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Quando contratar uma agência de marketing digital?

Atualizado: 28 de mar.

A escolha de uma agência de marketing digital responsável pelas estratégias de divulgação na internet impacta diretamente nos resultados do seu negócio, afinal, uma ação pode tanto trazer diversos clientes para sua empresa, quanto manchar a imagem da marca na rede.


Por isso, é importante saber o momento certo para ter uma empresa especializada em marketing digital ao seu lado e entender o que avaliar na hora de contratar a agência.


Explicaremos tudo isso e muito mais neste artigo! Continue a leitura para conferir!




O que é uma agência de marketing digital?


A agência de marketing digital é uma empresa especializada em desenvolver e executar ações de marketing online para o crescimento de um negócio na internet.


Este modelo de agência surgiu devido ao grande crescimento da internet e o surgimento de novas demandas que eram inexistentes até alguns anos atrás — a necessidade da otimização de SEO e tráfego pago, por exemplo.


Ela oferece o serviço completo, desde o planejamento, criação, publicação e analise de métricas, para que uma empresa divulgue sua marca nas principais plataformas online.


Sendo assim, é composta por diversos profissionais (web designer, redator, gestor de tráfego, atendimento e etc.) para conseguir atender todas as demandas.


Por que contratar uma agência de marketing digital?


Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company em 2020, o avanço na digitalização de empresas e consumidores durante oito semanas foi o equivalente ao esperado para os próximos 5 anos.


Ou seja, o marketing digital não é mais o futuro, é o presente. Portanto, quanto antes você construir uma presença forte na internet, melhor.


E uma agência de marketing digital pode ser o melhor caminho para isso ao acelerar os resultados da sua empresa na rede. Confira as vantagens:


Serviço completo


Apesar de não parecer, conseguir construir uma presença relevante na internet não é uma tarefa fácil. Você precisa lidar com criação de site, publicação de conteúdo, gestão de redes sociais e diversas outras atividades.


Caso não saiba fazer, você precisará contratar um profissional qualificado para cada uma dessas funções. Além de sair mais caro, ainda será preciso lidar com todo o trabalho de gerenciar uma equipe.


Quando você contrata uma agência, o serviço é completo. A empresa poderá fazer seu site, cuidar das suas redes sociais, otimizar o SEO e demais demandas que o seu negócio precisar.


Profissionalismo


Além de contar com o auxílio de diversos profissionais qualificados, uma agência de marketing utiliza sua experiência de mercado para desenvolver uma estratégia eficiente para você.


Em boa parte dos casos, a empresa já teve outros cases de sucesso e visualiza bem quais são as melhores ações para cada objetivo.


Economia


Contratar uma agência gera uma economia incrível de tempo e dinheiro. Como falamos, o processo de construir uma presença na internet não é tão simples quanto parece, então, ao tentar realizar esse processo sozinho, você pode errar várias vezes até finalmente acertar, perdendo tempo e dinheiro no processo.


Ao decidir quando contratar uma agência de marketing digital, é possível ter um direcionamento do melhor caminho a seguir.


Tem ainda a questão da equipe. Contratar cada profissional individualmente pode ser custoso, além de ser trabalhoso, já que você precisará gerenciar cada um. Com uma agência, você já tem uma equipe completa!


Ademais, a empresa de marketing digital dispõe de ferramentas profissionais para conseguir realizar o melhor trabalho, então, é possível economizar com mais esse custo!


Transparência o acompanhamento


Sua empresa e a agência trabalham sempre juntos. Isso significa que você poderá acompanhar e dar sua opinião diante de cada ação de marketing digital desenvolvida pela agência desde o início.


Sem contar que você ainda poderá observar as métricas nos relatórios entregues periodicamente pela agência para avaliar os resultados da parceria.


Além disso, todo o acordo é organizado mediante um contrato com todos os prazos, orçamentos e demais instruções.


Escalabilidade


Conforme as estratégias aplicadas funcionam, a equipe tende a crescer, afinal, surgem novas demandas. Se você estiver sozinho ou com alguns colaboradores, precisará contratar e treinar mais profissionais para trabalhar na empresa — isso tudo enquanto o negócio está crescendo e aparecem novas necessidades em outros setores.


Com uma agência de marketing digital, você não precisa se preocupar. Ela alinha o time disponível de acordo com as demandas do seu negócio!


Quando contratar uma agência de marketing digital?


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Podemos dizer que existem três sinais de quando você pode contratar uma agência de marketing digital:


Você está começando e está perdido: a agência vai fazer todo o trabalho de definir o público-alvo, desenvolver a melhor estratégia, criar site e demais demandas para você começar a construir sua presença na internet.


Você está sobrecarregado: sua empresa já está na internet, mas você se encontra sobrecarregado fazendo tudo sozinho ou realizando a gestão dos profissionais que trabalham com você.


Você está insatisfeito com os resultados atuais: seu negócio já tem uma presença online, mas você não está obtendo os resultados esperados.


Você não consegue acompanhar as tendências: sua marca não consegue acompanhar seus concorrentes, nem se adaptar às constantes mudanças da internet.


De forma geral, o momento ideal é quando você decide que quer atingir mais pessoas e aumentar suas vendas, mas não consegue fazer sozinho ou gostaria de acelerar os resultados da empresa.


Quais serviços uma agência de marketing digital oferece?


Um dos fatores para saber quando contratar uma agência de marketing digital é a necessidade de um dos serviços a seguir:


Marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que busca atrair possíveis clientes ao transmitir conhecimento de forma gratuita na internet.


Por exemplo, você é o dono de uma agência de viagens, publica um conteúdo sobre “7 passeios imperdíveis em Fortaleza”, um possível viajante encontra esse artigo e resolve entrar em contato com a empresa.


Além do artigo para blog, outros formatos possíveis de conteúdos são:

  • E-books;

  • Infográficos;

  • Vídeo para Youtube;

  • Posts para Instagram;

  • Email Marketing.


Nesse caso, quando uma agência de marketing digital oferece o serviço de marketing de conteúdo, não se trata apenas de um serviço e sim de vários, como:

  • Design da arte dos posts das redes sociais;

  • Social media para administrar as mídias sociais da empresa;

  • Web design para o desenvolvimento do blog o qual será publicado os conteúdos;

  • Redator para escrever os materiais.


Enfim, envolve uma série de outros serviços para que a estratégia seja realmente eficiente.


Otimização de SEO


Um dos principais canais de comunicação na internet é o mecanismo de busca do Google.


No entanto, para conseguir visibilidade no buscador, é preciso aplicar as estratégias certas de SEO (Search Engine Optimization).


Caso você ainda desconheça sobre o assunto, o SEO é o conjunto de práticas para melhorar os resultados do seu site em mecanismos de busca. Serve, por exemplo, para seu artigo aparecer quando aquele possível viajante pesquisar “passeios em Fortaleza”.


Sem a aplicação das técnicas, dificilmente seu conteúdo e site será visualizado.


Por isso, esse é um dos serviços mais importantes que uma agência de marketing oferece, implementando as técnicas desde a criação do site até nos artigos.


Gestão de mídias sociais


São mais de 150 milhões de brasileiros nas redes sociais, sendo um excelente canal para atrair possíveis clientes — e, portanto, um dos principais serviços de agência de marketing digital.


Nesse caso, o profissional responsável por essa função na agência será, principalmente, o social media. Ele vai:

  • criar uma estratégia de publicações;

  • analisar métricas da conta;

  • interagir com os seguidores;

  • entre outras funções.


Ademais, o serviço de gestão de mídias sociais envolve todas as mídias em que é interessante a empresa estar presente, como Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter.


Administração de mídia paga


Na maioria dos canais de comunicação na internet, existem as plataformas de anúncio para divulgar o seu negócio. Algumas delas são:


O tráfego pago é uma estratégia que pode gerar resultados mais rápidos e eficientes desde que tenha uma gestão. Por isso, esse é um dos principais momentos para saber quando contratar uma agência de marketing digital.


Desenvolvimento de site


O site é como se fosse o ponto comercial da sua empresa online. Por ele, seus clientes poderão saber mais informações sobre a empresa, comprar produtos, entrar em contato…


E uma agência de marketing digital vai desenvolver o seu site, bem como outras páginas na internet que você precise, como página de capturas ou páginas de vendas.


Durante a criação, ainda é aplicada estratégias de otimização de SEO para que encontrem seu site no Google e técnicas de copywriting para tornar a comunicação mais persuasiva.


E-commerce

Se você tem uma loja virtual, contratar uma agência de marketing digital pode aumentar as suas vendas.


A empresa oferece diversos serviços dentro dessa categoria, como:

  • SEO para E-commerce;

  • Inbound Commerce;

  • Mídia de Performance;

  • Conteúdo para E-commerce;

  • Monitoramento de E-commerce.

O que avaliar na hora de escolher uma agência de marketing digital?


Escolher uma boa agência de marketing digital é um passo importante para a empresa, afinal, pode impactar diretamente nos resultados do negócio. Por isso, confira o que avaliar na hora de contratar uma:


Serviços


Nem toda agência de marketing digital oferece os mesmos serviços ou possui o mesmo grau de expertise em ambos.


Sendo assim, o primeiro filtro para saber quando contratar uma agência de marketing digital é alinhar as suas demandas em relação aos serviços prestados.


Se possível, escolha aquela mais completa, afinal, você nunca sabe quando precisará de outro serviço.


Resultados e feedbacks


Em seguida, é bem importante avaliar se aquela agência de fato cumpre o que promete.


Nesse caso, duas boas formas de verificar isso são:

  1. olhando os resultados que aquela empresa já ofereceu a outros clientes pelo seu histórico de projetos no site.

  2. lendo feedbacks de clientes anteriores.



Valores e visões


Mesmo que a agência seja excelente, é importante ela esteja alinhada com os valores e visões da sua empresa, pois isso vai facilitar bastante na hora de desenvolver as estratégias de divulgação.


Profissionalismo


É fundamental analisar o profissionalismo da empresa, avaliando pontos como:

  • Como é o seu atendimento?

  • Como funciona a organização?

  • Qual é a qualidade do trabalho?

  • Cumpre os prazos de entrega?


Apesar de serem pontos mais observados quando se inicia o trabalho, já é possível desenvolver uma primeira percepção durante as negociações.


Canais da própria agência


Conhece aquele ditado de “casa de ferreiro, espeto de pau”?


Apesar de não ser obrigatório, um bom elemento que você pode avaliar é a questão como a própria agência se posiciona na internet.


Ela possui um site? Como estão suas redes sociais? Está ranqueada no Google?


É importante olhar se a empresa realmente acredita e aplica o que oferece.


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