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10 ferramentas de SEO validadas para otimizar e impulsionar seu site


Se você possui um site, precisa conhecer as melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site e os seus resultados no Google, Bing entre outros buscadores e aumentar o volume de tráfego.


Atualmente, existem diversas no mercado com múltiplas funções para te ajudar a desenvolver suas estratégias de marketing digital.


No artigo, trouxemos as 10 principais ferramentas de SEO para melhorar seu blog que você precisa conhecer. Boa leitura…


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Qual é a importância de melhorar o SEO do seu site?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias para o Google conseguir rastrear seu conteúdo e posicionar melhor sua página, possibilitando assim um melhor alcance.


Basicamente, o usuário só consegue encontrar seu conteúdo se você realizar um bom trabalho de otimização dos mecanismos de busca.


Segundo a HubSpot, 60% dos clicks orgânicos se concentram nos três primeiros resultados orgânicos de pesquisa.


Portanto, a grande importância de buscar melhorar o SEO é obter um bom posicionamento nas pesquisas para aumentar o volume de pessoas que acessam a página e podem virar possíveis clientes.


10 melhores ferramentas de SEO


As ferramentas de SEO são essenciais para desenvolver estratégias que melhorem o ranqueamento no Google.


Elas fornecem o principal: dados. Com os dados, conseguimos saber o que precisa melhorar para obter os melhores resultados e assim traçar as ações necessárias.


A seguir, separamos as principais ferramentas de SEO para ranquear seu blog! Confira:


1 - Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma de acompanhamento do desempenho do seu site.


Ela mostra tudo o que acontece nas suas páginas através de métricas, gráficos e do fornecimento de diversas outras informações.


Trata-se de uma das principais ferramentas de SEO e ainda é gratuita e fácil de usar!


Dentre alguns dos dados que você acessa no Google Analytics, é possível saber o perfil do cliente (gostos, idade, localidade, gênero, dentre outros) para assim criar um conteúdo mais direcionado e aumentar o seu tráfego.


Além disso, você pode visualizar quais são os conteúdos de maior e menor relevância dentro do seu site e implementar melhorias para conseguir um bom posicionamento na primeira página.


Enfim, existem diversas informações que a plataforma mostra e você pode utilizar para aumentar seus resultados com o Google.


Como usar o Google Analytics?


O primeiro passo é criar a sua conta gratuita. Em seguida, você vai instalar o Analytics no seu site, copiando e colando o código javascript que aparece após criar a conta. Se seu site for WordPress, instalar o plugin do Google Analyticator e incluir o Código de Acompanhamento (UA) na configuração.


Feito isso, é só esperar a plataforma coletar os dados do site — pode demorar até 24h — e aproveitar a ferramenta.


2 - Google Search Console


O Google Search Console é uma das melhores ferramentas de SEO para quem quer melhorar o ranqueamento nas pesquisas! Essa plataforma serve para identificar possíveis problemas de otimização no seu site, além de diagnosticar erros nas páginas.


Nessa ferramenta, ainda é possível verificar quais são as pesquisas que mais direcionam os usuários ao seu site. Assim, você consegue saber se está ranqueado com as palavras-chave certas, por exemplo.


Outra função interessante do Google Search Console é a possibilidade de testar a usabilidade das suas páginas em dispositivos móveis — que é a principal fonte de acesso dos usuários. Nesse caso, você acessa relatórios personalizados para analisar o desempenho em celulares.


Ademais, algumas das métricas que você confere são:


  • Total de cliques;

  • Total de impressão;

  • Volume de cliques e impressões por página;

  • CTR média;

  • Links para o seu site;

  • Links internos;

  • Posição média no Google;


Essa última métrica é uma das principais para conseguir acompanhar os resultados dos seus conteúdos. Quanto melhor o ranqueamento, melhor!


Como usar o Google Search Console?


Para usar o Google Search Console, você precisa ter uma conta no Google Analytics! Portanto, se você ainda não criou, volte na última parte que explicamos melhor.


A única ação que você precisa fazer é compartilhar os dados de uma plataforma para outra. Nesse caso, basta:

  1. Acessar sua conta no Analytics;

  2. Clique em Administrador;

  3. Em seguida, em “Configurações da propriedade”;

  4. Vá em “Configurações do Search Console”;

  5. Verifique se a URL do seu site aparece. Caso não, adicione a URL do seu site ao Search Console.

3 - Planejador de palavras-chave do Google


Como você pode perceber, o próprio Google disponibiliza diversas ferramentas de SEO para seu site conseguir os melhores sites.


Nesse caso, ele fornece uma excelente plataforma para encontrar os principais termos de busca: o planejador de palavras-chave.


Selecionar as palavras-chave certas é uma etapa fundamental da otimização de SEO. É por meio delas que o usuário consegue encontrar seu conteúdo, então, é uma parte que precisa de bastante atenção tanto na escolha, quanto no uso.


E o planejador de palavras-chave do Google serve justamente para mostrar os melhores termos para você trabalhar no seu blog e aumentar o tráfego orgânico do seu site.


Na verdade, a finalidade principal dessa ferramenta é dar ideias de palavras-chave para utilizar em anúncios do Google Ads. No entanto, você também pode utilizá-lo para encontrar termos frequentes de busca e criar conteúdos para o seu blog.


Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?


Para usar, é bem simples. Primeiro, você precisa ter uma conta no Google Ads.


Em seguida, é preciso clicar em “Ferramentas”, depois em "Planejador de palavras-chave” e clicar em “Descobrir novas palavras-chave”. Então, você insere um termo relacionado à sua empresa e a ferramenta vai sugerir outros termos relacionados.


Além das ideias, ela mostra dados importantes, como a média de pesquisas mensais e concorrência.



4 - SEMRush


O SEMRush é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas do mercado. Dentre suas diversas vantagens, podemos citar a multiplicidade de funções que permite desenvolver as excelentes estratégias de marketing.


Em relação ao SEO, você consegue acessar milhões de palavras-chave, analisar o perfil de backlink de outros sites, monitorar sua posição no Google, dentre outras funções.


Além disso, é uma excelente plataforma para o marketing de conteúdo, visto que você encontra temas relacionados ao seu nicho, consegue melhorar seus materiais em tempo real e até recebe uma análise do que poderia melhorar no seu conteúdo para obter um melhor ranqueamento.


Para completar, a ferramenta também possibilita descobrir as estratégias do seu concorrente. Ela analisa o tráfego do site e mostra diversos insights para você implementar no seu!


Enfim, com mais de 50 funções e relatórios da Semrush, podemos dizer que essa é uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado.


Infelizmente, é uma plataforma paga. Contudo, existem pacotes diferentes que podem caber no seu bolso!


5 - Ubersuggest


Não tem como falar de ferramentas de SEO sem citar a plataforma do Ubersuggest.


Essa é uma das plataformas mais populares sobre o assunto por ser mais acessível e conter diversas funcionalidades interessantes para quem quer conseguir um ranqueamento melhor no Google.


A mais clássica, claro, é o planejador de palavras-chave. Você digita algum termo relacionado e ele mostra uma lista de sugestões de palavras-chave pronta para utilizar no seu conteúdo. Além disso, mostra volume, CPC e nível de dificuldade.


Para completar, ainda mostra uma lista de ideias de conteúdo que você pode publicar em seu site.


É possível também criar um projeto para rastrear e melhorar seu tráfego SEO. Você adiciona seu site, acompanha as atualizações, recebe alertas sobre erros, dentre outras vantagens.


Além disso, você pode analisar sua concorrência e obter os melhores insights sobre o assunto.


6 - Keyword Tool


O Keyword Tool é outra ferramenta de SEO útil para planejar as palavras-chave dos conteúdos do seu site.


Nessa plataforma, você tem a versão paga e gratuita.


Na versão grátis, a ferramenta disponibiliza dezenas de sugestões de palavras-chave com possibilidade de filtrar por “perguntas” e “preposições”.


Já, na versão paga, é possível ver dados, como o volume de buscas, CPC e competição. Ademais, você também acessa outras funções — análise da concorrência é uma delas!


7 - Answer the public


Boa parte das pesquisas do Google em forma de perguntas, como “onde encontrar uma agência de marketing digital em São Paulo” ou “como fazer macarrão a bolonhesa”. Por isso, é essencial considerar as perguntas frequentes do seu público na hora de planejar os conteúdos para o blog e estruturar seus artigos.


A ferramenta Answer The Public é uma das mais populares com essa função. Basicamente, você digita o termo e ela mostra as principais dúvidas relacionadas, além de frases que os usuários costumam buscar na hora de pesquisar sobre o assunto.


Usando a ferramenta, você consegue direcionar o conteúdo exatamente para o que seu público quer.


8 - Seorch


O Seorch é uma plataforma de SEO pouco conhecida, mas bastante eficiente e completa — principalmente, por ser uma das poucas 100% gratuitas.


Essa ferramenta tem diversas funções interessantes, como:

  • Verificação de classificação do Google;

  • Gerador de perguntas — proposta parecida com o Answer the Public.

  • Planejador de palavra-chave;

  • Ferramenta de snippets de SERP do Google — serve para simular títulos e descrições para poder virar snippet no buscador.

  • Compare sites.


Para utilizar o planejador de palavras-chave, basta colocar o termo e o Search mostra dezenas de termos relacionados. Apesar de não mostrar dados sobre os termos, serve como referência na hora de produzir seus conteúdos.


9 - Google Pagespeed


Se você quer melhorar os resultados do seu site, saiba que a escolha das palavras-chave não deve ser sua única preocupação. O tempo de carregamento das suas páginas é um dos fatores que influencia bastante no ranqueamento.


Seu conteúdo pode estar excelente e com uma ótima otimização de SEO, mas se sua página demorar 30 segundos a mais para carregar, não adianta. A duração média da sessão e taxa de rejeição serão duas métricas que estarão sempre baixas.


Segundo uma pesquisa da Profissional de E-commerce, a tendência é 64% dos usuários deixarem a página e buscarem outro site que seja mais rápido quando uma página demora muito para carregar.


Por isso, é tão importante se atentar a esse ponto.


Nesse sentido, o Google Pagespeed é uma ferramenta bem interessante do Google. Ela serve para analisar o desempenho do site em relação à velocidade.


Ele mostra um índice de desempenho baseado em uma série de critérios de avaliação. Além de mostrar esse indicador, ele também fornece sugestões de melhorias para acelerar seu carregamento!

10 - Meet Link Explorer


Quando falamos em SEO, outra parte essencial é a estratégia de link building — quando links em outros sites estão apontando para o seu, mostrando a relevância do conteúdo para os mecanismos de busca!


Para desenvolver uma boa estratégia de links, a ferramenta do Moz serve para analisar as páginas e mostrar os textos âncoras daqueles sites. Além disso, mostra as palavras-chave em destaque na página.


É bem simples de usar: basta instalar o plugin MozBar no seu navegador e mostrar a autoridade das páginas sempre que você realizar uma pesquisa no Chrome.


*Dica extra: extensão keyword everywhere


Falando em plugin, a extensão keyword everywhere é uma excelente ferramenta de SEO para você utilizar e melhorar seus resultados no tráfego orgânico.


Trata-se de uma extensão gratuita de pesquisa de palavras-chave e é bem prática de utilizar:

  1. Você instala o plugin no seu navegador;

  2. Faz uma pesquisa com o termo desejado;

  3. Aparecem os resultados ao lado!


Além das sugestões de termos, você ainda encontra a dificuldade de ranqueamento e volume de busca com a palavra.


Conte com a PWR Marketing Digital para te ajudar!


As plataformas de SEO são excelentes para podem ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site, mas elas são apenas ferramentas. Você precisa saber utilizá-las da melhor maneira para obter bons resultados.


Contudo, com isso, a PWR Marketing Digital é especialista vai te ajudar.


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