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Marketing digital para hotéis

Atualizado: 15 de ago. de 2019


A internet está presente em muitos momentos da nossa vida e na hora de escolher uma viagem não poderia ser diferente. Segundo dados divulgados pelo Google Trips 70% das pessoas utilizam a internet para planejar sua próxima viagem e 83% dos viajantes escolhem seus destinos por meio do Facebook e 55% do Instagram. Vendo todos esses dados, você ainda tem dúvida da importância do marketing digital para hotéis e pousadas?


A maneira como fazemos nossas escolhas hoje está diretamente conectada a plataformas online e redes sociais e aplicativos em geral. Se vemos comentários positivos e fotos atraentes, o destino consequentemente irá entrar as opções até a tomada de decisão.


Isso está diretamente relacionado na jornada que o usuário faz até chegar ao seu negócio. Uma das principais coisas que um viajante se preocupa é a estadia. O hotel desempenha um papel importantíssimo na viagem, se a estadia é boa e agradável, além das atrações locais o seu hospede ficará muito mais feliz e realizado.


O mesmo acontece se as coisas não forem tão boas. Pode ser o melhor lugar do mundo que o viajante ficará extremamente frustrado e infeliz com sua experiência no hotel e algumas vezes isso pode gerar uma onda de comentários negativas para o seu hotel ou pousada, ainda mais se for um momento importante como a comemoração de alguma data festiva.


Sendo assim, o marketing hoteleiro pode trazer diversos benefícios não para para quem gerencia o hotel, mas também para os futuros hospedes. O que acha de conferir essas 10 dicas de marketing digital para hotéis e pousadas? Vamos lá!


1 – Crie autoridade online

Hoje na maioria das vezes buscamos referencias e provas de qualidade na internet. Antes de irmos a determinado lugar é frequente o hábito de pesquisar antes e ver o que as pessoas estão falando daquele determinado lugar.


Além disso, estamos em constante busca pelo máximo de informações que possamos obter, ou seja, na hora de escolher um hotel, pousada ou algum lugar para se hospedar durante uma viagem, queremos ver fotos, vídeos, detalhes, comentários e muito mais. Isso reforça a tomada de decisão do consumidor e pode ser um diferencial do seu hotel ou pousada em relação aos seus concorrentes.


Por isso, um site bem posicionado no Google, com uma boa estratégia de SEO e otimização de experiência de usuário (UX), você definitivamente irá se destacar e prospectar muito mais hospedes que os seus concorrentes.


# 02: Use sabiamente as redes sociais


Um dos lugares que passamos mais tempos conectados são as redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter... compartilhamos experiências e momentos a todo tempo quando estamos de viagem.


Utilizar algumas ferramentas a seu favor pode ser uma ótima estratégia, como realizar lives mostrando os espaços de lazer e sempre postar conteúdo nos stories, feed do Instagram ou na timeline da página do Facebook, assim sempre que alguém procurar pela sua marca ela vai poder visualizar de maneira mais intima onde ela possivelmente irá se hospedar.


#03 – Utilize campanhas pagas como Google Ads e Facebook Ads

Você já deve ter se deparado com algum anúncio no Facebook, Google ou Instagram. Algumas vezes eles podem acabar sendo irritantes, mas quando bem executado, as taxas de rejeição são mínimas e o engajamento pode ser extremamente positivo.

Você só precisa da estratégia certa para atingir o seu público alvo, dessa forma ele não verá o seu conteúdo como anuncio, mas sim como mais uma postagem no meio de tantas outras.


Além disso, ele pode realmente se interessar por o que você estiver oferecendo e por mais que ele não esteja procurando uma hospedagem, quando ele planejar sua próxima viagem, sua marca será uma das primeiras opções.


Isso pode ser alcançado se for feito por quem realmente entende do assunto. Com o auxílio de especialistas do mercado, uma agência de marketing digital como a PWR pode ser a escolha segura que fará com que você impacte o seu alvo e ainda otimize seu investimento.


#04 – Inteligência artificial

Acho que você já deve ter ouvido falar sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina. São duas evoluções tecnológicas que está em constante evidencia nas principais mídias de notícias atualmente.


Parece algo futurístico ou que ainda não estamos usando, mas isso não é verdade. Eu tenho certeza que você a carrega todo dia consigo em seu smartphone e quando você utiliza sua assistência virtual, seja ela a Siri, Assistente ou a Cortana estamos falando de uma inteligência artificial para facilitar o seu dia a dia.


Além disso elas utilizam o aprendizado de máquina para colher os seus dados, preferencias e vontades para entregar informações úteis antes mesmo que você procure.


Uma das formas de utilizar essa tecnologia ao seu favor é automatizar alguns processos, como por exemplo as informações em redes sociais. Você sabia que é possível automatizar um robô (o que chamamos de bots), para das a informação de forma instantânea cada vez que alguém entra em contato com você por meio de uma rede social?


Dessa forma o usuário encontra a informação que precisa na hora que quiser. É claro que esse processo não é totalmente virtual, em alguma etapa do processo será necessário a intervenção humana para dar continuação ao relacionamento iniciado.


# 05 – O mobile é a internet do futuro


Se você comparar o acesso à internet de 10 anos para cá, irá notar que muita coisa mudou. Enquanto que em 2010 muitas pessoas acessavam a internet e o falecido Orkut em um notebook ou um computador desktop hoje tem pessoas que possuem um computador em casa, mas ele fica semanas parado porque elas sempre optam pela praticidade do smartphone.


Hoje estamos conectados 24 horas por dia e 7 dias da semana. Tenho certeza que você não fica feliz quando esquece seu celular em casa ou ele simplesmente acaba a bateria em um lugar que você não pode carrega-lo. Isso representa o quão dependentes nos tornamos da tecnologia e da internet.


É claro que usando moderamente não trás nenhuma consequência ruim, pelo contrário, facilita diversas rotinas arcaicas que o que hoje fazemos em segundos, antes ocuparia um bom tempo.


Por isso, no planejamento de uma viagem é feita pensando nos mínimos detalhes. Na hora que alguém procurar pelo seu negócio no Google o ideal é que ela encontre todas as informações que precisa, como: um site, referências, comentários, avaliações por meio do Google Meu Negócio é algo essencial.


Além de ter informações sobre o que você oferece de diferencial, isso passa mais credibilidade para a sua marca.


#6 – O conteúdo é a alma do negócio

É claro que nada do que falamos até agora irá ser eficiente se não contar com um bom conteúdo. O processo do marketing hoteleiro é algo completo e que requer algum tempo para que você comece a colher os frutos do que está plantando.


O marketing digital para hotéis e pousadas requer todo o esforço que o universo digital tem a oferecer. Por isso, trata-se de um planejamento de um processo de muito trabalho e esforço, mas que depois de feito, pode proporcionar benefícios incríveis para o seu hotel ou a sua pousada.


O marketing de conteúdo para pousadas e hotéis pode ser utilizado de inúmeras formas. Você pode explorar os pontos turísticos do local em que reside o seu negócio, dar dicas sobre o que o hotel oferece e até criar um canal de relacionamento íntimo e prático, como algumas empresas adotam utilizando o Twitter por exemplo.


Os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para hotéis e pousadas são diversos. Você pode aplicar o inbound marketing desde com o objetivo de aumentar o número de hospedes até o reconhecimento da sua marca para mesmo que aquelas pessoas não tenham se hospedados em seu hotel saibam qual é a sua marca e o que ela oferece.


Como aplicar o marketing digital em hotéis ou pousadas?

Citamos algumas dicas incríveis sobre como levar o seu hotel ou pousada para o universo digital. O marketing hoteleiro proporciona diversas oportunidades para fazer com que o seu negócio decole na internet.


Mas não pense que tudo é as mil maravilhas. Todo o trabalho de marketing digital necessita de o acompanhamento de um especialista, afinal você não iria em um dentista se ele tivesse um certificado de Chefe de Cozinha na parede, não é mesmo?


A mesma situação ocorre com o Marketing, onde você possui uma equipe de especialistas focados em encontrar a melhor solução para o seu negócio, como é o caso da PWR Marketing Digital: uma agência de marketing digital especializada e focada em trazer resultados.


O que acha de realizar um diagnóstico do seu negócio e ver qual é a melhor estratégia para levar o marketing digital para o seu hotel e atrair dezenas de novos hóspedes?





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