aumentar a segunda taxa.


Leads por canal


Outra das métricas de marketing relacionadas aos Leads, esse indicador tem como função demonstrar quais canais geram mais conversão.

Desde a busca orgânica ao e-mail marketing, a estratégia identifica o número de Lead gerado por cada um, indicando qual possui maior desempenho.

Assim, sua empresa pode direcionar mais investimento para os canais com maior potencial de retorno.


Oportunidades


As métricas de marketing relacionadas às oportunidades indicam a quantidade de Leads com maior chance de consumir também os produtos da sua empresa, ao invés de somente se interessar pelos conteúdos.


Taxa de conversão para Oportunidade


A taxa de conversão de Leads para oportunidade ajuda sua empresa a medir o valor dos conteúdos oferecidos a esse público mais interessado no negócio.

Caso esse número seja baixo, é necessário investir em conteúdos mais ricos e melhorar a qualidade e criatividade da sua comunicação direta.


Taxa de abertura de e-mail


O Email Marketing é uma estratégia utilizada pela maioria das empresas, como canal de comunicação direto com os Leads. Contudo, para gerar as conversões, esses e-mails precisam ser abertos pelo público e lidos.


Com a Taxa de abertura de e-mail é possível identificar quantos usuários estão abrindo essa correspondência online e, a partir dessas informações, aplicar as mudanças necessárias.


Esse indicador é medido da seguinte forma:


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Taxa de clique de email


Os e-mails enviados para os Leads normalmente contém algum link — por exemplo, direcionando o usuário para um conteúdo ou para uma página de vendas.

A Taxa de cliques de email mede justamente a quantidade de pessoas que clicaram nesses links, indicando o nível de engajamento dos Leads no canal de correio eletrônico.



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Taxa de clique por abertura (CTOR)


A Click-to-open rate, ou Taxa de clique por abertura em português, é um indicador também voltado à estratégia de Email Marketing. Com essa métrica é possível mensurar quantas pessoas que abriram os e-mails de fato leram o conteúdo e clicaram nos links disponíveis.


A diferença entre a CTOR e a Taxa de cliques de email é que o foco da primeira é medir quantas pessoas estão consumindo o conteúdo enviado, enquanto a segunda visa avaliar o nível de engajamento dos Leads.


Inclusive, a fórmula para calcular essas métricas de marketing são diferentes. Veja abaixo:



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Taxa de retorno


A Taxa de retorno é uma métrica que indica quantos usuários, após interagirem com sua página, realizaram outra ação no site durante um período específico.

Esse retorno pode ser representado de diversas formas — clicar em um link, ler outro conteúdo, preencher um formulário, interagir com as ferramentas disponíveis na página…

O importante é que o usuário continue navegando pelo seu site.


Visitantes


A última métrica da nossa lista mede a audiência de uma página.

Para isso, ela indica quantas pessoas chegam até seu site.

A taxa de visitantes de uma estratégia de sucesso está em constante crescimento — então, caso sua métrica esteja estável (ou decrescendo) é fundamental mudar as táticas empregadas.


E claro: otimize o SEO do seu site para garantir que esse indicador continue crescendo organicamente, sem gerar custos para sua empresa, somente retornos.



Dicas para obter mais sucesso com as métricas de marketing


Além de implementar os indicadores certos, existem outras dicas que você deve seguir para ter sucesso com essa ferramenta. Conheça abaixo as recomendações que separamos para você:


Defina os objetivos da sua estratégia


As métricas indicam os resultados alcançados por uma determinada estratégia, permitindo que seu potencial seja medido.


Para isso, é necessário definir onde você quer chegar com o marketing, isto é, os objetivos de cada campanha — por exemplo, converter x% dos leads em clientes.

Somente com esse destino que os gestores de marketing serão capazes de avaliar quais táticas possuem mais chances de alcançá-los e quais não agregam nenhum valor nessa meta.


Estude a concorrência


Conhecer o mercado e as estratégias aplicadas pelos seus concorrentes te ajuda a criar metas possíveis de serem alcançadas.


Por exemplo, se a média de clientes conquistados no mercado com o marketing é x, evite estabelecer como meta conquistar 10 vezes esse número.

Desse modo, você não enfrentará o desânimo e frustração por nunca conseguir alcançar nenhum objetivo com suas campanhas. E claro: essas metas realistas evitam que a empresa perca bastante dinheiro.


Escolha as ferramentas certas


Para mensurar as métricas de marketing, será necessário implementar ferramentas voltadas à análise de KPIs. Atualmente, a soluções mais utilizadas são Google Analytics, Google Search Console, Google data studio, Ubber suggest e Semrush algumas delas desenvolvida pela plataforma de buscas mais acessada no mundo, essas ferramentas são fáceis de utilizar e oferecem uma série de funcionalidades, como personalização dos seus relatórios.


Contrate uma agência de marketing digital


Suas estratégias de marketing digital não estão alcançando o desempenho esperado? Você já fez todas as mudanças necessárias, mas o cenário não melhorou?

Então, está na hora de pedir ajuda de profissionais!


As agências de marketing oferecem todos os serviços voltados ao crescimento online, com alta especialidade e qualidade. Inclusive, essas empresas possuem acesso às melhores ferramentas de KPI, permitindo que todas as suas métricas sejam analisadas de forma efetiva e inteligente.


Além disso, ao delegar essa função, você direciona seu tempo e foco para estratégias internas da sua empresa — potencializando ainda mais o crescimento do negócio.


Conclusão


Abandone as especulações e achismos! Ao invés disso, tenha em mãos dados concretos sobre o desempenho das suas estratégias de marketing e esteja sempre otimizando os resultados.


Aplique os indicadores ensinados ao longo desse conteúdo, assim como as demais dicas, e veja seu site ou rede social bombar na internet.

Tenha as métricas de marketing como aliada e garanta o sucesso no mundo digital.


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